As informações e o palpite para Paraná x Cruzeiro

Com o desânimo tomando conta dos dois lados, Paraná e Cruzeiro fecham nesta sexta-feira, 29 de janeiro, sua participação na edição 2020 da Série B do Brasileirão. O encontro, que faz parte da programação da trigésima oitava – última – jornada da Segundona – marca a despedida do Tricolor e a indesejada permanência da Raposa. Terá como palco o estádio Durival Britto, a Vila Capanema, em Curitiba. O início está marcado para 21h30 (horário de Brasília).

A Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro manteve para a temporada 2020 o regulamento que vem utilizando nos últimos anos. Com 20 clubes participantes, terá turno e returno no sistema de ida e volta. Ao final das 38 jornadas, os quatro primeiros classificados terão garantido acesso à divisão de elite do futebol nacional. Os quatro últimos serão relegados para a Série C.

O desempenho recente do Paraná

O Paraná teve uma breve passagem pela Série C em 1990. Foi logo após sua fundação após a fusão entre Colorado e Pinheiros. Mais de 30 anos depois, a derrota na terça-feira, 26 de janeiro, para o Oeste, por 1 a 0, lanterna da versão 2020 da Série B do Brasileirão, consolidou seu retorno para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Ao ficar estacionado nos 36 pontos (nove vitórias, nove empates e 19 derrotas), o Tricolor viu serem dizimas as já pequenas chances de deixar a zona da degola. Décimo oitava – antepenúltimo – colocado na tabela de classificação da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, chega à jornada final com sete pontos de desvantagem na comparação com o Náutico, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Situação inimaginável ao final do primeiro turno, quando ainda flertava com o acesso para a divisão de elite. No entanto, os cartolas contribuíram de forma decisiva para a queda. Decidiram demitir o técnico Alan Aal, acreditando que sem ele conseguiram o impulso para que o time se tornasse presença fixa no G4. Aal acabou conseguindo um lugar na Série A, mas no comando do Cuiabá Esporte. Rogério Micale, Gilmar dal Pozzo e, por fim, Márcio Coelho conduziram o Paraná para Terceira Divisão.

Provável escalação do Paraná

 

Paraná na temporada atual


A forma atual do Cruzeiro

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A história do fracasso do Cruzeiro passa, também, principalmente pelos cartolas. Especialmente os que fizeram o clube cair na temporada 2019 para Segunda Divisão. Porém, não pode deixar de lado aqueles que assumiram o comando na tentativa de reerguer a Raposa e cometeram os mesmos erros na montagem do time e nas constantes trocas de comando. Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco e Luiz Felipe Scolari se revezaram como treinador de plantão na Toca sem conseguir dar um rumo à equipe.

Scolari, que chegou anunciando ser o comandante de um projeto de longo prazo, abandonou o barco às vésperas do último jogo. Dessa maneira, caberá ao auxiliar-técnico Célio Lúcio comandar a equipe em sua partida que deveria ser de despedida da Série B. Mas não é. O Cruzeiro é o primeiro time considerado grande a ser rebaixado da Série A desde a implantação do sistema de pontos corridos na Segunda Divisão que não conseguiu o acesso no ano seguinte.

Com 48 pontos (14 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, uma vez que perdeu seis pontos devido ao atraso no pagamento de dívidas pela contratação de jogadores), ocupa a décima segunda posição na tabela de classificação. Dez pontos abaixo do Juventude, quarto colocado e último time na zona de acesso para Série A do Brasileirão. Como visitante, o desempenho é muito superior. Tem a terceira melhor campanha no ranking desse quesito da Série B do Brasileirão. Dos 54 pontos que disputou na condição de coluna dois colheu 29 (oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas) tendo feito 16 gols e sofrido 14.

Filipe Machado, que cumpriu suspensão no empate sem gols contra o Náutico, volta a ter condições de atuar. Tiago, liberado da quarentena, também fica à disposição. Já Fábio e Ramon, suspensos, ficam de fora.

Provável escalação do Cruzeiro

 

Cruzeiro na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Paraná x Cruzeiro:

Diante de um Paraná provavelmente ainda abalado após a confirmação do rebaixamento, o Cruzeiro tem o prognóstico em sua vitória o palpite para o encontro desta sexta-feira pela última rodada da edição 2020 da Série B do Campeonato Brasileiro.

Prognóstico e palpite final para Paraná x Cruzeiro:


Promoções

Dicas de aposta