Contando com o estádio Defensores del Chaco, em Assunção, como sede, o Paraguai recebe a seleção da Nicarágua deste domingo, 18 de junho. A partida faz parte de sua preparação para a abertura das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. O amistoso tem início marcado para 11h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Paraguai
A briga por uma vaga na Copa do Mundo que terá Estados Unidos, México e Canadá começa em setembro para as equipes da América do Sul. Os paraguaios, entretanto, não têm motivos para otimismo, apesar do incremente do número de vagas para o continente para o primeiro Mundial que em vez de 32 terá 48 participantes. Isso significa que os sul-americanos passarão a ter seis lugares garantidos na disputa e a possibilidade de até mesmo levar uma sétima equipe através da repescagem.
Isso torna a disputa bastante fácil uma vez que são dez os candidatos às vagas. A preparação do Paraguai para as eliminatórias sul-americanas, tem apresentado desempenho e resultados ruins. Desde o final do processo seletivo para a Copa do Catar de 2022, no qual o país não teve sucesso, fora, realizados oito amistosos. O time colheu duas vitórias, duas igualdades e deixou o campo derrotado em quatro oportunidades.
O mais recente dos fracassos aconteceu em março. Diante do Chile, levou 3 a 2. Em junho, o amistoso contra a Nicarágua foi o único marcado para que o time comandado pelo técnico Guillermo Barros Schelotto mostre serviço. Para o confronto, ele convocou os seguintes jogadores:
Goleiros: Antony Silva (Puebla, México), Aldo Pérez (Guaireña FC);
Defensores: Santiago Rojas (Club Atlético Tigre, Argentina), Robert Rojas (River Plate, Argentina), Omar Alderete (Getafe, Espanha), Junior Alonso (Krasnodar, Rússia), Ivan Piris, (Libertad), Fabián Balbuena (Corinthians), Gustavo Gómez (Palmeiras), Bruno Valdez (Boca Juniors, Argentina);
Meias: Blas Riveros (Brøndby, Dinamarca), Diego Gómez (Libertad), Ramón Sosa (C.A. Talleres, Argentina), Mathias Villasanti (Grêmio), Mathías Rojas (Racing Club, Argentina), Andrés Cubas (Vancouver Whitecaps, Canadá), Braian Ojeda (Real Salt Lake, Estados Unidos), Richard Sánchez (América, México), Alejandro Romero (Al-Taawon FC, Arábia Saudita), Jesús Medina (CSKA Moscou, Rússia), Matías Galarza (Vasco), Lorenzo Melgarejo (Libertad);
Atacantes: Julio Enciso (Brighton & Hove Albion, Inglaterra), Derlis González (Olimpia), Robert Morales (Cerro Porteño).
Paraguai na temporada atual
A forma atual do Nicarágua
O amistoso deste sábado deveria encerrar o ciclo de preparação da Nicarágua para a disputa da Copa Ouro, que será disputada no final do mês de junho e começo de julho nos Estados Unidos. A seleção, entretanto, acabou sendo excluída do torneio. Decisão tomada pela Concacaf, entidade que reúne as federações das Américas Central e do Norte.
A punição foi aplicada por terem os nicaraguenses utilizado o atletas Richard Rodríguez, nascido no Uruguai, de forma irregular por oito partidas. A Federação Nicaraguense não seguiu a exigência da Fifa (Federação Internacional de Futebol) de só nacionalizar atletas que morem no país por pelo menos cinco anos. A retirada da Copa Ouro não foi a única punição aplicada. A seleção, que participava da Liga A da Liga das Nações da Concacaf, foi rebaixada para a Liga B, a Segunda Divisão do torneio.
Nos dois amistosos anteriores, programados para desenvolver o time antes da estreia na Copa Ouro, a Nicarágua enfrentou Panamá e Uruguai. Perdeu ambos. Apanhou por 3 a 1 dos panamenhos em 10 de junho. Na quarta-feira, 14 de junho, levou 4 a 1 dos uruguaios. Os jogadores chamados para as partida foram:
Goleiros: César Salandia (Real Estelí), Miguel Rodríguez (Diriangén), Alyer López (Managua);
Defensores: Melvin Hernández (Unan Managua). Erick Téllez e Francisco Flores (Diriangén), Josué Quijano, Óscar Acevedo e Marvin Fletes(Real Estelí), Cristian Reyes (Pérez Zeledón) e Juan Luis Pérez (Alajuelense);
Meias: Juan Barrera e Harold Medina (Real Estelí), Henry Niño e Kevin Serapio (Managua), Jason Coronel e Junior Arteaga (Diriangén), Nextalí Rodríguez (Sporting San José), Jacob Montes (Botafogo) e Marías Belli (Sandnes);
Atacantes: Byron Bonilla e Widman Talavera (Real Estelí), Luis Coronel (Diriangén), Bancy Hernández (Walter Ferreti), Jaime Moreno (SJK) e Ariagner Smith (Panavezye).
Nicarágua na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Paraguai x Nicarágua
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Paraguai x Nicarágua
Não há previsão de transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Paraguai x Nicarágua
Suspensos e lesionados para Paraguai x Nicarágua
Adam Bareiro Torção de tornozelo Fim de dezembro de 2024 |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Paraguai x Nicarágua
O palpite Paraguai x Nicarágua do SDA
Precisando apresentar resultados melhores quando se aproxima o momento de começar a disputa das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 e diante de uma Nicarágua abalada pela exclusão da Copa Ouro, o Paraguai tem o prognóstico na vitória como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o amistoso deste domingo.
Palpite Paraguai x Nicarágua