Agora mais ‘magro’, o Campeonato Francês tem nesta sexta-feira, 11 de agosto, a abertura de sua temporada 2023/2024. A bola começa a rolar no encontro envolvendo Nice e Lille. O palco do confronto pela jornada inaugural da Ligue 1 será o estádio Allianz Riviera, em Nice. O pontapé inicial está marcado para 16h (horário de Brasília). Será a primeira edição da competição após a redução do número de participantes. Em vez de 20 clubes, o torneio passa a contar com 18. Isso significa a realização de 38 jogos a menos.

Não será a única mudança. A melhora do índice da França no ranking da Uefa, que organiza as competições internacionais, aumentou o número de vagas destinadas ao país em competições continentais via Ligue 1. Em vez de cinco, serão seis. Agora, os quatro primeiros seguem para a Champions League. O quinto terá vaga na Europa League e o sexto segue para Liga da Conferência Europeia. A zona de rebaixamento volta ao padrão habitual. Depois de contar com quatro clubes na temporada passada, volta a ser formada por três clubes, sendo que dois descem diretamente para Ligue 2 e o antepenúltimo colocado ainda terá a chance de disputar a repescagem com o terceiro colocado da Segunda Divisão.

O desempenho recente do Nice

A temporada 2022/2023 do Nice foi frustrante. O time contava com grandes expectativas em seu retorno às disputas internacionais. Contudo, viu seus planos atrapalhados antes mesmo de começar os trabalhos. O técnico Christophe Galtier, contratado para um trabalho de longo prazo, abandonou o clube após o primeiro ano de seu contrato. Optou por uma proposta economicamente superior do Paris Saint-Germain.

Os cartolas optaram, então, por uma solução conhecida. Recorreram ao suíço Lucien Favre, que tinha no currículo uma longa passagem pelo clube. No entanto, ele não conseguiu manter o mesmo padrão do antecessor. Acabou demitido no meio da temporada após uma vexatória eliminação para o pequenino Le Puy na Copa da França. O auxiliar Didier Digard obteve bons resultados em curto prazo e, depois, mesmo tendo o time caído de rendimento, foi mantido até o final da temporada. Sempre com o rótulo de técnico interino.

Na Liga da Conferência Europeia, o clube avançou até as quartas de final. Foi eliminado pelo Basel, da Suíça. Na Ligue 1, atingiu 58 pontos (15 vitórias, 13 empates e dez derrotas). Fechou sua participação na nona posição. Não terá torneio internacional em sua agenda neste ano. Ficou nove pontos abaixo justamente do Lille, seu adversário desta sexta-feira, que na quinta colocação fechou a zona de classificação para competições continentais. Como mandante, pontou em 14 das 19 partidas que realizou no Allianz Riviera. Dos 57 pontos disputados, ganhou 28 (sete vitórias, sete empates e cinco derrotas). Fez 24 gols e sofreu 18.

O jovem técnico italiano Francesco Farioli, de apenas 34 anos, foi o escolhido para assumir o comando do Nice. Ele tem duas experiências no futebol turco. Comandou o Karagumruk, em sua primeira experiência profissional, e mais recentemente o Alanyaspor. Assinou contrato por duas temporadas. O time realizou cinco partidas na pré-temporada. Ganhou uma. Superou o Montpellier (1 a 0). Empatou uma, diante do Villarreal (1 a 1), da Espanha. Perdeu três. Foi superado por Lausanne (3 a 1), da Suíça, Braga (2 a 0), de Portugal, e Fiorentina (2 a 1), da Itália.

Nice na temporada atual

A forma atual do Lille

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A edição 2022/2023 do Lille foi marcada por oscilações. O técnico Paulo Fonseca, que voltou a trabalhar após um ano desempregado depois da demissão na Roma, custou a encontrar a melhor estratégia. Só na reta final a equipe conseguiu ser mais regular. Nas oito jornadas derradeiras, pontuou em sete (quatro vitórias e três empates). Foi decisivo para alcançar a classificação para a Liga da Conferência Europeia.

Contabilizou 67 pontos (19 vitórias, dez empates e nove derrotas). Ficou na quinta posição da tabela de classificação da Ligue 1. Um ponto abaixo do Rennes, quarto colocado, e dois acima do Mônaco, sexto colocado e primeiro clube fora do pelotão e elite. Como visitante, pontuou em 12 dos 19 jogos que realizou. Dos 57 pontos disputados, conquistou 24 (seis vitórias, seis empates e sete derrotas). Fez 25 gols e sofreu 19.

A pré-temporada contou com cinco amistosos. O Lille ganhou os três primeiros. Superou a Dunkerque (3 a 1), Cercle Brugge (7 a 2), da Bélgica, e Le Havre (3 a 2), que agora é também um integrante da Primeira Divisão. Foi derrotado pelo Empoli (2 a 1), da Itália. No último teste, ficou no empate sem gols com o Brentford, da Inglaterra, em 5 de agosto. Sua mais significativa movimentação no mercado até agora foi o acerto com o zagueiro Samuel Umtiti, de 29 anos, ex-Barcelona, que estava livre. Na temporada passada, defendeu o Lecce, da Itália.

Lille na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Nice x Lille

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Nice x Lille

Campeonato Francês não tem transmissão para o Brasil por TV aberta. Os jogos são mostrados apenas através dos canais por assinatura da Disney (ESPN/Star+). Já pela internet/streaming é possível assistir pelo Star+. Casas como bet365Betfair e Betway anunciam transmissões ao vivo de jogos da Ligue 1. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Nice x Lille

Suspensos e lesionados para Nice x Lille

Probabilidades de resultado para Nice x Lille

Estatísticas de Nice x Lille

O palpite Nice x Lille do SDA

O Lille tem um trabalho já consolidado da temporada passada, contudo, mostra potencial para crescimento. O Nice teve momentos de pico de atuação que indicam capacidade para alçar voos mais altos. Entretanto, passa por uma transição de comando. O prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais adequado no mercado “vencedor 1×2” de acordo com a análise do SDA para o duelo desta sexta-feira pela primeira rodada do Campeonato Francês em sua versão 2023/2024.

Palpite Nice x Lille