
As informações e o palpite para Vitória x Ponte Preta
Sem ganhar há sete jogos, o Vitória tem a Ponte Preta, também afundada na zona de rebaixamento, como adversária nesta terça-feira, 20 de julho. O encontro faz parte da agenda da décima terceira rodada da versão 2021 da Série B do Campeonato Brasileiro. O palco será o estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador. O início está agendado para 21h30 (horário de Brasília).
Como funciona a Série B do Brasileirão
Divisão de acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, a Série B tem 20 participantes. Eles disputam 38 rodadas em turno e returno (ida e volta). Ao final, os quatro times que acumulam maior número de pontos ganham o direito de disputar a Série A no ano seguinte. Os quatro piores na tabela de classificação são rebaixados para Série C, a Terceira Divisão do Brasileirão.
O desempenho recente do Vitória
A agonizante sequência do Vitória foi ampliada no sábado, 17 de julho. O Leão foi batido pelo Brasil, em Pelotas, por 1 a 0. Levou o gol de Vidal aos 31 minutos do primeiro tempo e não foi capaz de reagir. Bem que tentou. Contando com a posse de bola por 54% do tempo, criou mais do que o dobro de oportunidades para arremate (19 a 8). Porém, esbarrou tanto na má qualidade das finalizações criadas quanto na pouca qualificação das oportunidades desenvolvidas. Apenas três das finalizações foram no alvo, mesmo número dos tiros certos dos donos da casa.
Dessa maneira, o time chegou aos sete jogos sem sucesso. Foram quatro derrotas e três empates desde 22 de junho. Parado nos nove pontos (uma vitória, seis empates e cinco derrotas), o Vitória ocupa a décima oitava – antepenúltima – posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, quando já considerados os critérios de desempate. É a mesma pontuação de Confiança (décimo sétimo) e Ponte Preta (décimo oitavo). Está dois pontos abaixo do Cruzeiro, décimo sexto e primeiro fora da região da degola.
Como mandante, o desempenho é ligeiramente melhor. O Vitória é o décimo sétimo colocado no ranking dos donos da casa da Segunda Divisão do Brasileirão. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou seis (uma vitória, três empates e duas derrotas). Fez sete gols e teve a rede balançada em sete oportunidades. No retorno da delegação de Pelotas, houve protesto de torcedores no aeroporto. O técnico Ramon Menezes tem feito alterações na escalação a cada partida. Diante de nova derrota, provavelmente voltará a promover mudanças no time.
Provável escalação do Vitória
Vitória na temporada atual
A forma atual da Ponte Preta
A Ponte Preta, que também passou por um longo jejum de sucessos, chegou a estabelecer uma sequência invicta de seis partidas. Porém, de baixa qualidade. Ela contou com uma vitória e cinco empate. Caiu por terra no sábado, 17 de julho. Em pleno estádio de Moisés Lucarelli, a Macaca foi derrotada, por 2 a 1, pelo Remo. Resultado que evitou que deixasse a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro.
O time paraense abriu o marcador logo aos dez minutos do primeiro tempo. Tento assinalado por Felipe Gedoz. Também ele foi o autor do segundo gol, aos 22 minutos da fase final. A Ponte Preta só conseguiu descontar aos 37 minutos em cobrança de pênalti convertida por Dawhan. A equipe campineira até conseguiu criar 18 oportunidades de finalização durante o encontro. Contou com a posse de bola durante 62% do tempo. Porém, além do gol, acertou o alvo somente mais uma vez.
Seus nove pontos (uma vitória, seis empates e cinco derrotas) são suficientes apenas para deixar a equipe na décima nona – penúltima – posição da tabela de classificação. Como visitante, o desempeno é superior. É a décima sexta colocada no ranking desse quesito da Segunda Divisão do Brasileirão. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou três (três empates e três derrotas). Fez três gols e sofreu seis. O volante Dawhan, negociado com o Juventude, fez contra o Remo sua última partida pela Ponte Preta. Marcos Júnior e Vini Locatelli são os maiores candidatos a ficar com a vaga. O lateral-direito Kevin e do atacante Rodrigão, em processo de recuperação de lesão, são dúvidas para o encontro.
Provável escalação da Ponte Preta
Ponte Preta na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Vitória x Ponte Preta:
Tanto Vitória quanto Ponte Preta têm mostrado grandes dificuldades no setor de criação. O rubro-negro ao menos é mais agressivo. Por isso, o prognóstico em seu sucesso é o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela décima terceira rodada da versão 2021 da Série B do Campeonato Brasileiro.
Prognóstico e palpite final para Vitória x Ponte Preta: