Estadio D. Afonso Henriques

Primeira Liga

21/01/2021

17:15

Vitoria de Guimaraes
Nacional
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 21/01/2021 17:10.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 21/01/2021 17:10.

As informações e o palpite para Vitória de Guimarães x Nacional

Vitória de Guimarães e Nacional entram em campo nesta quinta-feira, 21 de janeiro, para cumprir compromisso adiado da décima segunda rodada da edição 2020/2021 do Campeonato Português. O palco da disputa será o estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães. O início está agendado para 17h15 (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Europa League. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para a Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães, que passou por um surto de Covid-19, foi o motivador do adiamento do confronto. O clube entrou em campo pela última vez em 9 de janeiro. Enfrentou o Moreirense, fora de casa, ficando no empate por 2 a 2, em duelo que também valeu pela Primeira Liga, único torneio que restou em seu calendário. Afinal, foi eliminado tanto da Taça da Liga de Portugal quanto da Taça de Portugal.

Com 20 pontos (seis vitórias, dois empates e quatro derrotas), o time de Guimarães ocupa a sexta posição na tabela de classificação do Campeonato Português. É o primeiro posto fora da região que rende vagas para a disputa de torneios internacionais. Está cinco pontos abaixo do Paços de Ferreira, quinto colocado. Tem, no entanto, dois jogos a menos. Além do duelo contra o Nacional teve o jogo contra o Farense adiado.

Como mandante, o desempenho apresentado é desastroso. O clube figura na décima quinta posição no ranking dos donos da casa da Primeira Liga. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um conquistou seis (duas vitórias e quatro derrotas) tendo feito quatro gols e visto sua defesa ser vazada em nove ocasiões. Para o duelo desta quinta-feira, Agu, Amoah e Mascarenhas, em processo de recuperação de lesão, devem ficar de fora.

Provável escalação do Vitória de Guimarães

 

Vitória de Guimarães na temporada atual


A forma atual do Nacional

Último adversário enfrentado pelo Vitória de Guimarães, o Moreirense também foi o rival do Nacional no domingo, 17 de janeiro, em confronto pela décima sétima rodada da versão 2020/2021 do Campeonato Português. O time do Funchal, no entanto, mesmo atuando como mandante, colheu um resultado inferior ao seu oponente desta quinta-feira. Foi batido por 1 a 0.

O gol que deu a vitória ao Moreirense foi assinalado por Steven Vitória aos 32 minutos da fase final. Ao ficar parado nos 13 pontos (três vitórias, quatro empates e seis derrotas), o Nacional caiu para décima quarta posição na tabela de classificação da Primeira Liga. Tem um ponto de vantagem na comparação com o Farense, décimo sexto colocado e primeiro time na zona de rebaixamento.

Como visitante, o desempenho é ligeiramente inferior. Aparece na décima quinta posição no ranking desse quesito do Campeonato Português. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou quatro (uma vitória, um empate e três derrotas) tendo feito dois gols e sofrido cinco. O clube, que não participou da edição 2020/2021 da Taça da Liga de Portugal, também caiu na Taça de Portugal. Assim, está concentrado na missão de evitar o retorno para Segunda Divisão.

Provável escalação do Nacional

 

Nacional na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Vitória de Guimarães x Nacional:

Diante de um Nacional com severas limitações técnicas, o Vitória de Guimarães, ainda que conviva com sequelas do surto de Covid-19, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela décima segunda rodada da versão 2020/2021 do Campeonato Português.

Prognóstico e palpite final para Vitória de Guimarães x Nacional:


Promoções

Dicas de aposta