Antes mesmo da abertura oficial da data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para confrontos entre seleções, as equipes de México e Guatemala queimaram a largada e vão abrir nesta quarta-feira, 7 de junho, a segunda temporada de amistosos entre equipes nacionais depois da realização da Copa do Mundo do Catar. O confronto terá como palco o estádio de Mazatlán, em Sinaloa, no México. O pontapé inicial está marcado para 23h (horário de Brasília).
O desempenho recente do México
Não é exatamente um fato comum a seleção do México realizar uma partida amistosa em seu território. A Federação Mexicana tem optado por realizar seus testes nos Estados Unidos, onde conta com uma grande quantidade de mexicanos no país e obtém generosas arrecadações, além de contar com a venda dos direitos de transmissão para o país. Dessa vez, mudou seus planos, talvez já pensando na Copa do Mundo de 2026, na qual será uma das sedes ao lado dos norte-americanos e canadenses.
Se o local do amistoso foi determinado devido à questão da infraestrutura, o adversário foi escolhido pensando no próximo compromisso. O México se prepara para as semifinais da Liga das Nações da Concacaf, competição que reúne às seleções das Américas Central e do Norte. A Final Four do torneio será disputada nos Estados Unidos e os mexicanos vão brigar por um lugar na decisão, em 15 de junho, contra os donos da casa. A outra semifinal envolve Panamá e Canadá. Os vencedores brigarão pelo título.
A preparação dos mexicanos conta ainda com um amistoso diante de Camarões no próximo dia 10. Em 19 de abril, fora de uma data estabelecida pela Fifa para amistosos, o México fez um amistoso contra os Estados Unidos no Arizona. A partida ficou no 1 a 1. Antuna, aos dez minutos da fase final, marcou para os mexicanos. Ferreira, aos 36 minutos, evitou a derrota dos donos da casa.
Foi a terceira partida da seleção do México após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo do Catar. Em março, na primeira data para jogos entre seleções após o Mundial, em jogos pela Liga das Nações da Concacaf, os mexicanos asseguraram sua vaga nas semifinais da competição ao superarem, por 2 a 0, Suriname, em solo adversário, e garantirem o empate por 2 a 2, em casa, diante da Jamaica. Os encontros marcaram a estreia do técnico argentino Diego Cocca no comando da seleção. Ele substituiu ao também argentino Gerardo Tata Martinez, dispensado após ao Mundial do Catar.
Para os amistosos contra Guatemala e Camarões, Cocca chamou:
- Goleiros: Carlos Acevedo (Santos), Guillermo Ochoa (Salernitana/Itália), Ángel Malagón (América), Antonio Rodríguez (Tijuana);
- Defensores: Kevin Álvarez (Pachuca), Omar Campos (Santos), Luis Romo (Monterrey), Julián Araujo (Barcelona/Espanha), Víctor Guzmán (Monterrey), Jorge Sánchez (Ajax/Holanda). Así como Néstor Araujo (América), César Montes (Espanyol/Espanha), Gilberto Sepúlveda (Guadalajara), Gerardo Arteaga (Genk/Bélgica), Israel Reyes (América), Johan Vásquez (Cremonese/Itália);
- Meias: Edson Álvarez (Ajax/Holanda), Luis Chávez (Pachuca), Diego Lainez (Tigres), Roberto Alvarado (Guadalajara), Sebastián Córdova (Tigres), Orbelín Pineda (AEK Atenas/Grécia), Alan Cervantes (Santos), Jesús Gallardo (Monterrey), Carlos Rodríguez (Cruz Azul);
- Atacantes: Uriel Antuna (Cruz Azul), Ozziel Herrera (Atlas), Erick Sánchez (Pachuca), Roberto de la Rosa (Pachuca), Raúl Jiménez (Wolverhampton/Inglaterra). Además, Alexis Vega (Guadalajara), Santiago Giménez (Feyenoord/Holanda), Henry Martín (América).
México na temporada atual
A forma atual da Guatemala
Enquanto o México ainda tem a decisão da Liga das Nações da Concacaf pelo caminho, a Guatemala já mira a Copa Ouro. No torneio, que será disputado no final do mês de junho e começo de julho, foi inserida no grupo D, que tem ainda Cuba e Canadá. A preparação para a competição contra com uma agenda de quatro amistosos. Os mexicanos apenas abrem o período de testes.
A agenda conta ainda com encontros contra Trinidad e Tobago (11 de junho), Costa Rica (16) e Venezuela (18). O técnico Luis Fernando Tena espera ter o time pronto para a estreia na Copa Ouro contra Cuba em jogo marcado para 27 de junho nos Estados Unidos. A seleção realizou duas últimas partidas, as primeiras sob a nova direção, em março, nas últimas duas jornadas da Liga B, a Segunda Divisão da Liga das Nações da Concacaf.
Atuando fora de seus domínios, bateu Belize por 2 a 0. Depois, em casa, goleou a Guiana Francesa por 4 a 0 completando sua participação com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota) na liderança do grupo D. Superou a Guiana Francesa (11 pontos), República Dominicana (oito) e Belize (um) assegurando o acesso para a divisão de elite. Os atletas convocados para os amistosos antes da Copa Ouro foram:
Goleiros: Nicholas Hagen (Hamarkameratene/Noruega), Fredy Pérez (Comunicaciones FC);
Defensores: José Ardón (Antigua GFC), José Morales (CSD Municipal), Nicolás Samayoa (Comunicaciones FC), José Carlos Pinto (Comunicaciones FC), Stheven Robles (Comunicaciones FC), Gerardo Gordillo (Juventude);
Meias: Oscar Castellanos (Antigua GFC), Jorge Aparicio (Comunicaciones FC), Rodrigo Saravia (Comunicaciones FC), Alejandro Galindo (CSD Municipal), Marlon Sequen (CSD Municipal), Pedro Altán (CSD Municipal), Jesús López (sem time);
Atacantes: Carlos Mejía (Antigua GFC), Oscar Santis (Antigua GFC), Dewinder Bradley (Antigua GFC), Anderson Ortiz (CD Guastatoya), Esteban García (Deportivo Mixco), José Franco (Deportivo Mixco), César Archila (CSD Municipal).
Guatemala na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre México x Guatemala
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de México x Guatemala
Não há previsão de transmissão do jogo pela TV para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para México x Guatemala
Suspensos e lesionados para México x Guatemala
Jordi Cortizo Lesão no tornozelo Meados de abril de 2025 |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para México x Guatemala
O palpite México x Guatemala do SDA
Contando com atletas de maior qualidade técnica e atuando em casa, a seleção mexicana tem o prognóstico na vitória diante da equipe da Guatemala o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o amistoso preparatório para as finais da Liga das Nações da Concacaf e também para a Copa Ouro. O SDA recomenda a coluna um para o confronto desta quarta-feira.
Palpite México x Guatemala