Estadio do Dragao

Primeira Liga

05/12/2020

17:30

FC Porto
Tondela
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 05/12/2020 15:50.

As informações e o palpite para Porto x Tondela

Com a missão na Champions League cumprida, o Porto pode agora direcionar seu foco para o Campeonato Português. Neste sábado, 5 de dezembro, recebe o Tondela cumprindo a tabela estabelecida pela programação da nona jornada da edição 2020/2021 da Primeira Liga. O ponto de encontro será o estádio do Dragão, no Porto. A previsão é de que a bola comece a rolar às 17h30 (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Europa League. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Porto

Na terça-feira, 1 de dezembro, também no estádio do Dragão, o Porto confirmou sua classificação para as oitavas de final da Champions League com uma jornada de antecipação ao ficar no empate sem gols com o Manchester City. O resultado foi bom, mas a atuação não. O clube atuou como um time pequeno. Produziu somente duas oportunidades de finalização ao longo do confronto. Somente uma delas foi no alvo.

Escapou da derrota graças aos erros de arremate do Manchester City, que criou 19 oportunidades de tiro. Cinco delas foram na direção da meta portuguesa. Mas não conseguiram balançar a rede. Porém, mesmo que perdesse, o Porto estaria classificado, pois a vitória do Olympique de Marselha sobre o Olympiacos (2 a 1) na outra partida da chave asseguraria sua vaga no estágio seguinte do torneio.

Porém, certamente o Porto terá que produzir mais para colocar três pontos na conta no jogo deste sábado. Nem pode pensar em outro resultado. Com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e duas derrotas), ocupa uma modesta quarta posição na tabela de classificação. Está seis pontos abaixo do Sporting, líder. Como mandante, o desempenho é superior. Tem a segunda melhor campanha no ranking dos donos da casa. Dos 12 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou nove (três vitórias e uma derrota) tendo marcado nove gols e sofrido cinco.

Provável escalação do Porto

 

Porto na temporada atual


A forma atual do Tondela

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Tondela teve seu compromisso pela jornada anterior na sexta-feira, 27 de novembro. Em casa, acabou batido pelo Vitória de Guimarães por 2 a 0. Dominou o rival na primeira fase. Com mais posse de bola, teve o quádruplo de finalizações (8 a 2), mas acertou somente dois tiros na direção da meta do rival. Pouco foi incomodado. Seu goleiro, Joel Sousa, fez somente uma defesa.

Na etapa derradeira, contudo, desandou. Sofreu o primeiro gol aos 13 minutos com André, em cobrança de pênaltis, e mal teve tempo para reagir. Cinco minutos depois, Bruno Duarte fez o segundo. Qualquer possibilidade de buscar o empate ou mesmo a virada ficou comprometida com a expulsão de Agra aos 27 minutos. Com um atleta a menos, teve que se conformar com a derrota. Suspenso, o meio-campista está fora do duelo deste sábado.

Com oito pontos (duas vitórias, dois empates e quatro derrotas), o Tondela ocupa a décima quarta posição na tabela de classificação do Campeonato Português. Tem um ponto a mais que o Boavista, décimo sétimo colocado e primeiro time na zona do rebaixamento. Como visitante, o desempenho é inferior. Tem a segunda pior campanha no ranking desse critério na Primeira Liga. Dos nove pontos que disputou como coluna dois ganhou um (um empate e duas derrotas) tendo marcado dois gols e sofrido sete.

Provável escalação do Tondela

 

Tondela na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Porto x Tondela:

Apesar da atuação muito abaixo de seus padrões contra o Manchester City, o Porto é bem superior tecnicamente ao Tondela e, dessa maneira, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o encontro deste sábado pela nona rodada do Campeonato Português versão 2020/2021.

Prognóstico e palpite final para Porto x Tondela:


Promoções

Dicas de aposta