[toc]

Preparando-se não se sabe exatamente para que, a Rússia coloca sua seleção em ação neste domingo, 26 de março. Faz amistoso contra a equipe do Iraque. O teste será realizado na Arena Zenit, em São Peterburgo, que foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2018. O pontapé inicial está marcado para 12h (horário de Brasília).

O desempenho recente da Rússia

A seleção da Rússia está banida de todas as competições internacionais. A decisão foi tomada pela Uefa, entidade que reúne todas as federações da Europa, em represália à invasão russa ao território ucraniano. Entrou em vigor durante as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar de 2022. A Rússia não obteve a classificação direta. Iria participar da repescagem na tentativa de conseguir uma vaga no Mundial. Contudo, foi retirada da disputa antes da partida que faria contra a Polônia.

O mês de março marcou o início da disputa das eliminatórias para a Eurocopa 2024. A competição será disputada na Alemanha. Aos outras 54 entidades vinculadas à Uefa deveriam participar do processo seletivo para conquistar um lugar na fase final. Dessas, 53 delas estão envolvidas nas eliminatórias. A Rússia teve sua participação proibida. O mesmo deverá acontecer quando for iniciada a eliminatória para a Copa do Mundo de 2026, que terá como palco Estados Unidos, México e Canadá. A não ser, naturalmente, que seja encontrada uma solução para o conflito com a Ucrânia, o que não parece estar próximo.

A Federação Russa, no entanto, tem tentado manter o time em atividade, apesar de não ter qualquer competição oficial prevista no calendário. Promoveu quatro amistosos desde a suspensão. O mais recente deles na quinta-feira, 23 de maio. Em Teerã, ficou no empate, por 1 a 1, com o Irã. Saiu em vantagem com cobrança de pênalti executada por Miranchuk aos 28 minutos do primeiro tempo. Na fase final, os iranianos empataram aos dois minutos também em penalidade máxima convertida por Taremi. O técnico Valeri Karpin montou a Rússia com quatro defensores, três meias e três atacantes. Ele convocou para os amistosos:

Goleiros: Alexander Selikhov (Spartak Moscou), Matvey Safonov (Krasnodar), Sergei Pesyakov (Rostov), Ilya Pomazun (Ural);

Defensores: Vyacheslav Karavaev (Zenit), Daniil Khlusevich, Georgy Jikia e Daniil Denisov (Spartak Moscou), Maxim Osipenko e Alexander Silyanov (Rostov), Artyom Makarchuk (Sochi), Alexander Soldatenkov (Samara);

Meias: Dmitry Barinov, Anton Miranchuk e Sergey Pinyaev (Lokomotiv Moscou), Danil Glebov (Rostov), Daler Kuzyaev (Zenit), Ilzat Akhmetov (Krasnodar) , Daniil Fomin e Arsen Zakharyan (Dínamo Moscou), Anton Zinkovsky, Danil Prutsev e Ruslan Litvinov (Spartak Moscou), Ivan Oblyakov (CSKA Moscou), Alexei Miranchuk (Torino/Itália), Alexander Golovin (Mônaco/FRA);

Atacantes: Nikolai Komlichenko (Rostov), Alexander Sobolev (Spartak Moscou), Konstantin Tyukavin (Dínamo Moscou).

Rússia na temporada atual


A forma atual do Iraque

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Iraque tem um objetivo claro à sua frente. Obter um lugar na Copa do Mundo de 2026. Meta que ganhou força com a ampliação do número de vagas no próximo Mundial, que passará a contar com 48 participantes em vez de 32. O continente asiático terá um grande salto no número de equipes classificadas. Em vez de quatro lugares certos e a possibilidade de colocar mais um time via repescagem, passará a contar com oito vagas e a chance de mandar uma nona seleção através da repescagem.

Para a Copa do Catar, o Iraque, com nove pontos (uma vitória, seis empates e três derrotas), terminou a quarta posição do Grupo A da terceira e última etapa das eliminatórias. Foram 14 pontos atrás da Coreia do Sul, segunda colocada, que conseguiu a vaga direta, e três abaixo de Emirados Árabes Unidos, que foi para a repescagem e acabou desclassificado. Assim, tem motivos para ter esperança em conseguir vaga no próximo Mundial.

Em janeiro, o país sediou a vigésima quinta edição da Copa do Golfo e conquistou o título. Na final, superou Omã. Após empate, por 1 a 1, no período regulamentar, marcou 2 a 1 na prorrogação. Para o amistoso contra a Rússia foram convocados os seguintes jogadores:

Goleiros: Jalal Hassan, Ahmed Bassel, Fahd Talib;
Defensores: Ali Adnan, Mustafa Nazim, Ali Fayez, Manaf Younis, Ahmed Yahya, Merjas Dosky, Frans Zia, Alai Fadel;
Meias: Amjad Atwan, Mohamed Ali Abboud, Amir Al-Ammari, Zidane Iqbal, Alexander Oraha, Osama Rashid, Kevin Yacoub, Ibrahim Bayish, Ahmed Farhan, Louay Al-Ani, Hussein Ali;
Atacantes: Ayman Hussein, Wasso Karim, Ali Al Hammadi.

Iraque na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Rússia x Iraque

Suspensos e lesionados para Rússia x Iraque

Probabilidades no 1×2 para Rússia x Iraque

Palpite final para Rússia x Iraque

Ainda que não conte com qualquer motivação, a Rússia, atuando em casa e contando com jogadores com maior capacidade de decisão, tem o prognóstico na vitória diante do Iraque como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no amistoso deste domingo. O SDA aponta a coluna um como opção para o confronto deste domingo.

Prognóstico para Rússia x Iraque