A Copa América 2021 já está chegando e, dessa maneira, os torcedores já ficam de olho no Brasil Copa America. Ou seja, na convocação da Seleção Brasileira Copa America. Então, nada melhor do que já começar a dar uma olhada nos jogadores que foram convocados recentemente.

Afinal, o Brasil é sempre muito visado em grandes competições. Assim, todo mundo quer saber quem Tite e sua comissão técnica chamaram para a competição sul-americana. Dessa maneira, é possível saber o que o técnico terá à disposição em termos de material humano.

Então, preparamos um conteúdo especial para trazer a convocação do Brasil para a Copa América 2021. Afinal, queremos saber que equipe a Seleção Brasileira terá à disposição para buscar o décimo título na competição.

Portanto, se quer saber como vai o Brasil Copa America, vamos falar um pouco sobre a Seleção Brasileira.


A Seleção Brasileira atualmente

A Seleção Brasileira, do técnico Tite, não vem passando por muitas modificações nos últimos anos. Afinal, o técnico já tem alguns jogadores de confiança entre seus convocados. Contudo, Tite, às vezes, gosta de fazeer algumas experiências. Por exemplo, em uma competição como as Eliminatórias, o técnico, juntamente com sua comissão técnica, costumam testar alguns nomes na equipe.

Como é de praxe, a equipe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dificilmente vem inovando nos últimos tempos. Mas isso, somado aos recentes insucessos na Copa do Mundo, por exemplo, tem causado irritações nos torcedores.

Agora, nas Eliminatórias e na Copa América, o técnico Tite terá a chance mais uma vez de provar que merece ser o comandante na Copa do Mundo. Mas, para isso, Tite certamente terá que demonstrar uma evolução em seu trabalho.

Na Copa América, a Seleção Brasileira chega como uma das duas principais favoritas, ao lado da Argentina. Mas o Brasil terá que se provar mais uma vez e demonstrar que está no caminho certo para a Copa do Mundo de 2022.

Então, vamos analisar a mais recente lista de convocados e especular sobre o que podemos esperar da Seleção Brasileira na Copa América 2021.


Última convocação da Seleção Brasileira

Na primeira quinzena de maio de 2021, o técnico Tite anunciou a lista de convocados da Seleção Brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo. E, com base naquela convocação mais recente, já podíamos esboçar uma equipe que vai disputar a Copa América. Agora, com a convocação para a Copa América 2021 oficializada no dia 9 de junho de 2021, já podemos ver quem o Brasil terá à disposição.

Portanto, vamos aproveitar este tópico para avaliar um pouco os diferentes setores da Seleção Brasileira. Em outras palavras, vamos listar os nomes que estão neste última convocação e analisar brevemente como está cada posição.

Goleiro

Atualmente, a posição de goleiro provavelmente é a que mais pode dar tranquilidade para o técnico Tite. Afinal, a Seleção Brasileira está muito bem-servida na posição. Então, vamos listar agora os goleiros:

  • Alisson (Liverpool);
  • Ederson (Manchester City);
  • Weverton (Palmeiras).

Lateral-direito

Ainda que não seja um setor com um ‘dono’ incontestável da posição, a situação da lateral-direita da Seleção Brasileira não é tão preocupante quanto o lado oposto do campo. Então, vamos ver quais nomes apareceram na última convocação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF):

  • Danilo (Juventus);
  • Emerson Royal (Barcelona) – entrou no lugar de Daniel Alves (São Paulo).

Lateral-esquerdo

Se tem uma posição em que o Brasil está carente nos últimos anos é a de lateral-esquerdo. A renovação no setor não tem sido boa no futebol brasileiro e isso vem afetando a Seleção Brasileira. Desse modo, o técnico Tite terá que quebrar a cabeça antes da Copa América ou então convocar os homens que têm chamado nas últimas. Confira quais foram os convocados no setor para a Copa América:

  • Alex Sandro (Juventus);
  • Renan Lodi (Atlético de Madrid).

Zagueiro

A posição de zagueiro é outra na qual a Seleção Brasileira tem sofrido nos últimos tempos. Afinal, aqui também não há uma unanimidade e, assim, Tite tem optado pela experiência. Mas este é um setor que precisará de renovação em um futuro próximo. Abaixo, confira os zagueiros que foram convocados para o torneio sul-americano:

  • Éder Militão (Real Madrid);
  • Felipe (Atlético de Madrid) – no lugar de Lucas Veríssimo (Benfica);
  • Marquinhos (Paris Saint-Germain);
  • Thiago Silva (Chelsea).

Meio-campista

Neste setor, a concorrência é bem maior e sempre há algum bom nome que fica de fora da lista de convocados entre os meio-campistas. E, logicamente, o técnico Tite é constantemente criticado por isso pelos brasileiros. Então, vamos analisar os últimos jogadores convocados na função de meio-campista da Seleção Brasileira:

  • Casemiro (Real Madrid);
  • Douglas Luiz (Aston Villa);
  • Everton Ribeiro (Flamengo);
  • Fabinho (Liverpool);
  • Fred (Manchester United);
  • Lucas Paquetá (Lyon).

Atacante

A posição de atacante na Seleção Brasileira e, certamente, uma das mais visadas. Afinal, já tivemos grandes nomes como Ronaldo e Romário balançando as redes. Contudo, nos últimos anos, diversos jogadores têm enfrentado dificuldades para se firmar no setor. Ainda assim, o técnico Tite tem convocado alguns nomes de confiança e feito alguns testes. Abaixo, confira os homens de frente que apareceram na última lista de convocados:

  • Roberto Firmino (Liverpool);
  • Everton Cebolinha (Benfica);
  • Gabriel Barbosa (Flamengo);
  • Gabriel Jesus (Manchester City);
  • Neymar (Paris Saint-Germain);
  • Richarlison (Everton);
  • Vinicius Junior (Real Madrid).

Projeção para a Copa América 2021

Antes da Copa América 2021, a Seleção Brasileira teve compromissos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Dessa maneira, o Brasil ainda se preocupou com esses duelos antes de focar de vez na Copa América. E se saiu muito bem.

Nas Eliminatórias, a Seleção Brasileira enfrentou o Equador, no dia 4 de junho, em Porto Alegre, e venceu pelo placar de 2 a 0. Em seguida, a Seleção Brasileira entrou em campo para jogar contra o Paraguai, no dia 8 de junho, em Assunção, e também saiu de campo com 2 a 0.

Então, após treinar na Granja Comary e passar pelos desafios das Eliminatórias, a Seleção Brasileira já pode focar na Copa América 2021. Aliás, na competição, o Brasil está no Grupo B, também conhecido como Zona Norte. As outras equipes que compõem o Grupo B são: Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Ou seja, a Seleção Brasileira aparece ao lado da Colômbia como principal favorita a ficar na liderança do Grupo B. Aliás, o país-sede do Grupo B será a Colômbia.

Na Copa América, o maior desafio da Seleção Brasileira provavelmente será mostrar consistência nos jogos. Ou seja, demonstrar que é uma equipe preparada para vencer a competição e se preparar para além da Copa América.

Experiência em campo não faltará na Copa América. O goleiro Alisson já foi campeão da Liga dos Campeões com o Liverpool, assim como seus companheiros de equipe Fabinho e Roberto Firmino. Já Ederson e Gabriel Jesus, por exemplo, disputaram a decisão da Liga dos Campeões desta temporada com o Manchester City. Perderam para o Chelsea por 1 a 0, mas ganharam rodagem na final do maior torneio de clubes do planeta.

Além deles, outros nomes do elenco colecionam títulos na carreira, como Casemiro e Marquinhos, por exemplo. E há muitos outros atletas que possuem grande rodagem no futebol internacional.


Rápida projeção para a Copa do Mundo de 2022

Como já dissemos, a Copa América 2021 será, sim, uma competição de extrema importância. Entretanto, é inevitável não pensar na Copa de 2022. Afinal, o Brasil foi pentacampeão mundial em 2002 e, desde então, quase duas décadas se passaram.

Agora, a reformulação na Seleção Brasileira é algo urgente e o técnico Tite não tem tido muito sucesso nesta missão.

O técnico até já chamou nomes diferentes para a Seleção nos últimos anos, como Philippe Coutinho, Filipe Luís e David Neres, mas poucos se firmaram. Neres ainda tem chances consideráveis de ser convocado novamente, quem sabe até aparecer na Copa América.

Mas certo é que a Seleção precisa mostrar uma evolução considerável em 2022. O torcedor não quer ver mais o Brasil caindo logo nas quartas de final da Copa, como foi em 2018, contra a Bélgica.

E tudo isso passa por quais jogadores Tite vai escolher para o próximo Mundial. E a Copa América certamente será o primeiro laboratório mais concreto para Tite.

Obviamente, o técnico terá que pensar no título da Copa América. Afinal, o troféu da Copa América pode representar um grande alívio para ele no cargo. Porém, o teste de fogo será o Mundial do ano que vem.


Leia mais sobre a Copa América 2021