Serie A

20/12/2020

16:00

Vasco da Gama
Santos FC
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 20/12/2020 15:59.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 20/12/2020 15:59.

As informações e o palpite para Vasco x Santos

Dias depois de alcançar a mais espetacular vitória da temporada, o Santos tem o desesperado Vasco em seu caminho. O encontro é parte da programação da vigésima sexta rodada da edição 2020 do Brasileirão. Será realizado neste domingo, 20 de dezembro, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O pontapé inicial está marcado para 16h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Vasco

O teórico benefício que o Vasco teria de contar com uma semana livre de preparação diante de um time focado em outra competição acabou não sendo aproveitado ao máximo. Ainda que o técnico português Ricardo Sá Pinto tenha contado com os dias para treinar, a tranquilidade ficou longe de São Januário. Teve que conviver com a ameaça de demissão.

Algo que muito provavelmente só não foi concretizado pela fragilidade da situação política do clube. O presidente Alexandre Campello está de saída e só durante a semana houve, na Justiça, a definição e que Jorge Salgado será o próximo a comandar o cruz-maltino. O Vasco teve duas eleições e Luiz Roberto Leven, vencedor de uma delas, disputava o direito de assumir o posto. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) definiu a questão. Dessa maneira, não houve tempo hábil para o treinador ser demitido. Porém, um resultado insatisfatório nesta domingo dificilmente evitará que isso aconteça.

Sá Pinto fez 13 jogos no cargo. Ganhou dois, empatou cinco e perdeu seis. Os números envolvem a Copa Sul-Americana, na qual o Vasco acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia. Analisada isoladamente a performance no Brasileirão, a campanha é desastrosa. O clube ganhou somente um jogo em nove, caiu da décima terceira para décima sétima posição. Aproveitamento, no período de comando do treinador português, inferior até do Goiás, que recentemente conseguiu sair da lanterna.

Com 25 pontos (seis vitórias, sete empates e 11 derrotas), o Vasco, que é o primeiro time na zona de rebaixamento, está três pontos abaixo do Bahia, décimo sexto e primeiro fora da região da degola. Como mandante, mantém o padrão de rendimento. Também é o quarto pior no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 36 pontos que disputou como coluna um ganhou 13 (três vitórias, quatro empates e cinco derrotas) tendo marcado 11 gols e sofrido 14.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


A forma atual do Santos

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Confusão administrativa não faltou no Santos ao longo do ano. Com direito, inclusive, a impedimento do presidente. Nada muito diferente do que aconteceu no Vasco. Porém, a situação não ‘contagiou’ as quatro linhas. Especialmente após a troca de comando técnico com a dispensa do português Jesualdo Ferreira e a contratação de Cuca. O Peixe, que figurava na lista de candidatos a rebaixamento do Brasileirão, em nenhum momento flertou com o Z4. Pelo contrário, frequentou a parte de cima da tabela de classificação.

Além disso, foi brilhar na Copa Libertadores da América. Na quarta-feira, 16 de dezembro, obteve sua mais significativa vitória na temporada. Goleou, na Vila Belmiro, o Grêmio, por 4 a 1, na partida de retorno das quartas de final do torneio continental. No duelo em Porto Alegre, já ficara perto de vencer. Cedeu o empate, por 1 a 1, com um gol de pênalti nos instantes finais. Agora, espera a definição de seu rival na luta por um lugar na decisão no confronto entre os argentinos Racing e Boca Juniors.

A confusão fora de campo ainda impera. O zagueiro Lucas Veríssimo quer ser vendido. Os cartolas resistem. Mas o clube está mergulhado em dívidas. Diego Pituca é outro que tem proposta para deixar o clube. Tudo isso ainda pode acontecer antes das semifinais. Cuca vai tentando administrar a situação e lançando jovens das divisões de base para preencher os espaços. Porém, para o jogo deste domingo talvez não possa contar com aquele que tem sido a maior estrela da companhia. O atacante Marinho saiu mais cedo do jogo contra o Grêmio com dores musculares. Terá que passar por nova avaliação que determinará se poderá atuar.

Com 38 pontos (dez vitórias, oito empates e sete derrotas), o Santos ocupa a oitava posição na tabela de classificação do Brasileirão. Três pontos abaixo do Grêmio, sexto colocado, que fecha a região que dá vagas na Libertadores 2021. Como visitante tem a décima melhor campanha do torneio. Dos 36 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 15 (quatro vitórias, três empates e cinco derrotas) tendo marcado 12 gols e sofrido 17.

Provável escalação do Santos

 

Santos na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Vasco x Santos:

Com desvantagem técnica, mas vantagem física, o Vasco faz com que o empate diante do Santos seja o palpite indicado para o encontro deste domingo pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Vasco x Santos:


Promoções

Dicas de aposta