Serie A

15/01/2021

21:30

Palmeiras
Gremio
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 15/01/2021 21:25.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 15/01/2021 21:25.

As informações e o palpite para Palmeiras x Grêmio

Finalistas da Copa do Brasil 2020, que tem seus jogos decisivos a princípio programados para fevereiro, Palmeiras e Grêmio fazem nesta sexta-feira, 15 de janeiro, uma prévia da final. O encontro abre a programação da trigésima jornada do Brasileirão. Será realizado no estádio Allianz Parque, em São Paulo. A previsão é de que a bola comece a rolar às 21h30 (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Palmeiras

A antecipação do jogo, que normalmente seria realizado no final de semana, faz parte de uma estratégia para permitir que o Palmeiras coloque em dia sua agenda. O clube, finalista da Copa Libertadores da América, tem dois jogos atrasados pela Série A do Brasileirão. Realizará um deles na segunda-feira, 18 de janeiro, também em seu estádio contra o Corinthians. O encontro é da vigésima oitava jornada, que foi remanejado justamente devido à compromisso pelo torneio continental.

O calendário pode ficar ainda mais complicado para o alviverde, que se for campeão da Libertadores irá disputar, em fevereiro, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Isso pode fazer com que a decisão da Copa do Brasil seja remanejada para março. Porém, isso é um problema para depois. No momento, o técnico Abel Ferreira tem que lidar com a recuperação física e psicológica de seus atletas depois da partida de terça-feira, 12 de janeiro, contra o River Plate.

Por muito pouco o Palmeiras não proporcionou um vexame histórico. Após marcar 3 a 0 nos argentinos em Buenos Aires, quase complicou sua classificação para a final. Foi derrotado, em casa, por 2 a 0, e ainda tomou sufoco no final apesar de ter atuado com um atleta a mais desde os 28 minutos da fase final quando Rojas foi expulso. Não acertou um arremate sequer na direção da meta adversária em seis míseras tentativas que fez ao longo do confronto. Viu os argentinos criarem 23 oportunidades de finalização, sendo que 11 delas foram no alvo. O goleiro Weverton foi um dos grandes responsáveis pela classificação.

Com a sequência intensa de jogos é possível que o técnico promova mudanças na escalação. Porém, menos baseada em critérios técnicos e mais nas condições físicas dos atletas. Com 47 pontos (13 vitórias, oito empates e seis derrotas), o Palmeiras ocupa a sexta posição na tabela de classificação do Brasileirão. São nove pontos a menos que o São Paulo, líder. Como mandante, o desempenho é ligeiramente melhor. Figura na quinta posição no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 25 (sete vitórias, quatro empates e duas derrotas) tendo feito 22 gols e sofrido 12.

Provável escalação do Palmeiras

 

Palmeiras na temporada atual


A forma atual do Grêmio

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Eliminado pelo Santos nas quartas de final da Copa Libertadores da América, o Grêmio pode acompanhar de longe o desgaste Palmeiras e contar com uma semana livre visando a preparação para o confronto desta sexta-feira. Só não teve tranquilidade absoluta por ter sido insatisfatório seu último resultado no Brasileirão. No sábado, 9 de janeiro, ficou no empate sem gols diante do Fortaleza, na Arena Castelão.

Com isso, chegou aos 49 pontos (12 vitórias, 13 empates e três derrotas). Suficiente apenas para conseguir a quinta colocação na tabela de classificação. Tivesse vencido teria saltado para o terceiro posto. Está sete pontos abaixo do São Paulo, líder. Como visitante, o Tricolor Gaúcho tem desempenho significativamente inferior. É o décimo colocado no ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 42 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 18 (três vitórias, nove empates e duas derrotas) tendo feito 11 gols e sofrido dez.

O técnico Renato Gaúcho poderá contar com praticamente todo seu elenco à disposição para o encontro. O volante Lucas Silva e o zagueiro Paulo Miranda, no entanto, não têm condições de atuar. Estão suspensos. Há dúvida em relação ao zagueiro Geromel, ainda em processo de recuperação de lesão. O provável time para o confronto é Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (David Braz), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan (Maicon), Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Palmeiras x Grêmio:

Difícil imaginar que o Palmeiras faça duas partidas tão ruins em sequência. Diante de um Grêmio descansado, mas que também não vem apresentando grande futebol, o prognóstico na igualdade acaba sendo boa opção de palpite para o encontro desta sexta-feira pela trigésima rodada da edição 2020 do Brasileirão.

Prognóstico e palpite final para Palmeiras x Grêmio:


Promoções

Dicas de aposta