Serie A

19/11/2020

19:00

Vasco da Gama
Fortaleza
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 19/11/2020 18:59.

As informações e o palpite para Vasco x Fortaleza

Vasco e Fortaleza têm seus caminhos cruzados nesta quinta-feira, 19 de novembro, em confronto adiado pela décima sexta rodada do Brasileirão. O duelo será disputado no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. A previsão é de que a bola comece a rolar às 19h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Vasco

O Vasco entrará em campo um pouco mais aliviado. Afinal, conseguiu quebrar no sábado, 14 de novembro, uma sequência de nove partidas sem vitória no Brasileirão. Foram sete derrotas e dois empates que tiram o time do pelotão de elite da tabela de classificação e o mandaram para zona de rebaixamento.

Nesse período, houve até troca de comando. Ramon Menezes foi dispensado e o português Ricardo Sá Pinto assumiu o comando técnico. Com ele, o cruz-maltino bateu o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro conseguindo deixar a região da degola. Alcançou os 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e nove derrotas). No entanto, apesar de já estar na segunda metade do torneio, ainda não atingiu metade da meta de 45 pontos, que é considerada a margem de segurança para quem deseja garantir a permanência na elite do futebol nacional.

Como mandante, o Vasco apresenta o décimo sexto melhor desempenho na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 27 pontos que disputou na condição de coluna um conquistou 11 (três vitórias, dois empates e quatro derrotas) tendo assinalado nove gols e sofrido o mesmo número de tentos. O meia Felipe Bastos, em quarentena, está fora do duelo contra o Tricolor cearense.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


A forma atual do Fortaleza

O Fortaleza passa por um processo de transição. Com a saída do técnico Rogério Ceni, Marcelo Chamusca, que deixou o Cuiabá Esporte, assumiu o cargo. Fez sua estreia no sábado, 14 de novembro, com a derrota, por 3 a 2, diante do São Paulo, em jogo pela vigésima primeira rodada da Série A do Brasileirão. Confirmou, dessa maneira, uma trajetória de queda do Tricolor iniciada ainda com o comandante do anterior.

Já são cinco partidas sem vitória. A série começou com o empate, por 2 a 2, também contra o São Paulo, mas no Morumbi pela Copa do Brasil, que culminou com a classificação dos paulistas para as quartas de final do torneio, e teve quatro derrotas pelo Brasileirão. Estacionado nos 24 pontos (seis vitórias, seis empates e oito derrotas), o Fortaleza caiu para décima segunda posição na tabela de classificação. É o último posto na região que conduz para torneios internacionais. Teria, assim, um lugar na Copa Sul-Americana 2021.

A pontuação, entretanto, é a mesma de Ceará e Atlético-GO, seus perseguidores mais próximos, que só ficam para trás devido por levarem desvantagem quando os critérios de desempate são levados em consideração. Como visitante, o desempenho é inferior. O Fortaleza é o quinto pior no ranking desse quesito na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou sete (uma vitória, quatro empates e cinco derrotas) tendo marcado nove gols e sofrido 12.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Vasco x Fortaleza:

O Vasco ainda carece de uma postura ofensiva mais agressiva. Contra um Fortaleza que neste início de trabalho de Chamusca deve, antes de mais nada, tentar estancar a sequência de derrotas, o prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais indicado para o encontro esta quinta-feira pela décima sexta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Vasco x Fortaleza:


Promoções

Dicas de aposta