Estadio Jose Alvalade

Primeira Liga

01/05/2021

16:30

Sporting CP
Nacional
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 01/05/2021 16:28.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 01/05/2021 16:28.

As informações e o palpite para Sporting x Nacional

Após uma vitória épica ante ao Braga que o recolocou na rota do título, o Sporting fecha neste sábado, 1 de maio, a programação da trigésima rodada do Campeonato Português em sua edição 2020/2021. Vai receber o Nacional, lanterna do torneio, no estádio José Avalade, em Lisboa. O pontapé inicial está marcado para 16h30 (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Liga da Conferência Europeia, que terá na próxima temporada sua primeira edição. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para a Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Sporting

Em jejum de títulos do Campeonato Português desde 1999/2020 e enfrentando o fantasma de ter chegado perto de levantar a taça, mas perdido a oportunidade por pequenos tropeços, o alviverde viveu um drama nas últimas jornadas. Teve sua vantagem de dez pontos na comparação com o Porto, segundo colocado, reduzida para apenas quatro em quatro rodadas. No domingo, 25 de abril, ante o Braga, vivenciou o ápice da agonia da batalha pelo título.

Atuando no estádio do rival, teve o defensor Gonçalo Inácio expulso logo aos 18 minutos do primeiro tempo. Sabendo que o Porto jogaria no último dia, a possibilidade de uma derrota levou a temer que a distância fosse encurtada para um ponto. Sofreu pressão durante praticamente toda a partida. Os donos da casa criaram 17 oportunidades de arremate, acertaram quatro no alvo, mas não balançaram a rede. Aos 36 minutos da etapa derradeira, no entanto, na única finalização certa que teve na partida, o Sporting marcou com Matheus alcançando a vitória por 1 a 0.

Chegou, dessa maneira, aos 73 pontos (22 vitórias e sete empates), manteve a liderança, a invencibilidade e ainda aumentou a vantagem para o Porto. Ela voltou para casa de seis pontos com o empate do rival, por 1 a 1, no dia seguinte contra o Moreirense. Restando cinco jornadas para o final, o time precisa colher mais dez pontos para não depender de qualquer outro resultado para levantar a taça.

Como mandante, todavia, tem a segunda melhor campanha da Primeira Liga. Dos 42 pontos que disputou em casa, conquistou 34 (dez vitórias e quatro empates). Fez 26 gols e sofreu nove. Suspenso, Gonçalo Inácio (17 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Português, um gol) fica fora do jogo deste sábado. Lesionado, o atacante brasileiro Tabata (16 jogos, sem gol) também não deve atuar.

Provável escalação do Sporting

 

Sporting na temporada atual


A forma atual do Nacional

A batalha do Nacional é na outra ponta da tabela de classificação. Com 24 pontos (seis vitórias, seis empates e 17 derrotas), está na décima oitava – última – posição na tabela de classificação. Iniciou a disputa da trigésima jornada com seis pontos de desvantagem na comparação com o Rio Ave, décimo quinto colocado e primeiro time fora da região da degola.

O clube da Ilha da Madeira conseguiu também uma pequena façanha na jornada anterior. Depois de amargar dez derrotas consecutivas, superou o Vitória de Guimarães, que luta por uma vaga em competição internacional, por 1 a 0. Teve a chance de atuar em casa. O gol foi assinalado por Pedro Mendes aos sete minutos da etapa inicial. Depois, apenas tratou de defender a vantagem. Não correu grandes riscos.

Apesar de os visitantes contarem com a posse da pelota por 62% do tempo, criaram somente seis oportunidades de finalização. Só uma delas teve a direção certa, facilitando o trabalho do Nacional. Os donos da casa, com oito arremates, sendo seis certos, estiveram até mais próximos de marcar o segundo gol. Como visitante, a equipe apresenta desempenho até um pouco melhor. É a penúltima colocada no ranking desse quesito da Primeira Liga. Dos 42 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou nove (duas vitórias, três empates e nove derrotas). Marcou nove gols e sofreu 22.

Provável escalação do Nacional

 

Nacional na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Sporting x Nacional:

A vitória diante do Braga deve oferecer a tranquilidade que estava faltando aos jogadores do Sporting. Assim, o prognóstico no sucesso contra o Nacional é o palpite indicado para o confronto deste sábado pela trigésima rodada do Campeonato Português edição 2020/2021.

Prognóstico e palpite final para Sporting x Nacional:


Promoções

Bônus para Apostas

Dicas de aposta