O Rakow Czestochowa, da Polônia, recebe o Flora Tallinn, da Estônia, nesta terça-feira, 11 de julho. A partida, que terá como sede o estádio Miejski Piłkarski Raków, em Częstochowa, faz parte da programação da rodada de ida da Primeira Fase do processo seletivo que vai determinar os ocupantes das seis vagas ainda abertas na etapa de grupos da Champions League versão 2023/2024. A previsão é de que a bola comece a rolar às 15h (horário de Brasília). O confronto de retorno, em solo estoniano, está marcado para para 18 de julho.
A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. A primeira, já concluída, foi chamada de fase preliminar. Tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. Ele passou a compor, dessa forma, os 30 clubes que disputam a Primeira Fase das eliminatórias propriamente ditas. Eles farão jogos de ida e volta para definir os 15 clubes que seguiram para a Segunda Fase, que tem nove pré-classificados. São eles: Aris (Chipre), Copenhagen (Dinamarca), Dinamo Zagreb (Croácia), Galatasaray (Turquia), Genk (Bélgica), Molde (Noruega), Panathinakos (Grécia), Dnipro-1 (Ucrânia) e Servette (Suíça).
Os 12 vencedores da etapa de número dois passam para a Terceira Fase das eliminatórias. Se juntarão aos oito clubes pré-classificados: AEK (Grécia), Backa Topola (Sérvia), Braga (Portugal), Olympique de Marseille (França), PSV (Holanda), Rangers (Escócia), Sparta Praga (República Checa) e Sturm Graz (Áustria). Os ganhadores seguem para o estágio decisivo, que é chamado de Playoffs. Os dez classificados terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.
Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).
Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.
O desempenho recente do Rakow Czestochowa
Fundado em 1921, o Rakow Czestochowa alcançou o direito de disputar Ekstraklasa, a divisão de elite do futebol polonês pela primeira vez somente na temporada 2019/2020. No mesmo ano em que conquistaram o título da 1 Liga, a Segunda Divisão (2018/2019), chegaram às semifinais da Copa da Polônia, dando indícios de que tinham condições para crescer. Isso foi confirmado na temporada passada, quando pela primeira vez na história faturaram o título da Primeira Divisão.
Fizeram isso ao acumular 75 pontos (23 vitórias, seis empates e cinco derrotas). Foram nove a mais que o Legia, segundo colocado. Agora, a perseguição é a uma também inédita vaga na fase de grupos da Champions League. A preparação para a disputa das eliminatórias contou com três amistosos desde o final de junho. O time colheu duas vitórias. Superou a Puszcza (4 a 0), um adversário local, e a Universitatea Cluj (2 a 1), da Romênia, no mais recente deles, em 5 de julho.
Entre as partidas, foi superado pelo Slavia Praga (2 a 1), da República Checa. O time chegou perto na temporada passada de fazer a dobradinha nos torneios locais. Disputou com o Leagia a decisão da Copa da Polônia. Entretanto, falhou ao aproveitar a vantagem numérica que teve desde os seis minutos do primeiro tempo quando Ribeiro, expulso, deixou os rivais com dez atletas. O jogo ficou no 0 a 0 tanto no período regulamentar quando na prorrogação com o Legia ficando com o título por ganhar a disputa por pênaltis.
Rakow Czestochowa na temporada atual
A forma atual do Flora Tallinn
Enquanto o Rakow Czestochowa ainda dá os primeiros passos na temporada 2023/2024, o Flora Tallinn está em pleno ritmo de competição. A Estônia utiliza o calendário anual. Assim, a Meistriliiga, a divisão de elite do país, está na vigésima rodada das 36 previstas para o ano. O time entrou em campo pela última vez na sexta-feira, 7 de julho. Atuando fora de seus domínios, ficou no empate sem gols diante do Paide.
Com 47 pontos (14 vitórias, cinco empates e uma derrota), lidera o torneio com vantagem de três pontos na comparação com o Levadia, segundo colocado, que fez um jogo a menos. Tem se mostrado constante. Na Meistriliiga, estabeleceu uma sequência invicta de 12 confrontos. Sua mais recente derrota foi registrada na decisão da Copa da Estônia, que adota o calendário padrão europeu. Na final da versão 2022/2023 do torneio, perdeu por 2 a 1 para o Narva.
A vaga para participar das eliminatórias em busca de um lugar na fase de grupos da Champions League, contudo, foi obtida pelo título conquistado no Campeonato Estoniano de 2022. Foi sua terceira conquista nas últimas quatro temporadas e a quinta em oito anos. Acumulou 97 pontos (31 vitórias, quatro empates e uma derrota). Terminou o torneio com vantagem de 18 pontos na comparação com o Levadia, vice-campeão.
Flora Tallinn na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Rakow Czestochowa x Flora Tallinn
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Rakow Czestochowa x Flora Tallinn
A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Rakow Czestochowa x Flora Tallinn
Suspensos e lesionados para Rakow Czestochowa x Flora Tallinn
Szymon Czyz Lesão dos ligamentos cruzados Meados de janeiro de 2025 |
Bogdan Racovitan Lesão dos ligamentos cruzados Fim de abril de 2025 |
Ariel Mosor Lesão no tornozelo Meados de fevereiro de 2025 |
Patryk Makuch Lesão na perna Meados de janeiro de 2025 |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Rakow Czestochowa x Flora Tallinn
Estatísticas de Rakow Czestochowa x Flora Tallinn
O palpite Rakow Czestochowa x Flora Tallinn do SDA
O Flora Tallinn tem se mantido hegemônico na liga nacional. O Rakow Czestochowa é um clube ascendente na Polônia. Porém, a liga polonesa é bastante superior ao campeonato da Estônia. Isso faz com que o prognóstico do SDA seja na vitória dos donos da casa no mercado “vencedor 1×2” no encontro desta terça-feira pela rodada de ida da Fase Preliminar das eliminatórias para o estágio de grupos da Champions League edição 2023/2024.
Palpite Rakow Czestochowa x Flora Tallinn