Derrotado em suas últimas seis partidas, o que provocou a demissão do técnico Maurício Barbieri, e alvo de fortes protestos de sua torcida, o Vasco volta a campo nesta segunda-feira, 26 de junho, para encarar o Cuiabá, que tem sido bem mais perigoso com visitante que como mandante no Brasileirão 2023. A partida, que será realizada no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, coloca o ponto final na agenda da décima segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O pontapé inicial está marcado para 21h (horário de Brasília).
O desempenho recente do Vasco
O estádio de São Januário foi palco de protestos violentos de torcedores do Vasco na noite de quinta-feira, 22 de junho, após a derrota, por 1 a 0, do cruz-maltino para o Goiás. A sexta derrota consecutiva da equipe no Brasileirão provocou a demissão do técnico Maurício Barbieri. A dispensa do treinador vinha sendo pedida há algum tempo pelos vascaínos, em manifestações virtuais e presenciais.
Tempo para treinamento não faltou para colocar a casa em ordem. Sem competição internacional para disputar e eliminado de forma precoce da Copa do Brasil, o Vasco foi o time da Série A com maiores intervalos livres de preparação. Dessa vez, teve aproximadamente dez dias para treinar visando o encontro com o Goiás. Período proporcionado pela parada da Série A do Campeonato Brasileiro forçada pela data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para jogos envolvendo seleções.
Nem assim mostrou a evolução desejada. Diante do Goiás, chegou a ter o controle da bola por 58% do tempo, construiu 18 oportunidades para disparo. Mandou cinco no alvo. Contudo, parou no goleiro Tadeu. Os visitantes marcaram aos 29 minutos da fase final através de Everton Morelli na única finalização certa que tiram ao longo do encontro. Isso ampliou o jejum de sucessos do cruz-maltino para dez partidas. Foram três empates e sete derrotas desde 23 de abril.
Com seis pontos (uma vitória, três empates e sete derrotas), o Vasco está na décima nona – penúltima – posição na tabela de classificação do Brasileirão. Iniciou a disputa da décima segunda jornada com desvantagem de seis pontos em relação justamente ao Cuiabá, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola. Como mandante, o cruz-maltino tem a pior campanha da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou um (um empate e quatro derrotas). Fez três gols e sofreu nove.
Vasco na temporada atual
A forma atual do Cuiabá
Jogar em casa tem sido um problema para o Cuiabá. Na quinta-feira, 22 de junho, o time mato-grossense viu sua sequência invicta de quatro partidas (duas vitórias e dois empates) ser quebrada no encontro que teve com o Botafogo, líder do Brasileirão. Foi superado, por 1 a 0, na Arena Pantanal. Resultado que em nada expressou sua atuação bastante superior na comparação com o alvinegro.
Teve o controle da redonda por 51% do tempo, criou 23 oportunidade para finalização. Mandou oito delas na direção da meta adversária. Transformou o goleiro Lucas Perri no grande nome da partida. O Botafogo parecia satisfeito com a igualdade. Fez cinco arremates ao longo do encontro. Acertou três delas. Acabou alcançando a vitória graças ao pênalti convertido por Tiquinho Soares aos 16 minutos do segundo tempo.
Isso deixou o Cuiabá estacionado nos 12 pontos (três vitórias, três empates e cinco derrotas). Caiu para décima sexta posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Primeiro posto fora da zona de rebaixamento. Um ponto acima do Goiás, justamente o última adversário do Vasco, que iniciou a jornada de número 12 na décima sétima posição da competição, abrindo o Z4. Como visitante, o desempenho do Cuiabá é bem superior. Aparece na segunda posição do ranking desse quesito do torneio. Dos 18 pontos que disputou fora de seus domínios, colheu dez (três vitórias, um empate e duas derrotas). Fez seis gols e sofreu o mesmo número de tentos.
Cuiabá na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Vasco x Cuiabá
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Vasco x Cuiabá
A Série A do Campeonato Brasileiro em 2023 é transmitida pela TV Globo em canal aberto. Os jogos são mostrados através dos canais por assinatura da SporTV e Premier FC. Já pela internet/streaming você confere na GloboPlay. A exceção fica para os jogos em que o mando de campo é do Athletico Pranaense, que são mostrados pelo canal por assinatura TNT Sports e via CazéTV por streaming. Casas como Betfair e Betway anunciam transmissões ao vivo de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Vasco x Cuiabá
12Rwan Seco |
14Luca Orellano |
16Erick Marcus |
19Matías Galarza |
20Gabriel Carabajal |
21Eguinaldo |
23Zé Gabriel |
35Miranda |
44Zé Vitor |
85Mateus Carvalho |
96Paulo Henrique |
97Ivan |
Suspensos e lesionados para Vasco x Cuiabá
David Lesão dos ligamentos cruzados Início de junho de 2025 |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Vasco x Cuiabá
Estatísticas de Vasco x Cuiabá
O palpite Vasco x Cuiabá do SDA
Encarando um Vasco que mostra estar sem rumo, o Cuiabá, que tem obtido fora de casa seus melhores resultados, faz com que o prognóstico em seu sucesso seja o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro pela décima segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023. O SDA recomenda a coluna dois para o confronto desta segunda-feira pelo Brasileirão.
Palpite Vasco x Cuiabá