Estadio Jose Alvalade

Primeira Liga

15/01/2021

15:30

Sporting CP
Rio Ave
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 15/01/2021 15:25.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 15/01/2021 15:25.

As informações e o palpite para Sporting x Rio Ave

Eliminados na Taça de Portugal, Sporting e Rio Ave terão seus caminhos cruzados nesta sexta-feira, 15 de janeiro, na tentativa de recuperação. O encontro abre a programação da décima quarta rodada do Campeonato Português temporada 2020/2021. O duelo terá como cenário o estádio José Avalade, em Lisboa. A previsão é de que a bola comece a rolar às 15h30 (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Europa League. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para a Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Sporting

O Sporting se despediu da versão 2020/2021 da Taça de Portugal na segunda-feira, 11 de janeiro. Fora de seus domínios, levou 2 a 0 do Marítimo no duelo que abriu a disputa das oitavas de final do torneio. Ruben Pinho, que fechou contrato com o Benfica e ficou afastado das últimas partidas, voltou a atuar. O negócio não vingou para esta temporada. Só vestirá a camisa do novo clube ao final da temporada. Certamente agradou os torcedores de seu futuro time ao abrir o marcador aos 23 minutos da segunda fase. Aos 34 minutos, Léo completou o serviço.

Foram as duas únicas finalizações certas do Marítimo no jogo, que quebrou uma invencibilidade do alviverde que atingiu 15 partidas. Foram 13 vitórias e dois empates. O clube de Lisboa não perdia desde 1 de outubro. O Sporting produziu bem mais, apesar de não realizar uma grande atuação. Utilizando uma equipe com muitos atletas que regularmente ficam entre os reservas, criou oito oportunidades de arremate, mandou sete delas no alvo. No entanto, não conseguiu fazer a rede balançar. A decisão de preservar alguns jogadores foi uma atitude clara de priorizar a disputa do Campeonato Português. Afinal, o clube não vence o torneio há mais de 20 anos.

Com 35 pontos (11 vitórias e dois empates), o Sporting lidera a tabela de classificação do Campeonato Português e segue como único invicto no torneio. Tem quatro pontos de vantagem na comparação com Porto e Benfica, vice-líderes, que vão se enfrentar ainda neste sábado, contudo um pouco mais tarde. Como mandante, o alviverde tem a terceira melhor campanha da Primeira Liga. Dos 18 pontos que disputou no José Avalade ganhou 16 (cinco vitórias e um empate) tendo feito 14 gols e sofrido quatro.

Provável escalação do Sporting

 

Sporting na temporada atual


A forma atual do Rio Ave

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Rio Ave teve seu compromisso pelas oitavas de final da Taça da Portugal na terça-feira. Atuando na Vila do Conde foi eliminado pelo Estoril, da Segunda Divisão. Teve a defesa vazada por Aziz aos 14 minutos da primeira fase. Vidigal, aos 31 minutos, ampliou a vantagem dos visitantes. No segundo tempo, aos 20 minutos, Gelson diminuiu a desvantagem. Mas ficou nisso.

Os donos da casa não pressionaram muito. Foram apenas seis chances de finalização criada, sendo que três delas tiveram a direção certa. O Estoril criou seis oportunidades de arremate, mandando quatro delas no alvo. Foi a quarta derrota do Rio Ave nos últimos cinco jogos. O time, que teve mudança recente no comando técnico, não apresentou a melhoria esperada.

Com 14 pontos (três vitórias, cinco empates e cinco derrotas), ocupa a nona posição na tabela de classificação do Campeonato Português. Tem três pontos de frente na comparação com o Famalicão, décimo sexto colocado e primeiro time na zona de rebaixamento. Como visitante, o desempenho é ligeiramente inferior. O Rio Ave apresenta a décima primeira melhor campanha no ranking desse quesito da Primeira Liga. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou seis (uma vitória, três empates e três derrotas) tendo marcado três gols e sofrido nove.

Provável escalação do Rio Ave

 

Rio Ave na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Sporting x Rio Ave:

Embora a eliminação na Taça de Portugal certamente não seja agradável, tem um efeito colateral positivo para o Sporting, que na comparação de seus rivais na luta pelo título da Primeira Liga é quem tem o elenco mais enxuto. Com uma agenda ainda mais leve, tem o prognóstico no sucesso contra o Rio Ave o palpite indicado para o confronto desta sexta-feira pela décima quarta rodada da edição 2020/2021 do Campeonato Português.

Prognóstico e palpite final para Sporting x Rio Ave:


Promoções

Dicas de aposta