Serie A

10/01/2021

20:30

Vasco da Gama
Botafogo RJ
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 10/01/2021 20:25.

As informações e o palpite para Vasco x Botafogo

Com um pouco mais de tranquilidade por ter conseguido deixar a zona de rebaixamento, o Vasco encara o agonizante Botafogo no clássico carioca deste domingo, 10 de janeiro, pela vigésima nona rodada do Brasileirão 2020. O duelo terá como sede o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. A previsão é de que a bola comece a rolar às 20h30 (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Vasco

O Vasco conseguiu tirar o pé da lama na quinta-feira, 7 de janeiro, ao ficar no empate sem gols contra o Atlético-GO, em Goiânia. O resultado o levou a 29 pontos (sete vitórias, oito empates e 12 derrotas) permitindo subir para décima sexta posição, a primeira fora da zona de rebaixamento. Iniciou a disputa da vigésima nona rodada com um ponto de vantagem na comparação com o Bahia, que caiu para o décimo sétimo posto ao perder, por 2 a 1, para o Grêmio.

O duelo na capital de Goiás marcou a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Vasco fez uma boa atuação, especialmente na primeira etapa. Caiu de produção no final da partida. Porém, no geral, foi superior ao rival, ainda que apresentasse o crônico problema de finalização. Com mais tempo de posse de bola (56%), criou quase o dobro de chances de arremate que os donos da casa (15 a 8), a proporção foi quase a mesma no quesito tiro certo (6 a 3). Porém, nada de bola na rede.

Como mandante, o clube tem o mesmo padrão de pontuação. Também é o quinto pior no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 16 (quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas) tendo feito 12 gols e sofrido 14.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


A forma atual do Botafogo

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Botafogo escolheu o clássico para apostar suas últimas fichas na tentativa de iniciar uma arrancada na tentativa de evitar o rebaixamento. Com as estimativas dos matemáticos indicando que o clube da Estrela Solitária tem mais de 90% de chances de cair para Série B do Brasileirão, a diretoria resolveu estender o período de concentração dos atletas para dois dias visando dar ares de final ao duelo com o Vasco.

Tudo isso depois da derrota, por 2 a 0, para o Athletico Paranaense na quarta-feira, 6 de janeiro. O fracasso deixou o clube estacionado nos 23 pontos (quatro vitórias, 11 empates e 13 derrotas). É o décimo nono – penúltimo – colocado na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. A diferença para o Vasco, primeiro fora da região da degola, cresceu para seis pontos. Assim, o clássico é a oportunidade para encurtar essa margem para três pontos.

Como visitante, o Botafogo tem desempenho superior. É o décimo quarto colocado no ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna dois colheu 12 (duas vitórias, seis empates e cinco derrotas) tendo marcado 13 gols e sofrido 20. Porém, assim como o adversário, encontra grandes dificuldades no setor de criação e finalização. Contra o Furacão, criou 25 chances de arremate, mandou oito no alvo, mas não conseguiu fazer gol.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Vasco x Botafogo:

Em um duelo onde os dois clubes estão entre os piores no quesito produção ofensiva da Série A do Campeonato Brasileiro, o prognóstico na igualdade entre Vasco e Botafogo acaba sendo o palpite indicado para o duelo pela vigésima nona rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Vasco x Botafogo:


Promoções

Dicas de aposta