As informações e o palpite para Croácia x Escócia

A Croácia aposta nesta terça-feira, 22 de junho, suas últimas fichas na tentativa de sobreviver na Euro 2020. Vai enfrentar a Escócia em confronto pela terceira – última – rodada pela fase de grupos do torneio continental. O encontro terá como sede o estádio Hampden Park, em Glasgow, na Escócia O início está marcado para 16h (horário de Brasília), assim como o outro jogo da chave D entre República Checa e Inglaterra.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Croácia

Após fazer sua estreia na fase final da Euro 2020 com derrota por 1 a 0, contra a Inglaterra, a Croácia escapou por pouco de repetir o mesmo roteiro contra a República Checa. Saiu em desvantagem no confronto realizado na sexta-feira, 18 de junho, também em Glasgow, mas conseguiu reagir e alcançar o empate por 1 a 1. Os checos marcaram aos 37 minutos da primeira etapa em pênalti convertido por Schick. Perisic, aos dois minutos da fase final igualou o placar.

O resultado foi justo diante do que as seleções produziram no confronto. Foram 11 oportunidades de finalização para cada lado. Os croatas acertaram duas, os checos uma. Com um ponto, a Croácia está na terceira colocação do grupo D. Nessa situação, estaria eliminada das quartas de final. Precisa, obrigatoriamente, ganhar o jogo contra os escoceses para manter as esperanças de seguir na luta.

Com quatro pontos, teria que torcer pela derrota da República Checa diante da Inglaterra e ainda superar os checos no saldo de gols, que, no momento, é desfavorável (2 a um negativo). Assim, ficaria com a segunda vaga da chave. Porém, se isso não ocorrer, ainda teria a chance de ficar com um lugar entre os melhores terceiros colocados. Os atletas convocados para a disputa da Euro 2020 foram:

Goleiros: Lovre Kalinic, Dominik Livakovic e Simon Sluga;

Defensores: Domagoj Vida, Dejan Lovren, Sime Vrsaljko, Borna Barisic, Duje Caleta-Car, Josip Juranovic, Domagoj Bradaric, Mile Skoric e Josko Gvardiol;

Meio-campistas: Luka Modric, Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic, Milan Badelj, Mario Pasalic, Nikola Vlasic e Luka Ivanusec;

Atacantes: Ivan Perisic, Andrej Kramaric, Ante Rebic, Josip Brekalo, Bruno Petkovic, Mislav Orsic e Ante Budimir.

Provável escalação da Croácia

 

Croácia na temporada atual


A forma atual da Escócia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Escócia está em situação ainda pior do que a Croácia. A equipe foi batida, por 2 a 0, pela República Checa em sua partida de estreia, que pode realizar em Glasgow. Na segunda rodada, ficou no empate sem gols contra a Inglaterra, em Londres. Resultado que acabou sendo comemorado pelos escoceses que viajaram até a capital inglesa. Eles mostraram com essa celebração que, além de não seguirem as medidas de combate à pandemia de Covid-19, também não são bons em matemática.

O resultado foi ruim, uma vez que deixou a seleção na quarta – última – colocação da chave. Assim, para conseguir a vaga direta nas quartas de final, terá que vencer a Croácia, torcer para que os checos derrotem os ingleses, e, de quebra, ainda descontar a diferença no saldo de gols na comparação com a Inglaterra. A Escócia tem déficit de dois gols e a Inglaterra saldo positivo de um.

Há também a chance de avançar com um dos melhores terceiros colocados. Porém, até mesmo para aumentar as chances nessa situação é preciso melhorar o saldo. Os atletas convocados para a disputa da Euro 2020 foram:

Goleiros: Craig Gordon, David Marshall e Jon McLaughlin;

Defensores: Nathan Patterson, Stephen O’Donnell, Andy Robertson, Kieran Tierney, Greg Taylor, Liam Cooper, Grant Hanley, Declan Gallagher, Scott McKenna e Jack Hendry;

Meio-campistas: Billy Gilmour, Callum McGregor, Scott McTominay, Stuart Armstrong, John McGinn, John Fleck e David Turnbull;

Atacantes: Che Adams, James Forrest, Ryan Christie, Ryan Fraser, Lyndon Dykes e Kevin Nisbet.

Provável escalação da Escócia

 

Escócia na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Croácia x Escócia:

A Escócia tem mostrado muita disposição e até mesmo valentia, mas falta capacidade de criação e finalização. A Croácia também padece de falta de qualidade na hora dos arremates, mas tem atletas mais qualificados no setor criativo. Assim, o prognóstico em seu sucesso é o palpite indicado para o encontro desta terça-feira pela última rodada da fase de grupos da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Croácia x Escócia:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021