Contando com o estádio de Genève, em Genebra, na Suíça, como sede, Servette FC e Genk fazem nesta terça-feira, 25 de julho, suas estreias no processo seletivo que tem como objetivo determinar os seis últimos clubes que terão direito a participar do estágio de grupos da Champions League em sua edição 2023/2024. A partida, que conta com início marcado para 15h30 (horário de Brasília), compõe a agenda da rodada de ida das quartas de final das eliminatórias. O duelo de retorno, em solo belga, foi marcado para 2 de agosto.
A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. Duas já foram concluídas. A primeira, chamada de fase preliminar, tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. As eliminatórias propriamente ditas tiveram seu primeiro estágio com 30 clubes. Depois de jogos de ida e volta, 15 sobreviveram. Se juntaram a nove pré-classificados. Agora, na segunda fase, serão 12 confrontos.
Os 12 vencedores da etapa de número dois passam para a Terceira Fase das eliminatórias. Se juntarão aos oito clubes pré-classificados: AEK (Grécia), Backa Topola (Sérvia), Braga (Portugal), Olympique de Marseille (França), PSV (Holanda), Rangers (Escócia), Sparta Praga (República Checa) e Sturm Graz (Áustria). Os ganhadores seguem para o estágio decisivo, que é chamado de Playoffs. Os dez classificados terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.
Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).
Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.
O desempenho recente do Servette FC
Não houve disputa pelo título do Campeonato Suíço em 2022/2023. O Young Boys disparou na frente e faturou a taça com grande antecedência. A reta final do torneio marcou uma acirrada batalha pelo vice-campeonato e, naturalmente, a segunda vaga reservada para o país na Champions League. O Servette levou vantagem por pouco.
Fechou sua participação com 58 pontos (14 vitórias, 16 empates e seis derrotas). Um a mais que o Lugano, terceiro colocado. Na reta final, obteve cinco vitórias e dois empates. Se a temporada passada terminou bem, 2023/2024 também deixou os torcedores otimistas. A começar pelos amistosos de preparação. Foram quatro partidas e quatro vitórias. O Servette superou a Xamax (4 a 0), Nyonnais (1 a 0) e Rappeswil (5 a 2), adversários locais, e o belga Cercle Brugge (2 a 0).
No sábado, 22 de julho, fez seu primeiro jogo oficial. Colocou os primeiros três pontos na conta na nova edição da Superliga, a divisão de elite do Campeonato Suíço. Como visitante, superou o Grasshopers por 3 a 1. Bedia, contando com passe de Severin, abriu o marcador para o Servette FC, que teve a defesa vazada por Ndenge aos 23 minutos. Na fase final, garantiu o triunfo com tentos de Bedia, aos 16 minutos, dessa vez contando com passe de Kutesa, e Crivelli, aos 32 minutos, em cobrança de pênalti.
Servette FC na temporada atual
A forma atual do Genk
Para o Genk, a temporada 2023/2024 começa oficialmente nesta terça-feira. Assim como aconteceu com o Servette, o melhor ranking apresentado pela Bélgica na Uefa, entidade que organiza na Champions League, permitiu que pulasse tanto a fase preliminar quanto o primeiro estágio das eliminatórias, mesmo não tendo sido o campeão nacional. Superou até vencedores de ligas de outros países, que estão em posição inferior na listagem.
Na temporada regular, o Genk até deu a impressão de que poderia levar o título da Liga Jupiler. Ficou na liderança ao lado do Royale Union. Porém, na reta final, ambos foram atropelados pelo Antwerp, que terminou a primeira fase na terceira posição. No quadrangular final, fechou a participação com um ponto a mais que o Genk, que teve que se contentar com o vice-campeonato. O prêmio de consolação foi a chance de brigar por um lugar na Champions League.
Para isso, o time iniciou sua pré-temporada ainda no final de junho e realizou meia dúzia de amistosos em julho. Colheu três vitórias. Superou a Tienen (3 a 0) e Leuven (4 a 0), ambos rivais locais, e Burnley (2 a 0), da Inglaterra, no mais recente dos testes, em 22 de julho. Empatou duas vezes. Ficou na igualdade contra Waregem (3 a 3), da Bélgica, e Sporting (1 a 1), de Portugal. Foi derrotado pelo PAOK (Grécia) por 3 a 2.
Genk na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Servette FC x Genk
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Servette FC x Genk
A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Servette FC x Genk
Suspensos e lesionados para Servette FC x Genk
Victory Beniangba Lesões musculares Desconhecido |
Alexis Antunes Lesão nas costas Meados de janeiro de 2025 |
Marwan Aubert Desconhecido Desconhecido |
Patrick Weber Lesão por pancada Alguns dias |
David Douline Perna quebrada Fora da temporada |
Timothe Cognat Suspenso (cartão vermelho direto) Após 2 jogos |
Yira Sor Lesões musculares Fim de dezembro de 2024 |
Probabilidades de resultado para Servette FC x Genk
Estatísticas de Servette FC x Genk
O palpite Servette FC x Genk do SDA
Ainda que tenham feito uma longa pré-temporada, Servette FC e Genk ainda necessitam de mais ritmo de competição. Os belgas contam, ao menos em teoria, com elenco mais qualificado. O fator casa pode deixar o duelo mais equilibrado e faz com que o prognóstico na igualdade seja o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o encontro desta terça-feira pela rodada de ida das quartas de final das eliminatórias que vão determinar os seis últimos classificados para a fase de grupos da Champions League em sua versão 2023/2024.
Palpite Servette FC x Genk