Estadio Jose Alvalade

Primeira Liga

01/02/2021

18:30

Sporting CP
Benfica
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 01/02/2021 18:26.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 01/02/2021 18:26.

As informações e o palpite para Sporting x Benfica

Com a chance de assegurar o simbólico título de campeão de inverno por antecipação, o Sporting recebe nesta segunda-feira, 1 de fevereiro, um Benfica ainda abalado pelo surto de Covid-19 em seu elenco. O Derby de Lisboa faz parte da programação da décima sexta rodada da edição 2020/2021 do Campeonato Português. É a penúltima jornada do turno inicial da Primeira Liga. Terá como palco o estádio José Avalade, na capital portuguesa. O pontapé inicial está marcado para 18h30 (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Europa League. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para a Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Sporting

Único time ainda invicto na competição, o Sporting lidera com 39 pontos (12 vitórias e três empates). São quatro a mais do que o Porto, segundo colocado. Dessa maneira, uma garantiria sua permanência no topo da tabela de classificação ao final do primeiro turno independentemente dos resultados da jornada final. Naturalmente, o campeonato de inverno tem pouco significado. Especialmente para um clube que há mais de 20 anos não conquista o Campeonato Português. Levantou a taça pela última vez na temporada 1999/2000.

Porém, contou com um tempo de preparação bem mais adequado para o clássico. Eliminado de forma precoce na Taça de Portugal pelo modesto Marítimo, o Sporting entrou em campo pela última vez na terça-feira, 26 de janeiro. Atuando fora de seus domínios, bateu o Boavista, laterna da Primeira Liga, por 2 a 0. Gols de Nuno Santos, aos 24 minutos do primeiro tempo, e Pedro Porro, aos 32 minutos da fase final.

O jogo, entretanto, ainda prossegue fora das quatro linhas. Tudo devido a um cartão amarelo exibido pelo árbitro Fábio Veríssimo ao meia João Palhinha, que substituiu a Nuno Santos quando restavam 15 minutos para o final da partida. Como foi a quinta advertência ao atletas, ele estaria suspenso do clássico. No entanto, o clube recorreu da punição acreditando que teria sido um equívoco do árbitro e acredita que pode ser sucesso no recurso e o atleta seja liberado para partida. João Palhina foi acionado em 13 partidas do Campeonato Português e ainda não fez gol.

Se ele receber o sinal verde para atuar, o técnico Ruben Amorim terá o elenco inteiro à sua disposição para colocar em campo nesta segunda-feira. Como mandante, o Sporting apresenta a quarta melhor campanha na Primeira Liga. Dos 21 pontos que disputou no José Avalade conquistou 17 (cinco vitórias e dois empates) assinalando 15 gols e tendo sua defesa vazada em cinco ocasiões.

Provável escalação do Sporting

 

Sporting na temporada atual


A forma atual do Benfica

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Benfica terá dificuldades bem maiores para definir uma equipe para colocar em campo. A escalação, inclusive, passará por uma nova bateria de testes de Covid-19. Na quinta-feira, 28 de janeiro, o clube enfrentou o Belenenses, no estádio da Luz, tendo que lidar com dez baixas de atletas colocados em isolamento social. Esse grupo continha, por exemplo, os brasileiros Helton Leite (goleiro), Gilberto (lateral-direito) e Everton Cebolinha (atacante).

Quem acabou ficando de fora de última hora foi o técnico Jorge Jesus, também diagnosticado com a virose. O treinador certamente não estará à beira do gramado no Derby de Lisboa. João de Deus, seu auxiliar, será o responsável por comandar o Benfica no duelo contra o Sporting. A liberação de atletas que já cumpriram o período de isolamento social depende não apenas do resultado positivo do novo teste, mas também da avaliação física.

Contra o Belenenses, apesar dos muitos problemas, o Benfica conseguiu vencer por 3 a 0 garantindo sua vaga nas semifinais da Taça de Portugal. No entanto, na segunda-feira, 25 de janeiro, quando já atravessava a crise de saúde, deixou escapar dois pontos no duelo contra o Nacional pela décima quinta rodada do Campeonato Português. Ficou no 1 a 1. Isso fez com que caísse para terceira posição na tabela de classificação da Primeira Liga.

Tem 33 pontos (dez vitórias, três empates e duas derrotas). Como visitante, a campanha é um pouco inferior. O Benfica aparece na quarta posição no ranking desse quesito do Campeonato Português. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou 14 (quatro vitórias, dois empates e uma derrota) tendo feito 14 gols e sofrido sete.

Provável escalação do Benfica

 

Benfica na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Sporting x Benfica:

Em condições de preparação muito superiores, o Sporting tem o prognóstico em seu sucesso diante do Benfica como palpite indicado para o clássico desta segunda-feira pela décima sexta rodada da edição 2020/2021 do Campeonato Português.

Prognóstico e palpite final para Sporting x Benfica:


Promoções

Dicas de aposta