Quarto dia de bola rolando na Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa (Federação Internacional de Futebol) em sua versão 2023, a agenda do domingo, 23 de julho, será aberta pelo encontro envolvendo Suécia e África do Sul. O ponto de encontro será o estádio Wellington Regional, em Wellington, na Nova Zelândia. Com início marcado para 2h (horário de Brasília), o encontro abre a primeira jornada do grupo G, que tem ainda Itália e Argentina.

O desempenho recente da Suécia

A Suécia, que já foi sede do Mundial em 1995, sua segunda edição, nunca foi campeã, porém é uma assídua frequentadora dos estágios decisivos do torneio. Em quatro das oito disputas de Copa do Mundo chegou as semifinais. O melhor resultado foi o vice-campeonato em 2003. Perdeu a decisão para Alemanha. Faturou a medalha de bronze em três oportunidades (1991, 2011e 2019).

Por um longo período sua liga nacional foi a mais importante da categoria. Entretanto, acabou perdendo espaço para os torneios de Estados Unidos e, mais recentemente, da Inglaterra. Ainda assim, sua seleção tem mantido nível alto de competição. Por duas vezes atingiu a final olímpica. Foi vice-campeã no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2020, sendo que o torneio foi disputado em 2021, atraso provocado devido à pandemia de Covid-19.

A classificação para a Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia, sua sétima participação no torneio, foi obtida sem maiores problemas. Contabilizou 22 pontos (sete vitórias e um empate) nas eliminatórias europeias ficando com a primeira posição do grupo A. Cinco pontos acima da Irlanda, segunda colocada, que também conseguiu seu lugar no Mundial, contudo, precisando brigar pela vaga na repescagem. A preparação para a competição contou com sete amistosos. Colheu duas vitórias, três empates e duas derrotas.

Suécia na temporada atual

A forma atual da África do Sul

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A África do Sul desembarcou na Nova Zelândia credenciada como medalha de ouro da versão 2022 do Campeonato Africano disputado no Marrocos. Foi através do torneio que assegurou sua vaga na Copa do Mundo de 2023. Na final, superou a equipe dona da casa ao marcar 2 a 1. A decisão foi realizada em 23 de julho do ano passado.

Em sua caminhada até a final, as sul-africanas superaram Zâmbia, por 1 a 0, nas semifinais, que também garantiu o lugar no Mundial, e Tunísia, que não conseguiu vaga no torneio, pelo mesmo placar, nas quartas de final. No estágio de grupos, acumulou nos nove pontos possíveis (três vitórias). O final do torneio marcou o início da caminhada para o torneio que também terá como sede a Austrália.

Foram 13 partidas entre confrontos oficiais e amistosos. Colheu cinco vitórias, três empates e cinco derrotas. O teste final aconteceu no último dia 14. Já no palco da Copa do Mundo, encarou a Costa Rica e venceu por 2 a 0. Tentos de Kgatlana aos 32 minutos do primeiro tempo e Magaia aos dez minutos da fase final. A equipe, que tem o apelido de Banyana Banyana, alcançou pela primeira vez a classificação para um Mundial na França, em 2019. No entanto, não superou a primeira etapa.

África do Sul na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Suécia x África do Sul

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Suécia x África do Sul

Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Suécia x África do Sul

Suspensos e lesionados para Suécia x África do Sul

Probabilidades de resultado para Suécia x África do Sul

O palpite Suécia x África do Sul do SDA

Embora falta a seu currículo um título seja Mundial ou Olímpico, a Suécia tem uma resultados respeitáveis em sua história, boas jogadoras e um time capaz de produzir atuações sólidas. Isso faz com que o prognóstico na vitória diante da África do Sul como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no encontro pela primeira rodada do grupo G da Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia.

Palpite Suécia x África do Sul