VELTINS-Arena

1. Bundesliga

20/02/2021

14:30

Schalke 04
Borussia Dortmund
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 20/02/2021 14:28.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 20/02/2021 14:28.

As informações e o palpite para Schalke x Borussia Dortmund

Com o Schalke enfrentando aquela que parece ser a pior fase de toda sua história, o clube faz neste sábado, 20 de fevereiro, uma nova edição do mais importante clássico da Alemanha. Vai encarar o Borussia Dortmund em duelo que faz parte da programação da vigésima segunda rodada da versão 2020/2021 da Bundesliga. O Derby do Vale do Ruhr terá como palco a Veltins Arena, em Gelsenkirchen. A previsão é de que a bola comece a rolar às 14h30 (horário de Brasília).

A liga alemã conta com 18 participantes em sua divisão de elite. Dessa maneira, serão 34 jornadas (ida e volta) ao longo da temporada. Ao final, os quatro primeiros colocados terão direito a uma vaga na Champions League. Quinto e sexto ficam com lugares na Europa League. A zona de rebaixamento abraça os três piores, mas há diferença de qualidade nas vagas. Os dois últimos vão direto para Segunda Divisão. O antepenúltimo ainda tem chance de escapar da degola disputando a repescagem com o terceiro colocado da Bundesliga 2.

O desempenho recente do Schalke

O rebaixamento para Segunda Divisão parece ser uma realidade incontornável para o Schalke. Depois de dar um alento a seus torcedores aplicando uma goleada, na Veltins Arena, por 4 a 0, no Hoffenheim, o time voltou à sua sequência de resultados ruins que predominou ao longo da toda a temporada. Nas últimas sete partidas foram cinco derrotas e dois empates. Essa lista inclui a eliminação na Copa da Alemanha ante ao Wolfsburg (1 a 0).

Na jornada anterior, o clube mostrou mais uma vez sua fragilidade mesmo no empate sem gols contra o Union Berlin. Ao longo de todo o confronto, conseguiu criar somente seis oportunidades de finalização, sendo que apenas uma delas teve a direção certa. Com nove pontos (uma vitória, seis empates e 14 derrotas), está afundado na décima oitava – última – posição da tabela de classificação do Campeonato Alemão. A diferença para o Hertha Berlin, décimo quinto colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento é de nove pontos.

Ou seja, para deixar o Z3, precisaria fazer mais pontos nas 13 partidas que restam do que nas 21 que disputou. Isso sem considerar a pontuação de seus rivais mais próximos. Nem mesmo os cartolas acreditam na reversão da situação. Tanto que já começaram a pensar na próxima temporada. Já anunciaram, inclusive, a saída do diretor esportivo Jochen Schneider ao final da campanha na edição atual da Bundesliga. Na prática, o Schalke deve mesmo é pensar em evitar novos vexames na reta final do torneio como o fez, por exemplo, no primeiro turno contra o Borussia Dortmund. Na derrota por 3 a 0 passou o jogo inteiro sem acertar um chute sequer na direção da meta adversária. Pouco tentou. Foram somente três oportunidades de finalização criadas no jogo.

Para o clássico, o número de baixas por lesão provavelmente será alto. Estão em processo de recuperação de lesão e dependem de uma posição do departamento médico para que fiquem à disposição Huntellar, Ludewig, Gonçalo Paciência, Ronnow, Sane, Srrzybski e Uth. Como mandante, o Schalke disputou 33 pontos e ganhou cinco (uma vitória, dois empates e oito derrotas) tendo marcado oito gols e sofrido 22.

Provável escalação do Schalke

 

Schalke na temporada atual


A forma atual do Borussia Dortmund

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Borussia Dortmund entrará em campo para a disputa do clássico depois de ter colhido na quarta-feira, 17 de fevereiro, um grande resultado na Champions League. Na rodada de ida das oitavas de final bateu o Sevilha, por 3 a 2, na Espanha. Fez isso depois de ter visto sua defesa vazada logo aos sete minutos da primeira etapa. Suso marcou o gol que abriu o marcador em favor dos donos da casa.

Os germânicos, no entanto, reagiram com rapidez e de forma arrasadora. Dahoud igualou o marcador aos 19 minutos. Haaland marcou aos 27 e 43 minutos, consolidando a virada antes mesmo do intervalo. Na fase final, o Sevilha conseguiu diminuir o prejuízo aos 39 minutos com De Jong. O encontro de retorno está agendado para 9 de março, no Signal Iduna Park. Até lá, o Dortmund terá três jogos pelo Campeonato Alemão, incluindo o deste sábado, e uma partida pelas quartas de final da Copa da Alemanha contra o Borussia Monchengladbach, fora de casa. Vai enfrentar a equipe de Marco Rose, que nesta semana foi oficialmente como seu próximo treinador. Assumirá o cargo na temporada 2021/2022. Edin Terzic seguirá interinamente no comando até lá.

Na Bundesliga, com 33 pontos (dez vitórias, três empates e oito derrotas), o Borussia Dortmund iniciou a disputa da vigésima segunda rodada na sexta posição na tabela de classificação. A última que permite disputar torneios internacionais na próxima temporada. Apresentava, no entanto, a mesma pontuação do Borussia Monchengladbach, que só ficava para trás por levar desvantagem quando os critérios de desempate eram levados em consideração. Como visitante, o desempenho é um pouco inferior. O aurinegro é o sétimo colocado no ranking desse quesito do Campeonato Alemão. Dos 33 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 16 (cinco vitórias, um empate e cinco derrotas) tendo feito 19 gols e sofrido 17.

Aos cuidados do departamento médico, devem ficar de fora do clássico: Burki, Piszczek, Schmelzer, Hazard, Witsel e Zagadou.

Provável escalação do Borussia Dortmund

 

Borussia Dortmund na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Schalke x Borussia Dortmund:

Ainda que a rivalidade dos clássicos tenta a diminuir a importância da diferença técnica, ela é tão grande no caso de Schalke e Borussia Dortmund que o prognóstico no sucesso dos visitantes é o palpite indicado para o confronto deste sábado pela vigésima segunda rodada do Campeonato Alemão em sua temporada 2020/2021.

Prognóstico e palpite final para Schalke x Borussia Dortmund:


Promoções

Dicas de aposta