Serie A

25/02/2021

21:30

Vasco da Gama
Goias
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 25/02/2021 21:25.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 25/02/2021 21:25.

As informações e o palpite para Vasco x Goiás

Precisando de uma combinação de resultados e de uma goleada épica para evitar o rebaixamento para Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco entra em campo nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, em busca de um milagre contra o Goiás, este sim com a queda para Segunda Divisão já confirmada. O encontro faz parte da agenda da trigésima oitava – última – jornada do Brasileirão em sua versão 2020. Terá como palco o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O pontapé inicial está marcado para 21h30 (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. A princípio, os seis primeiros teriam lugar na Copa Libertadores da América 2021. Porém, com a definição dos finalistas da versão 2020 do torneio continental e da Copa do Brasil, esse bloco foi ampliado até o oitavo colocado. Dessa maneira, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana passou a ser considerada a partir do nono colocado até o décimo quarto. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Vasco

O Vasco precisava derrotar o Corinthians no domingo, 21 de fevereiro, na Neo Química Arena, para manter esperanças reais de evitar a queda para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Passou todo o jogo sem acertar um arremate sequer na direção da meta adversária. Fez oito tentativas. Nenhuma delas no alvo. O goleiro Cássio bem que podia ter tirado o dia de folga. O jogo ficou no 0 a 0.

Com isso, o cruz-maltino não caiu. Mas apenas no campo da matemática. Sua chance de permanência é meramente um exercício de imaginação. A combinação de resultados necessários para evitar a degola é, na prática, de realização desprezível. Com 38 pontos (nove vitórias, 11 empates e 17 derrotas), o Vasco está na décima sétima posição na tabela de classificação do Brasileirão. É o primeiro posto na região da degola. Três pontos abaixo do Fortaleza, que vai enfrentar o Fluminense, no Maracanã, no mesmo hoário.

Assim, para que a pontuação entre eles seja igualada, o Vasco precisa vencer seu jogo e torcer para o Fortaleza perder o seu. Essa é a parte fácil. Assim, a definição seria nos critérios de desempate. O primeiro deles é o número de vitórias, que seria o mesmo (dez). O seguinte é o saldo de gols. Aí é que a coisa complica. O Vasco está em desvantagem de 12 tentos na comparação com o time cearense. Assim, se o Tricolor do Pici perder por 1 a 0 para o Fluminense, por exemplo, teria que marcar 11 a 0 no Goiás. Ou qualquer outra combinação que os deixe ao menos iguais nessa luta. No critério seguinte, o maior número de gols marcados, o cruz-maltino leva a melhor.

Não à toa, a diretoria já faz as contas para a disputa da Segunda Divisão. Calculou até mesmo quando deixará de entrar em receitas na Série B do Campeonato Brasileiro. O caixa do Vasco receberá entre R$ 80 e 100 milhões a menos. Um desastre para um clube que sequer consegue manter em dia seus compromissos financeiros.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


A forma atual do Goiás

A trigésima sétima – penúltima – rodada do Campeonato Brasileiro corrida de maneira muito próxima da perfeição para o Goiás, que seria o último entre os times envolvidos na luta contra o rebaixamento a entrar em campo. Tudo que precisava para manter suas esperanças de evitar a queda e seguir lutando até a jornada final era vencer a partida contra o Red Bull Bragantino. Não fez sua parte.

No domingo, 21 de fevereiro, na Serrinha, ficou no empate em 0 a 0. Ao alcançar somente 37 pontos (nove vitórias, dez empates e 18 derrotas), quatro abaixo do Fortaleza, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola, o Verdão foi matematicamente rebaixado para Segunda Divisão do Brasileirão com uma rodada de antecipação.

Não que isso tenha sido uma novidade. O time passou o torneio inteiro enfiado na zona de rebaixamento. Trocou de técnico quatro vezes. Da última vez já indicava não ter esperanças de reagir. Colocou a dupla Glauber Ramos e Augusto César, que deve seguir à frente do clube no início do Campeonato Goiano 2021, para tocar o barco uma vez que não queria gastar com treinadores de currículo mais extenso. Dessa maneira, chegou ao seu sexto rebaixamento em 11 anos.

Provável escalação do Goiás

 

Goiás na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Vasco x Goiás:

Diante de um Goiás que apenas vai cumprir tabela, o Vasco, em busca de uma despedida honrosa, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela última rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Vasco x Goiás:


Promoções

Dicas de aposta