Promoção Dafabet Copa América

As informações e o palpite para Paraguai x Bolívia

Paraguai e Bolívia têm seus caminhos cruzados em confronto pela primeira rodada do grupo A da versão 2021 da Copa América. O encontro será realizado na segunda-feira, 14 de junho, no estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O início está marcado para 21h (horário de Brasília). A chave conta também com Argentina, Chile e Uruguai.

Como funciona a Copa América 2021

A edição 2021 da Copa América é a versão 2020 com um ano de atraso. Ela foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Na verdade, nem precisaria ter sido realizada. Afinal, o torneio teve uma edição em 2019. Uma nova versão foi inserida na agenda para que a Confederação Sul-Americana de Futebol passasse a ter seu torneio continental no mesmo ano da Eurocopa. Bastaria cancelar e disputar a Copa América 2024. Porém, com dinheiro recebido pelos direitos de transmissão para TV e patrocínios negociados, a competição foi mantida em um calendário ainda mais apertado.

Em princípio, seria realizada na Argentina e na Colômbia. Os argentinos desistiram devido à crise sanitária no país, que enfrenta o aumento do número de casos de Covid-19. Os colombianos, mergulhados em uma grave crise política, também não tiveram condições de receber o torneio. O Brasil, embora com números de contaminação ainda maiores do que os da Argentina, decidiu sediar a competição, assim como fez em 2019.

A fórmula de disputa, dessa vez, é diferente. Os dez participantes, em vez dos 12 inicialmente previstos (Austrália e Qatar desistiram de participar), foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, vão jogar em turno único. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase. A partir das quartas de final, serão realizadas disputas em jogo único até que seja conhecido o campeão.

O desempenho recente do Paraguai

O Paraguai não conquista um título da Copa América desde 1979. Na versão 2019, não fez um bom papel. Na primeira fase, ficou na terceira posição do grupo B. Com dois pontos (dois empates e uma derrota), viu Colômbia (nove pontos) e Argentina (quatro) alcançarem a vaga direta para a segunda etapa do torneio. Só não foi eliminado por ter feito um pontinho a mais do que o Qatar, país convidado para a disputa.

Conseguiu dar um passo adiante por ter sido o segundo melhor entre os três terceiros colocados. Assim mesmo, por pouco. Teve a mesma pontuação do Japão, que só ficou fora da disputa por levar desvantagem no saldo de gols. No entanto, os paraguaios quase aprontaram uma zebra nas quartas de final. Diante da seleção brasileira, arrancaram o empate sem gols mesmo tendo atuado com um jogador a menos desde os 13 minutos da segunda fase, quando o zagueiro Balbuena foi expulso. Conseguiram conter um bombardeio dos donos da casa. Foram 26 arremates, sendo oito no alvo. O Paraguai, em cinco tentativas de finalização, acertou uma. Nas cobranças de pênalti, acabou derrotado por 4 a 3.

Equipe teve invencibilidade de oito jogos quebrada

Em seu último jogo antes da estreia na Copa América, o Paraguai viu ruir sua sequência invicta que atingiu oito partidas. A série não tinha grande qualidade. Foram somente duas vitórias e seis igualdades. Foi encerrada pela seleção brasileira em jogo pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. O Brasil marcou 2 a 0 em Assunção. O resultado começou a ser construído com tento de Neymar, aos quatro minutos da etapa inicial, após assistência de Gabriel Jesus. A conta foi fechada por Lucas Paquetá, aos 48 minutos, da fase final. Dessa vez, Neymar deu o passe.

Os paraguaios já haviam escapado da derrota no jogo anterior graças a um erro de arbitragem. Ficaram no empate em gols diante do Uruguai, em Montevidéu, em jogo que os donos da casa tiveram um gol regular anulado com a marcação de um impedimento inexistente. Ao ficar nos sete pontos (uma vitória, quatro empates e uma derrota), a seleção do Paraguai caiu para a sexta posição na tabela de classificação do torneio. É o primeiro posto fora da região que permite sonhar com um lugar no Mundial.

Provável escalação do Paraguai

 

Paraguai na temporada atual


A forma atual da Bolívia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Bolívia passa por uma grande crise institucional. Sua liga nacional foi paralisada devido a uma greve dos jogadores. Foi o agravamento do cenário de choque desenvolvido a partir da criação de um tribunal esportivo de segunda instância criado pela Federação Boliviana de Futebol. O objetivo da corte era julgar queixas de atletas contra seus clubes. O sindicato dos jogadores, no entanto, alegou que o tribunal estaria beneficiando os clubes.

Logo na primeira rodada do Campeonato Boliviano houve um protestos. Muitos clubes tentaram burlar a greve colocando atletas juvenis em campo. Como não houve evolução nas negociações, partiu-se para solução radical. Os atletas paralisaram o torneio nacional. O sindicato, no entanto, permitiu que os jogadores seguissem representando seus clubes em competições internacionais. A seleção também não foi afetada pela greve. Na versão 2019 da Copa América, a Bolívia foi eliminada na primeira fase sem ter feito um ponto sequer. Ficou na quarta – última – posição do grupo A, que teve ainda Brasil (sete pontos), Venezuela (cinco) e Peru (quatro). Fez dois gols e teve sua defesa vazada em nove ocasiões.

Bolivianos voltam a sonhar com vaga no Mundial

A rodada dupla de junho das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022 permitiu ao time da Bolívia voltar a sonhar com um lugar no Mundial. O time conseguiu colher quatro pontos. Fez o dever de casa diante da Venezuela. Atuando na altitude de La Paz, marcou 3 a 1. Saiu na frente com gol de Marcelo Moreno logo aos cinco minutos da etapa inicial. No entanto, permitiu a reação dos visitantes, que igualaram o marcador aos 26 minutos através de Chancellor. Porém, conseguiram se impor na etapa derradeira. Bejarano marcou aos 15 minutos e deu a assistência para que Marcelo Morena fizesse o terceiro tento aos 38 minutos.

Na partida contra o Chile, em Santiago, mesmo sofrendo um bombardeio ofensivo dos donos da casa, que dispararam arremates, sendo nove no alvo, a Bolívia voltou para casa com o empate por 1 a 1. Os chilenos marcaram aos 24 minutos da etapa final através de Pulgar. A igualdade foi alcançada em cobrança de pênalti convertida por Marcelo Moreno aos 36 minutos. Com cinco pontos (uma vitória, dois empates e três derrotas), a Bolívia está na oitava posição do torneio. São três pontos a menos do que a Colômbia, quinta colocada, que fecha o pelotão de elite.

Provável escalação da Bolívia

 

Bolívia na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Paraguai x Bolívia:

Diante de uma frágil seleção boliviana, o Paraguai tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto pela primeira rodada da Copa América 2021.

Prognóstico e palpite final para Paraguai x Bolívia:


Promoções para Copa América 2021

Promoções Copa América

Acompanhe tudo sobre a Copa América 2021