Noruega e Filipinas fazem neste domingo, 30 de julho, confronto pela terceira e última rodada do grupo A da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. A partida será realizada no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, que compartilha com a Austrália o direito de receber os jogos do Mundial. O duelo tem início marcado para 4h (horário de Brasília), assim como o outro encontro da chave, que envolve Nova Zelândia e Suíça. Todas as seleções chegam à jornada final da chave de grupos com chances de classificação.

O desempenho recente da Noruega

Contando com um título mundial em seu currículo, a Noruega, mesmo sem grandes resultados em torneios continentais recentes, desembarcou na Nova Zelândia como maior candidata ao ficar com a primeira colocação do grupo A. Entra para a jornada final da chave na última colocação. Apesar da decepcionante campanha, depende somente de seu resultado para conseguir avançar para a próxima etapa do Mundial.

Na estreia, as norueguesas foram surpreendidas pela Nova Zelândia. A equipe da casa jamais havia vencido um jogo de Copa do Mundo. Quebrou o tabu ao marcar 1 a 0. Tento de Wilkinson aos três minutos da segunda etapa. Ainda desperdiçou cobrança de pênalti aos 45 minutos do segundo tempo. Ela foi executada por Percival. Pode fazer falta em um grupo embolado e que as vagas podem ser definidas no saldo de gols.

As neozelandesas, após de serem consideradas inferiores tecnicamente, fizeram uma partida equilibrada com a Noruega. Tiveram a bola por 50% do tempo, construíram o mesmo número de oportunidades para disparo (11) e também ficaram em pé de igualdade no índice de tiros no alvo. Foram duas para cada lado. Na segunda rodada, diante da Suíça, a Noruega não saiu do 0 a 0.

Dessa vez, fez uma partida melhor. Ficou com a bola por metade do tempo, criou quase o dobro de chances para disparo (13 a 7) e liderou a estatística de tiros certos (4 a 1). Porém, com um ponto, está na lanterna da chave. Assim, precisa, para não ser eliminada, obrigatoriamente vencer o jogo deste domingo. Qualquer outro resultado fará com que as atletas arrumem as malas de voltem para casa. No entanto, só a vitória não bastará. Provocará, no máximo, a igualdade na pontuação seja com Nova Zelândia seja com a Suíça, que vão se enfrentar. A definição acontecerá no saldo de gols. Antes da última rodada, a Noruega, com déficit de um gol, está em desvantagem tanto na comparação com as neozelandesas (zero) quanto com as suíças (dois). Precisa reverter esse cenário.

Noruega na temporada atual

A forma atual das Filipinas

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Se as norueguesas surpreenderam de forma negativa na disputa da fase de grupos da Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia, aconteceu o contrário com a equipe das Filipinas. Para a equipe, alcançar a classificação para participar do torneio parecia ser o limite. Assim, a expectativa era de que disputasse os três jogos e voltasse para casa sem ter feito um ponto sequer.

Já foi além disso. Alcançou uma vitória e entra na jornada derradeira com chances de classificação para a segunda fase do Mundial. Na estreia, a equipe filipina não teve como resistir ao time suíço. Foi derrotada por 2 a 0. No encontro, desenvolveu somente três chances para arremate. Não acertou um disparo sequer. A Suíça, que teve o controle da redonda por 73% do tempo, fez 19 arremates, sendo que nove delas foram na direção certa. Marcou com Bachmann, em cobrança de pênalti, aos 45 minutos do primeiro tempo, e aos 19 minutos da etapa final através de Piubel.

Na segunda rodada, entretanto, surpreendeu as donas da casa. Marcou 1 a 0 na Nova Zelândia, um resultado para entrar na história do futebol feminino do país. Bolden, contando com assistência de Eggesvik, marcou aos 24 minutos da primeira etapa. Além desse lance, o time filipino só acerto mais uma finalização em quatro tentativas de arremate ao longo do encontro. Depois, tratou de defender a vantagem. As neozelandesas, que tiveram o controle da redonda por 54% do tempo, fizeram 15 disparos, acertaram cinco. Pararam na arqueira Olivia McDaniel, a melhor atleta na partida.

Com três pontos, a equipe das Filipinas ficou na terceira posição. Para dar um passo adiante, para não depender de qualquer outro resultado, precisa derrotar a Noruega. Um empate, entretanto, pode bastar. Nesse caso, teria que torcer para Suíça superar a Nova Zelândia no outro jogo da chave.

Filipinas na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Noruega x Filipinas

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Noruega x Filipinas

Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Noruega x Filipinas

Suspensos e lesionados para Noruega x Filipinas

Probabilidades de resultado para Noruega x Filipinas

O palpite Noruega x Filipinas do SDA

A Noruega tem atuado muito abaixo de seu potencial e o noticiário da imprensa local indica existir uma crise de relacionamento no elenco. Ainda assim, o plantel norueguês abre a possibilidade para exibições com nível bem mais elevado, o que faz com que o prognóstico em seu sucesso seja o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” no encontro deste domingo pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino Austrália e Nova Zelândia.

Palpite Noruega x Filipinas