As informações e o palpite para França x Suíça

O encontro envolvendo França e Suíça fecha nesta segunda-feira, 28 de junho, o penúltimo dia de disputa das oitavas de final da Euro 2020. A partida valendo a sobrevivência na luta pelo título do torneio continental terá como sede a Arena Nacional, em Bucareste, na Romênia. A previsão é de que a bola comece a rolar às 16h (horário de Brasília). O vencedor seguirá na disputa. Em caso de empate será realizada prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir ao final do tempo extra, a definição acontecerá através de cobranças de pênaltis.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da França

Os franceses mostraram na primeira etapa da Euro 2020 que estão muito longe de apresentar o mesmo futebol que os levou a conquistar o título da Copa do Mundo da Rússia em 2021. Mesmo em sua única vitória no estágio inicial, diante da Alemanha, por 1 a 0, criaram somente quatro oportunidades de finalização, sendo uma delas na direção do gol. Porém, não foi ela que garantiu a vitória. O sucesso foi conquistado através de um equívoco de Hummels, aos 20 minutos do primeiro tempo.

No segundo jogo, contra a Hungria, os franceses saíram em desvantagem. Sofreram o gol de Filoa pouco antes do final da primeira etapa. Aos 47 minutos, Fiola marcou. Alcançaram a igualdade aos 21 minutos da segunda fase em jogo que fizeram uma apresentação melhor. Com 61% de tempo de posse de bola, tiveram o triplo de oportunidades para arremate (15 a 5), embora não tenham conseguido manter a mesma proporção nos tiros certos (4 a 3).

O duelo contra Portugal na jornada final foi equilibrado. Os portugueses, que os derrotaram na decisão da Euro 2016, saíram na frente, levaram a virada e alcançaram o empate por 2 a 2. Com cinco pontos, os franceses terminaram na primeira colocação do grupo F. Os atletas convocados para Euro 2020 pelo técnico Didier Deschamps foram:

  • Goleiros: Hugo Lloris (Tottenham), Steve Mandanda (Olympique de Marselha) e Mike Meignan (Lille);
  • Defensores: Lucas Digne (Everton), Léo Dubois (Lyon), Lucas Hernández (Bayern de Munique), Presnel Kimpembe (PSG), Jules Koundé (Sevilla), Clément Lenglet (Barcelona), Benjamin Pavard (Bayern de Munique), Raphaël Varane (Real Madrid) e Kurt Zouma (Chelsea);
  • Meio-campistas: N’Golo Kanté (Chelsea), Thomas Lemar (Atlético de Madrid), Paul Pogba (Manchester United), Adrien Rabiot (Juventus), Moussa Sissoko (Tottenham) e Corentin Tolisso (Bayern de Munique);
  • Atacantes: Wissam Ben Yedder (Monaco), Karim Benzema (Real Madrid), Kingsley Coman (Bayern de Munique), Ousmane Dembélé (Barcelona), Olivier Giroud (Chelsea), Antoine Griezmann (Barcelona), Kylian Mbappé (PSG) e Marcus Thuram (Borussia Mönchengladbach).

Provável escalação do França

 

França na temporada atual


A forma atual da Suíça

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Suíça também teve mais dificuldades do que se poderia esperar para alcançar a classificação para as oitavas de final da Euro 2020. Fruto do tropeço diante de País de Gales na jornada inaugural. Não passou do empate por 1 a 1. Até conseguiu sair na frente com tento de Embolo aos quatro minutos do segundo tempo. No entanto, cedeu a igualdade aos 29 minutos em gol assinalado por Moore. Resultado que não refletiu o amplo domínio que teve no encontro. Contando com a posse de bola por 62% do tempo, criou o dobro de oportunidades para arremate (18 a 9) e manteve a mesma proporção no quesito tiro certo (4 a 2).

Na segunda rodada, a derrota diante da favorita Itália até estava dentro da normalidade. A diferença talvez tenha sido um pouco acima do que o jogo. Apanhou por 3 a 0. Fruto da precisão absoluta dos italianos, que colocaram na rede todas as finalizações que acertaram dentre as 13 oportunidades que criaram para arremate. Os suíços, mesmo com uma ligeira superioridade na posse de bola (51%), dispararam seis tiros. Só um foi na direção certa.

Assim, entram em campo na jornada final pressionados contra a Turquia. Venceram por 3 a 1. Com quatro pontos, não conseguiram as duas vagas diretas destinadas ao grupo A, mas sobreviveram na repescagem como um dos melhores terceiros colocados. Os atletas convocados para a disputa da Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), Yvon Mvogo (PSV), Jonas Omlin (Montpellier);
  • Defensores: Manuel Akanji (Dortmund), Loris Benito (Bordeaux), Eray Cömert (Basel), Nico Elvedi (Mönchengladbach), Jordan Lotomba (Nice), Kevin Mbabu (Wolfsburg), Becir Omeragic (FC Zurique), Ricardo Rodríguez (Torino), Fabian Schär (Newcastle United), Silvan Widmer (Basel);
  • Meio-campistas: Christian Fassnacht (Young Boys), Edimilson Fernandes (Mainz), Remo Freuler (Atalanta), Admir Mehmedi (Wolfsburg), Xherdan Shaqiri (Liverpool), Djibril Sow (Eintracht Frankfurt), Ruben Vargas (Augsburg), Granit Xhaka (Arsenal), Denis Zakaria (Mönchengladbach), Steven Zuber (Eintracht Frankfurt);
  • Atacantes: Breel Embolo (Borussia Mönchengladbach), Mario Gavranović (Dínamo Zagreb) e Haris Seferović (Benfica).

Provável escalação da Suíça

 

Suíça na temporada atual


Prognóstico e palpite final para França x Suíça:

Mesmo jogando muito abaixo de seu potencial, diante da Suíça, a França tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira pelas oitavas de final da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para França x Suíça:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021