As informações e o palpite para México x Costa Rica
Será definida no duelo entre México e Costa Rica a segunda equipe finalista da edição inaugural da Liga das Nações da Concacaf. O confronto será realizado nesta quinta-feira, 3 de junho, no estádio Empower Field at Mile High, em Denver (Colorado, Estados Unidos). O pontapé inicial está marcado para 23h (horário de Brasília), Logo após a primeira semifinal, que será entre as seleções de Honduras e Estados Unidos.
Como funciona a Liga das Nações da Concacaf
A Nations League é um formato que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) tenta implantar junto a todas as federações na tentativa de preencher o calendário com jogos oficiais e, dessa maneira, evitar a realização de amistosos. Por enquanto, somente a Uefa (Europa) e a Concacaf (Américas Central e do Norte) aderiram à fórmula.
Divididas em divisões com acesso e descenso, as seleções disputam o torneio. A Liga A é a divisão de elite. Tem 12 equipes. Elas participaram de uma primeira fase na qual foram divididas em quatro grupos de três times. Jogaram em turno e returno e os quatro campeões de grupo avançaram para as semifinais. Os quatro últimos colocados (Cuba, Bermuda, Trinidad e Tobago e Haiti) foram rebaixados para a Liga B.
O desempenho recente do México
A seleção mexicana foi a única a conseguir aproveitamento de 100% na primeira fase da competição. Venceu todos os quatro jogos disputados alcançando os 12 pontos possíveis no grupo B, que teve ainda Panamá e Bermuda, que somaram três pontos. A seleção de Bermuda, por levar desvantagem no saldo de gols, acabou sendo rebaixada para Liga B, a Segunda Divisão. O México fez 13 gols no estágio inicial e teve sua defesa vazada em três ocasiões.
A primeira fase do torneio foi encerrada em novembro de 2019. Desde então, com as muitas mudanças no calendário provocadas pela pandemia do Covid-19, os mexicanos realizaram oito amistosos em sua preparação visando as eliminatórias para Copa do Mundo do Qatar de 2022. venceram seis, empataram um e deixaram o campo derrotados somente em uma ocasião. O duelo mais recente foi em 29 de maio.
Os mexicanos superaram a Islândia por 2 a 1. Os islandeses saíram na frente no jogo de preparação para o estágio decisivo da Liga das Nações. Alvarez, contra, abriu o placar aos 14 minutos da primeira etapa. No segundo tempo, Lozano, aos 28 minutos, igualou. A virada foi concretizada cinco minutos depois, em novo tento assinalado por Lozado. Para as finais do torneio, o técnico argentino Gerardo Tata Martino chamou os seguintes atletas:
Goleiros: Rodolfo Cota, Guillermo Ochoa, Alfredo Talavera
Defensores: Edson Álvarez, Néstor Araujo, Gerardo Arteaga, Jesús Gallardo, Héctor Moreno, Rodolfo Pizarro, Luis Rodríguez, Osvaldo Rodríguez, Luis Romo, Carlos Salcedo, Jorge Sánchez
Meias: Jonathan dos Santos, Andrés Guardado, Erick Gutiérrez, Héctor Herrera, Orbelín Pineda, Carlos Rodríguez
Atacantes: Jesús Corona, Hirving Lozano, Henry Martín, Alan Pulido
Provável escalação do México
México na temporada atual
A forma atual da Costa Rica
A Costa Rica foi quem teve mais dificuldades entre os semifinalistas para sobreviver ao estágio inicial da Liga das Nações da Concacaf. Venceu o grupo D com seis pontos (uma vitória e três empates). Somente um a mais do que a equipe de Curacão, que ficou na segunda posição da chave. Haiti, com três pontos, acabou sendo rebaixada para Segunda Divisão. Os costarriquenhos marcaram quatro gols e tiveram sua rede balançada em três ocasiões.
Fizeram sete amistosos desde o encerramento da fase de classificação e não venceram um deles sequer. Foram cinco derrotas e dois empates. O mais recente deles, em 30 de março, justamente contra a seleção mexicana. Foram batidos por 1 a 0. Gol de Lozano aos 44 minutos do segundo tempo. A equipe tem desfalques significativos para o estágio final da Liga das Nações da Concaf.
A maior baixa é do goleiro Keylor Navas, o maior astro do país. Preferiu descansar depois de uma intensa temporada com o Paris Saint-Germain. Os atletas convocados foram:
Goleiros: Leonel Moreira, Esteban Alvarado e Aaron Cruz;
Defensores: Oscar Duarte, Kendall Waston, Francisco Calvo, Keysher Fuller, Yael López, Aaron Salazar, Bryan Oviedo e Ronald Matarrita;
Meias: Celso Borges, Allan Cruz, Randall Leal, Luis Díaz, Yeltsin Tejeda, Gerson Torres, Bryan Ruiz, Bernard Alfaro e Alonso Martínez;
Atacantes: Joel Campbell, Felicio Brown e Johan Venegas.
Provável escalação da Costa Rica
Costa Rica na temporada atual
Prognóstico e palpite final para México x Costa Rica:
O prognóstico no sucesso do México diante da Costa Rica é o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira nas semifinais da edição inaugural da Liga das Nações da Concacaf.
Prognóstico e palpite final para México x Costa Rica: