Zalgaris Vilinius e Gatalatasay abrem nesta terça-feira, 25 de julho, batalha pela sobrevivência no processo seletivo que vai determinar os seis últimos clubes que terão direito a participar do estágio de grupos da versão 2023/2024 da Champions League. A partida, que compõe a rodada de ida das quartas de final das eliminatórias, será realizada no estádio LFF, em Vilnius, na Lituânia, tem início previsto para 13h (horário de Brasília). O duelo de retorno, em solo turno, foi marcado para 2 de agosto. Quem se sair melhor no mata-mata vai encarar no próximo estágio o ganhador de Ludogorets, da Bulgária, e Olimpija Ljubljana, da Eslovênia.
A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. Duas já foram concluídas. A primeira, chamada de fase preliminar, tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. As eliminatórias propriamente ditas tiveram seu primeiro estágio com 30 clubes. Depois de jogos de ida e volta, 15 sobreviveram. Se juntaram a nove pré-classificados. Agora, na segunda fase, serão 12 confrontos.
Os 12 vencedores da etapa de número dois passam para a Terceira Fase das eliminatórias. Se juntarão aos oito clubes pré-classificados: AEK (Grécia), Backa Topola (Sérvia), Braga (Portugal), Olympique de Marseille (França), PSV (Holanda), Rangers (Escócia), Sparta Praga (República Checa) e Sturm Graz (Áustria). Os ganhadores seguem para o estágio decisivo, que é chamado de Playoffs. Os dez classificados terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.
Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).
Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.
O desempenho recente do Zalgiris Vilnius
A posição inferior da Lituânia no ranking da Uefa, organizadora da Liga dos Campeões, fez o Zalgiris Vilnius começar a trabalhar mais cedo nas eliminatórias. Sua estreia aconteceu na fase de oitavas de final. Enfrentou o Struga, da Macedônia do Norte. No mata-mata, não foi capaz de impor o mando de campo. Ficou no empate sem gols no jogo de ida.
No entanto, se saiu melhor no confronto de retorno. Marcou 2 a 1 em solo macedônio. Fez isso de virada. O gol contra de Radic aos 39 minutos do segundo tempo colocou o Zalgiris Vilnicius na segunda etapa do processo seletivo. Na sexta-feira, 21 de julho, o time retomou a disputa da A Lyga, a divisão de elite da Lituânia. Em casa, goleou o Suduva, por 4 a 0. Deslancou na fase final depois de empate sem gols no primeiro tempo.
Com isso, ampliou sua sequência invicta para 11 confrontos. A série, iniciada em 28 de maio, contabiliza oito vitórias e três igualdades. O jogo valeu pela vigésima terceira rodada da temporada 2023 do Campeonato Lituano. Com 52 pontos (16 vitórias, quatro empates e três derrotas), o Zalgiris Vilnicius lidera a disputa ao lado do FK Panevezys, que fica com a segunda colocação por levar desvantagem quando os critérios de desempate são levados em consideração. O vice-líder, no entanto, fez duas partidas a menos.
Zalgiris Vilnius na temporada atual
A forma atual do Galatasaray
Para o Galatasaray, o confronto desta terça-feira marca não apenas sua estreia nas eliminatórias para a Champions League como trata-se de sua primeira partida oficial na temporada 2023/2024. A SuperLig, o Campeonato Turco, tem início previsto apenas para segunda semana de agosto. Sua estreia está pré-agendada para o dia 13, fora de casa, contra o Kayserispor. Assim, o clube se encontra em pré-temporada.
O noticiário está inteiramente voltado para as possibilidades de contratação. O time, entretanto, já fez algumas movimentações importantes no mercado. A mais recente delas sem ter que fazer grande investimento. Acertou com o atacante marfinense Wilfried Zaha, de 30 anos, que teve seu contrato encerrado com o Crystal Palace. O acordo foi fechado no último dia 22. O atleta, no entanto, se apresentou com uma lesão na coxa e não poderá fazer sua estreia nesta terça-feira.
O congolês Cedric Bakambu, de 32 anos, que teve o Olympiacos, da Grécia, seu último clube, também acertou com o Galatasay. A lista de chegadas conta ainda com o atacante turco Halil Dervisoglu, de 23 anos, ex-Brentford (Inglaterra), e o defensor espanhol Angelino, 26 anos, ex-Hoffenheim, mas que tinha seus direitos econômicos vinculados ao Leipzing. O time fez quatro amistosos em sua preparação para o duelo com o Zalgiris Vilnius. Venceu o Kisvarda (2 a 0), da Hungria, empatou com o Austria Vienna (1 a 1), da Áustria, e perdeu para Hull (4 a 3), da Inglaterra, e Sturm Graz (2 a 0), da Áustria.
Galatasaray na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Zalgiris Vilnius x Galatasaray
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Zalgiris Vilnius x Galatasaray
A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Zalgiris Vilnius x Galatasaray
Suspensos e lesionados para Zalgiris Vilnius x Galatasaray
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Mauro Icardi Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Ismail Jakobs Lesão do tendão de Aquiles Meados de janeiro de 2025 |
Kaan Ayhan Lesões musculares Fim de dezembro de 2024 |
Baris Yilmaz Lesão na coxa Início de janeiro de 2025 |
Metehan Baltaci Suspenso (cartão vermelho direto) Após 1 jogo |
Probabilidades de resultado para Zalgiris Vilnius x Galatasaray
Estatísticas de Zalgiris Vilnius x Galatasaray
O palpite Zalgiris Vilnius x Galatasaray do SDA
Embora o Zalgiris Vilnius esteja em ritmo de competição e o Galatasaray ainda necessite de algumas partidas para atingir melhor forma física e técnica, o potencial para atuar em nível mais elevado oferecido pelo elenco do time turco faz com que o prognóstico na vitória dos visitantes seja o palpite indicado pelo SDA para o confronto desta terça-feira pela rodada de ida das quartas de final das eliminatórias que vão definir os últimos clubes que poderão participar do estágio de grupos da Champions League em sua temporada 2023/2024.
Palpite Zalgiris Vilnius x Galatasaray