As informações e o palpite para Holanda x Áustria

A liderança do grupo C da Euro 2020 estará em jogo nesta quinta-feira, 17 de junho, no encontro envolvendo Holanda e Áustria. Vitoriosas na primeira jornada da competição continental, as seleções terão seus caminhos cruzados na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã. O início está previsto para 16h (horário de Brasília).

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Holanda

Foi também em Amsterdã que a Holanda colocou os primeiros três pontos na conta. Superou a Ucrânia no domingo, 13 de junho, marcando 3 a 2 no confronto que teve todos os gols marcados na segunda etapa. Apesar do resultado apertado, os donos da casa tiveram o domínio do encontro. Com a posse de bola por 67% do tempo, criaram quase o dobro de oportunidades para arremate (15 a 8). No entanto, não conseguiu manter a mesma proporção no quesito tiro certo (7 a 5).

O domínio foi até mais amplo na etapa inicial, na qual disparou dez vezes contra a meta ucraniana, acertando o alvo três vezes sem, no entanto, balançar a rede. Conseguiu abrir o marcador somente aos sete minutos da fase final com Wijnaldum. Seis minutos depois, Weghorst ampliou. Isso permitiu que os holandeses relaxassem. Foi o sinal verde para reação da Ucrânia, que descontou aos 30 minutos com tento de Yarmolenko, e igualou quatro minutos após com gol de Yaremchuk.

Apesar do susto, a Holanda retomou as rédeas da partida e alcançou seu terceiro gol aos 40 minutos. Coube a Dumfries, após assistência de Ake, colocar a bola na rede. Os atletas convocados para Euro 2020 são:

  • Goleiros: Jasper Cillessen (Valencia), Tim Krul (Norwich), Maarten Stekelenburg (Ajax)
  • Defensores: Nathan Ake (Manchester City), Daley Blind (Ajax Amsterdam), Matthijs de Ligt (Juventus), Stefan de Vrij (Inter de Milão), Denzel Dumfries (PSV), Jurriem Timber (Ajax), Patrick van Aanholt (Crystal Palace), Joel Veltman (Brighton), Owen Wijndal (AZ Alkmaar)
  • Meias: Frenkie de Jong (Barcelona), Marten de Roon (Atalanta), Ryan Gravenberch, Davy Klaassen (Ajax), Teun Koopmeiners (AZ Alkmaar), Donny van de Beek (Manchester United), Georginio Wijnaldum (Liverpool)
  • Atacantes: Steven Berghuis (Feyenoord), Luuk de Jong (Sevilla), Memphis Depay (Lyon), Cody Gakpo (PSV), Donyell Malen (PSV), Quincy Promes (Spartak Moscou), Wout Weghorst (Wolfsburg).

Provável escalação da Holanda

 

Holanda na temporada atual


A forma atual da Áustria

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Áustria teve a estreante Macedônia do Norte, que alcançou pela primeira vez em sua história a classificação para a fase final de uma Eurocopa, como adversária no domingo, 13 de junho. Na Arena Nacional, em Bucareste, na Romênia, precisou suar muito para confirmar o favoritismo e vencer por 3 a 1. Abriu o marcador aos 18 minutos da primeira etapa com tento assinalado por Lainer. No entanto, dez minutos depois viu os macedônios reagirem e igualarem através de gol marcado pelo veterano Pandev.

Somente no final do segundo tempo os austríacos conseguiram se impor. O segundo gol foi obra de Gregoritsch, aos 33 minutos, após receber assistência de Alaba. A possibilidade de reação da Macedônia do Norte foi encerrada com o gol de Arnautovic, aos 44 minutos. A assistência ficou por conta de Laimer. Os austríacos, com 60% de tempo com a posse da pelota, criaram mais chances para arremate (11 a 7) e foram bem superiores nos tiros certos (7 a 2).

O jogo teve confusão no final com Arnautovic sendo acusado de ofensas racistas contra atletas de origem albanesa da seleção da Macedônia do Norte, o que pode gerar punições para seleção da Áustria. O atleta iniciou o jogo entre os reservas e foi acionado no segundo tempo. Os jogadores convocados para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Daniel Bachmann (Watford), Heinz Lindner (Basel), Pavao Pervan (Wolfsburg) e Alexander Schlager (LASK);
  • Defensores: David Alaba (Bayern de Munique), Aleksandar Dragovic (Bayer Leverkusen), Marco Friedl (Werder Bremen), Martin Hinteregger (Frankfurt), Stefan Lainer (Borussia Mönchengladbach), Philipp Lienhart (Freiburg), Stefan Posch (Hoffenheim), Christopher Trimmel (Union Berlin) e Andreas Ulmer (Salzburg);
  • Meio-campistas: Julian Baumgartlinger (Bayer Leverkusen), Christoph Baumgartner (Hoffenheim), Florian Grillitsch (Hoffenheim), Stefan Ilsanker (Frankfurt), Konrad Laimer (Leipzig), Valentino Lazaro (Borussia Mönchengladbach), Marcel Sabitzer (RB Leipzig), Louis Schaub (Luzern-SUI), Xaver Schlager (Wolfsburg) e Alessandro Schöpf (Schalke 04);
  • Atacantes: Marko Arnautović (Shanghai Port-CHN), Michael Gregoritsch (Augsburg), Sasa Kalajdzic (Stuttgart) e Karim Onisiwo (Mainz).

Provável escalação da Áustria

 

Áustria na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Holanda x Áustria:

Ainda que bastante instável, a Holanda tem uma equipe tecnicamente superior. Por isso, o prognóstico em seu sucesso diante da Áustria é o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela segunda rodada do grupo C da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Holanda x Áustria:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021