Carioca Taca Guanabara

03/03/2021

21:00

Vasco da Gama
Portuguesa RJ
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 03/03/2021 20:59.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 03/03/2021 20:59.

As informações e o palpite para Vasco x Portuguesa

O Vasco entra em campo pela primeira vez nesta quarta-feira, 3 de março, com o status de time da Segunda Divisão do Brasileirão. Vai enfrentar a Portuguesa em confronto que faz parte da programação da primeira rodada da Taça Guanabara, nome dado ao estágio de classificação do Campeonato Carioca em sua temporada 2021. O encontro terá como palco o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O início está marcado para 21h (horário de Brasília).

O torneio do estado do Rio de Janeiro mudou seu formato em relação ao ano passado. Agora, não há mais divisão em grupos. Depois de uma primeira fase, que é quase uma Segunda Divisão, onde seis times indicaram o último clube a ter direito a ficar entre os 12 a participar da Taça Guanabara. Os quatro melhores seguirão na disputa do título. Quem ficar entre o quinto e sexto lugares disputará a Taça Rio, que será um torneio de consolação. O pior de todos será rebaixado para Segundona. 

O desempenho recente do Vasco

Embora com chances mínimas de uma virada, o Vasco ainda entrou em campo com chances de uma reversão no cenário no jogo de 25 de fevereiro contra o Goiás pela última rodada do Brasileirão 2020. A vitória, por 3 a 2, no entanto, foi insuficiente para evitar o rebaixamento do cruz-maltino para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Foi sua quarta queda em um período de 12 anos.

Assim, o clube entra em campo pela primeira vez na estreia do Campeonato Carioca como um time de Série B. Para tentar o retorno, contratou um especialista nessas missões. Seu novo comandante, substituindo a Vanderlei Luxemburgo, é Marcelo Cabo, que estava no Atlético-GO. No Dragão, conquistou o Campeonato Goiano em 2020, manteve o time na Série A do Brasileirão e garantiu uma vaga para participar da Copa Sul-Americana versão 2021.

Com a equipe utilizada no Brasileirão em período de recesso, até porque o clube tenta negociar alguns atletas com salários mais altos na tentativa de ganhar fôlego financeiro, Cabo deverá colocar em campo nesta quarta-feira um time recheado de jogadores das divisões de base. O provável time para a estreia no Cariocão é Lucão; Cayo Tenório, Ulisses, Miranda e MT; Caio Lopes, Juninho, João Pedro e Gabriel Pec; Lucas Santos e Tiago Reis.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


A forma atual do Portuguesa

Depois de passar a última temporada lutando contra o rebaixamento, a Portuguesa resolveu fugir do fórmula mais comum dos times de pequeno investimento do Campeonato Carioca. Deixou de lado as apostas em veteranos e preferiu apostar na formação de uma equipe com mais jovem, mais robusta e com a possibilidade de oferecer mais opções táticas ao técnico Felipe Surian.

A economia no pagamento dos salários também permitiu estender o período de preparação. Os treinamentos começaram em outubro do ano passado. Nesse período, 35 atletas foram utilizados. Até porque o time conseguiu na edição 2018 do Campeonato Carioca o direito de participar da Série D do Brasileirão. Não teve, entretanto, sucesso na tentativa de avançar na disputa.

Com 23 pontos (seis vitórias, cinco empates e três derrotas), ficou na quinta posição do grupo 7. ]a primeira fora da zona de classificação para segunda fase. Um ponto abaixo do Cascavel, do Paraná, quarto colocado e último que conseguiu avançar. Mostrou uma melhora no final com três vitórias e dois empates. Porém, não foi suficiente para atingir o objetivo.

Provável escalação do Portuguesa

 

Portuguesa na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Vasco x Portuguesa:

Em processo de reformulação, o Vasco ainda deve pagar o preço pelo atraso no planejamento. Dessa maneira, o prognóstico no sucesso da Portuguesa é o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela primeira rodada da Taça Guanabara, a fase de classificação do Campeonato Carioca versão 2021.

Prognóstico e palpite final para Vasco x Portuguesa:


Promoções

Dicas de aposta