As informações e o palpite para Suécia x Polônia

Defendendo a liderança da chave E, a Suécia tem a a lanterna Polônia em seu caminho nesta quarta-feira, 23 de junho. O encontro é parte da terceira – última – rodada da fase de grupos da Euro 2020. A sede da disputa será a Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia. O início está agendado para 13h (horário de Brasília), assim como a outra partida da chave envolvendo Eslováquia e Espanha.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Suécia

Os suecos abriram sua participação na fase decisiva da Euro 2020 com um empate sem gols diante da Espanha, em Sevilha. Passaram o jogo todo sem acertar um tiro sequer na direção da meta dos donos da casa. Contando com a posse de bola por apenas 25% do tempo, criaram apenas quatro oportunidades de arremate, mas nenhum deles teve a direção certa. Passaram praticamente o jogo inteiro se defendendo da pressão da Fúria, que disparou 17 arremates. Quatro foram bloqueados, oito tiveram a direção errada e cinco foram interceptados pelo arqueiro Olsen.

A postura foi um pouco mais agressiva na sexta-feira, 18 de junho, já em São Petersburgo, contra a Eslováquia. Embora estivesse longe de fazer uma grande atuação, a Suécia conseguiu vencer por 1 a 0 em tento assinalado por Forsberg aos 32 minutos da fase final ao converter cobrança de pênalti. Dessa vez, o time foi melhor, ainda que levemente, no duelo. Mesmo não tento mais tempo de posse de bola (43%), conseguiu finalizar mais vezes (13 a 10) e foi especialmente mais eficiente nos arremates certos. Mandou quatro no alvo enquanto os eslovacos não acertaram um tiro sequer.

Com quatro pontos, basta um empate para que a Suécia possa avançar para o estágio seguinte. Uma derrota também pode ser possível. Nesse caso, no entanto, teria que aguardar a comparação com os terceiros colocados para tentar uma vaga na repescagem. Os atletas convocados para a disputa da Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Karl-Johan Johnsson (Copenhague), Kristoffer Nordfeldt (Gençlerbirligi) e Robin Olsen (Everton);
  • Defensores: Emil Krafth (Newcastle), Victor Lindelöf (Manchester United), Marcus Danielson (Dalian Yifang-CHI), Martin Olsson (Häcken-SUE), Ludwig Augustinsson (Werder Bremen), Pontus Jansson (Brentford), Filip Helander (Rangers), Mikael Lustig (AIK), Andreas Granqvist (Helsingborg);
  • Meio-campistas: Emil Forsberg (RB Leipzig), Ken Sema (Watford), Viktor Claesson (Krasnodar), Dejan Kulusevski (Juventus), Sebastian Larsson (AIK), Albin Ekdal (Sampdoria), Kristoffer Olsson (Krasnodar), Jens-Lys Cajuste (Midtjylland), Mattias Svanberg (Bologna) e Gustav Svensson (Guangzhou R&F);
  • Atacantes: Marcus Berg (Krasnodar), Alexander Isak (Real Sociedad), Robin Quaison (Mainz) e Jordan Larsson (Spartak Moscou).

Provável escalação da Suécia

 

Suécia na temporada atual


A forma atual da Polônia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Polônia já não vence há cinco jogos. Foram duas derrotas e três empates desde o último jogo da rodada tripla das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar 2022. A equipe esteve muito próxima de ser eliminada da Euro 2020 com uma jornada de antecipação. No sábado, 19 de junho, ficou no empate, por 1 a 1, com a Espanha, em Sevilha. Jogo no qual os donos da casa tiveram uma excelente chance de marcar o segundo gol, mas acabaram desperdiçando uma cobrança de pênalti com Gerard Moreno. Foi esse equívoco que deixou os poloneses ainda com esperanças de avançar.

No encontro, a Fúria saiu na frente com tento de Morato aos 25 minutos do primeiro tempo. Na fase final, Lewandowski igualou aos nove minutos. Quatro minutos depois, Moreno errou a penalidade máxima em duelo que os espanhóis tiveram desempenho melhor. Os poloneses, que tiveram a posse de bola durante apenas 31% do tempo, só conseguiram criar cinco oportunidades para finalização. Além do tento assinalado pelo atacante do Bayern de Munique, acertaram apenas mais um arremate no duelo. Na estreia, a Polônia havia sido derrotada por 2 a 1 para Eslováquia.

Com um ponto ganho, a vitória nesta terça-feira é obrigatória para que os poloneses alcancem a classificação. Qualquer outro resultado significará a eliminação. Os atletas convocados para o torneio foram:

  • Goleiros: Lukasz Fabianski (West Ham), Wojciech Szczesny (Juventus) e Lukasz Skorupski (Bologna);
  • Defensores: Jan Bednarek (Southampton), Bartosz Bereszynski (Sampdoria), Pawel Dawidowicz (Verona), Kamil Glik (Benevento), Michal Helik (Barnsley), Tomasz Kedziora (Dínamo de Kiev), Kamil Piatkowski (Raków Czestochowa-POL), Tymoteusz Puchacz (Lech Poznan) e Maciej Rybus (Lokomotiv Moscou);
  • Meio-campistas: Przemyslaw Frankowski (Chicago Fire), Kamil Józwiak (Derby Count), Mateusz Klich (Leeds), Kacper Kozlowski (Pogon Szczecin-POL), Grzegorz Krychowiak (Lokomotiv Moscou), Karol Linetty (Torino), Jakub Moder (Brighton), Przemyslaw Placheta (Norwich) e Piotr Zielinski (Napoli);
  • Atacantes: Dawid Kownacki (Fortuna Düsseldorf), Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Arkadiusz Milik (Olympique de Marselha), Karol Swiderski (PAOK) e Jakub Swierczok (Piast Gliwice-POL).

Provável escalação da Polônia

 

Polônia na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Suécia x Polônia:

Dona de um excelente sistema defensivo, a Suécia faz com que o prognóstico no empate com a Polônia seja o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela última rodada da fase de grupos da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Suécia x Polônia:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021