KTO

As informações e o palpite para Finlândia x Rússia

Derrotada na estreia, a Rússia parte em busca da reabilitação nesta quarta-feira, 16 de junho, no encontro com a Finlândia. A partida, que abre a programação de três duelos do dia da Euro 2020 terá como sede a Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia. Faz parte da agenda da segunda rodada do grupo B. O início está agendado para 10h (horário de Brasília). A chave tem ainda Bélgica e Dinamarca.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Finlândia

Em sua primeira participação de sua história em uma fase final de Eurocopa, a Finlândia abriu a campanha com o pé direito. No sábado, 12 de junho, em Copenhague, bateu a favorita Dinamarca por 1 a 0. O confronto, no entanto, totalmente fora da normalidade. Os donos da casa tinham completo controle da partida até que seu principal jogador, o meio-campista Eriksen, morreu em campo. Literalmente. Ele sofreu uma parada cardíaca e teve que ser rescussitado.

O duelo ficou paralisado por quase duas horas. Só foi retomado depois que o atleta da Internazionale, da Itália, estava no hospital. Ele fez um pedido a seus companheiros que prosseguissem no jogo. Eles o fizeram. No entanto, embora mantivessem o domínio do duelo em todas as estatísticas (posse de bola, número de finalizações, arremates certos), perderam o espírito de competição. A situação vivida claramente diminuiu a intensidade com que iniciaram o jogo.

No caso dos finlandeses, houve pouca mudança. O time meramente assistiu o primeiro tempo. Não criou uma chance sequer de finalização. Na fase final, teve somente uma oportunidade de arremate. Foi o bastante. Colocou a bola na rede aos 15 minutos através de Pohjanpalo depois de assistência de Uronen. Aproveitaram-se da falha do goleiro Schmeichel. Depois, tratou de segurar o resultado contra um rival que fez 23 disparos no total, sendo seis deles no alvo. Hradecky interveio para que a bola não chegasse ao fundo da rede.

Os atletas convocados para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Lukas Hradecky (Bayer Leverkusen-ALE), Jesse Joronen (Brescia-ITA), Anssi Jaakkola (Bristol Rovers-ING);
  • Defensores: Paulus Arajuuri (Pafos-CHP), Daniel O’Shaugnessy (HJK Helsinki), Joona Toivio (Häcken-SUE), Leo Väisänen (Elfsborg-SUE), Sauli Väisänen (Chievo-ITA), Robert Ivanov (Warta Poznań-POL), Jere Uronen (Genk-BEL), Nikolai Alho (MTK Budapest-HUN), Jukka Raitala (Minnesota United-EUA), Pyry Soiri (Esbjerg-DIN);
  • Meio-campistas: Glen Kamara (Rangers-ESC), Robert Taylor (Brann-NOR), Robin Lod (Minnesota United-EUA), Joni Kauko (Esbjerg-SUE), Onni Valakari (Pafos-CHP), Rasmus Schüller (Djurgården-SUE), Thomas Lam (Zwolle-HOL), Tim Sparv (Larissa-GRE), Fredrik Jensen (Augsburg-ALE), Lassi Lappalainen (Montréal Impact-CAN);
  • Atacantes: Joel Pohjanpalo (Union Berlin-ALE), Marcus Forss (Brentford-ING), Teemu Pukki (Norwich-ING).

Provável escalação da Finlândia

 

Finlândia na temporada atual


A forma atual da Rússia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Foi também em São Petersburgo a estreia da Rússia na Euro 2020. No sábado, 12 junho, a equipe não conseguiu causar incômodo aos favoritos belgas. Apanhou de 3 a 0. O placar começou a ser construído por Romelu Lukaku logo aos dez minutos do primeiro tempo após assistência de Mertens. Aos 34 minutos, Meunier ampliou a frente. Na segunda etapa, Meunier deu assistência e Lukaku fez seu segundo gol na partida aos 43 minutos.

A Bélgica não esteve perto de suas melhores atuações. Fez apenas o suficiente para chegar à vitória tranquila. Com 62% do tempo com a posse de bola, criou nove chances de finalização mandando quatro delas na direção certa. Os russos mostraram não crer que pudesse superá-los. Ao longo do duelo, tiveram cinco oportunidades para arremate. Só uma delas foi na acertada. O time ainda perdeu o meio-campista Daler Kuzyayev. O jogador do Zenit deixou o campo aos 28 minutos do primeiro tempo após sofrer uma lesão na cabeça. Deverá ficar fora do confronto desta quarta-feira.

Não foi a única baixa. Um pouco depois, aos 42 minutos, também saiu da partida o também meia Yuri Zhirkov, outro que atua no Zenit. Não foram fornecidos detalhes sobre sua contusão. Ainda deverá passar por nova avaliação que determinará se poderá ficar à disposição para o confronto com a Finlândia. Os atletas convocados pela Rússia para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Yuri Dyupin (Rubin Kazan), Andrei Lunev (Zenit), Matvei Safonov (Krasnodar) e Anton Shunin (Dínamo de Moscou);
  • Defensores: Georgi Dzhikiya (Spartak Moscou), Igor Diveev (CSKA Moscou), Roman Yevgenyev (Dínamo de Mosocu), Yuri Zhirkov (Zenit), Vyacheslav Karavaev (Zenit), Fedor Kudryashov (Antalyaspor), Ilya Samoshnikov (Rubin Kazan), Andrei Semenov (Akhmat) e Mario Fernandes (CSKA Moscou);
  • Meio-campistas: Dmitri Barinov (Lokomotiv Moscou), Rifat Zhemaletdinov (Lokomotiv Moscou), Maksim Mukhin (Lokomotiv Moscou), Aleksandr Golovin (Monaco), Arsen Zakharyan (Dínamo de Moscou), Daniil Fomin (Dínamo de Moscou), Roman Zobnin (Spartak Moscou), Alexei Ionov (Krasnodar), Daler Kuzyayev (Zenit), Andrei Mostovoy (Zenit), Magomed Ozdoev (Zenit), Denis Makarov (Rubin Kazan), Aleksei Miranchuk (Atalanta) e Denis Cheryshev (Valencia);
  • Atacantes: Artem Dzyuba (Zenit), Anton Zabolotny (Sochi) e Aleksandr Sobolev (Spartak Moscou).

Provável escalação da Rússia

 

Rússia na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Finlândia x Rússia:

Apesar da vitória, a Finlândia mostrou muito pouco diante da Dinamarca. A Rússia pareceu conformada com a derrota para a Bélgica indicando que estava guardando suas forças para o duelo contra os finlandeses. Assim, o prognóstico em seu sucesso parece ser o palpite mais adequado para o confronto desta quarta-feira pela segunda jornada da fase de grupos do estágio final da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Finlândia x Rússia:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021