Paulista A1 Playoff

08/08/2020

16:30

Palmeiras
Corinthians
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 08/08/2020 16:27.

As informações e o palpite para Palmeiras x Corinthians

Será definido neste sábado, 8 de agosto, o vencedor da edição 2020 do Campeonato Paulista. Palmeiras e Corinthians fazem a segunda – última – partida decisiva no Allianz Parque, em São Paulo. O pontapé inicial está marcado para 16h30 (horário de Brasília). Os clubes ficaram no 0 a 0 no primeiro jogo. Assim, quem vencer fica com o título. Em caso de igualdade, não há vantagem para qualquer dos dois lados. Assim, o regulamento estabelece a definição do título através de cobrança de pênaltis.

A programação da final do Paulistão no final de semana em que será aberta a disputa do Campeonato Brasileiro fez com que a Confederação Brasileira de Futebol adiasse os jogos dos finalistas na Série A. O Corinthians iria enfrentar o Atlético-GO em seu estádio e o Palmeiras teria como rival o Vasco, também em seus domínios. As partidas ainda não foram reagendadas.


O desempenho recente do Palmeiras

Famoso por dizer que o “medo de perder tira a vontade de ganhar”, o técnico Vanderlei Luxemburgo deu um exemplo prático da frase na quarta-feira, 5 de agosto, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista. Depois de buscar um esquema um pouco mais ofensivo no jogo contra o Corinthians pela fase de classificação do torneio e perder por 1 a 0, optou por uma retranca cujo único objetivo era evitar a derrota no primeiro jogo.

A escalação do meia Zé Rafael foi fundamental para ajudar a fechar o meio-campo e evitar as progressões do Corinthians. Isso ajudou a transformar o clássico em um jogo modorrento. O alviverde até contou com a posse de bola por mais tempo. Porém, ao longo do encontro, incomodou o goleiro Cássio somente em três oportunidades.

É possível que Luxemburgo reverta a alteração para o segundo jogo colocando um meio-campistas mais ofensivo e que seja capaz de atuar mais próximo dos atacantes. Embora as partidas sejam disputadas sem a presença de público, fator que no Paulistão tem efeito ainda maior , pois todos os clássicos são disputados com torcida única, no caso do Palmeiras há um fator extra que torna o mando de campo mais importante. O Allianz Parque tem grama sintética e o Palmeiras treina nesse tipo de gramado, o que não acontece com os rivais.

Provável escalação do Palmeiras

 

Palmeiras na temporada atual


A forma atual do Corinthians

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Se o Palmeiras ainda tinha alguma justificativa, mesmo que fraca, para defender o empate, o Corinthians em nenhum momento se mostrou fortemente interessado na vitória no jogo de ida. Aceitou o sistema de primeiro evitar a derrota para, depois, buscar a vitória. O problema é que a hora do depois não chegou.

Coube ao alvinegro, contudo, a melhor oportunidade de abrir o marcador. Em um lançamento de Luan, Ramiro, livre na área, não fez uma boa finalização. Parecia não acreditar que estivesse em condição legal, o que facilitou a intervenção dos defensores palmeirenses.

Não foi, todavia, uma surpresa. O Corinthians tem jogado dessa forma desde a retomada dos jogos após a paralisação de mais de quatro meses do calendário do futebol brasileiro. Foi um passo atrás no anunciado processo de mudança da estrutura tática que predominou no clube nos últimos anos. Com a volta ao futebol criado pelo trio Tite-Mano Menezes-Fábio Carille, o Corinthians não teve sua defesa vazada nas cinco partidas que realizou depois da parada.

Provável escalação do Corinthians

 

Corinthians na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Palmeiras x Corinthians:

A postura dos times no primeiro jogo não dá esperanças de qualquer mudança de estratégia para segunda partida. A expectativa é de que tanto Palmeiras quanto Corinthians procurem, antes de mais nada, evitar sofrer o gol. Dessa maneira, o prognóstico na igualdade é o palpite indicado para o encontro deste sábado que vai decidir o título do Campeonato Paulista 2020.

Prognóstico e palpite final para Palmeiras x Corinthians:


Dicas de aposta