[toc]

Ainda sem ter definido quem será seu novo treinador, a seleção do Uruguai tem dois amistosos na Ásia como abertura de sua caminhada visando o Mundial de 2026. O primeiro deles será nesta sexta-feira, 24 de março contra o Japão. O New National Stadium, em Tóquio, será o cenário do duelo. O pontapé inicial está marcado 7h30 (horário de Brasília).

O desempenho recente do Japão

O trabalho do técnico Hajime Moriyasu foi aprovado na Copa do Mundo do Catar. Ele colocou o Japão no topo da tabela de classificação do Grupo E. Com seis pontos (duas vitórias e uma derrota), os nipônicos deixaram para trás Espanha (quatro pontos, que avançou como segunda colocada), Alemanha (quatro pontos) e Costa Rica (três pontos). Nem mesmo a queda diante da Croácia nas oitavas de final abalou seu prestígio. Teve o contrato renovado para mais um ciclo.

Porém, o trabalho de boa parte dos atletas que tiveram sob sua direção não recebeu a mesma avaliação. Dez dos jogadores que estiveram no Mundial de 2022 não foram chamados para os dois amistosos que abrem o ciclo para a Copa de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Além do Uruguai, o Japão medirá forças contra a Colômbia no próximo dia 28.

Dentre os atletas que foram ‘esquecidos’ está o atacante Takumi Minamino, que no auge de sua linha de crescimento foi adquirido pelo Liverpool e, agora, tem sido emprestado pelo clube inglês na tentativa de diminuir o prejuízo. Também ficaram de fora os veteranos defensores Maya Yoshida, Yuto Nagatomo e Hiroki Sakai, o que indica um processo de renovação. Os jogadores convocados foram:

Goleiros: Daniel Schmidt (Sint-Truiden), Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima), Kosei Tani (Gamba Osaka);

Defensores: Ko Itakura (Borussia Monchengladbach), Takehiro Tomiyasu (Arsenal), Hiroki Ito (Stuttgart), Daiki Hashioka (Sint-Truiden), Ryotaro Tsunoda (Yokohama F Marinos), Ayumu Seko (Grasshoppers), Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar), Kashif Bangnagande (FC Tokyo), Riku Handa (Gamba Osaka);

Meias e atacantes: Wataru Endo (Stuttgart), Junya Ito (Reims), Takuma Asano (Bochum), Hidemasa Morita (Sporting), Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt), Takuma Nishimura (Yokohama F Marinos), Kaoru Mitoma (Brighton), Daizen Maeda (Celtic), Ritsu Doan (Freiburg), Ayase Ueda (Cercle Brugge), Ao Tanaka (Dusseldorf), Shuto Machino (Shonan Bellmare), Keito Nakamura (LASK), Takefusa Kubo (Real Sociedad).

Japão na temporada atual


A forma atual do Uruguai

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O técnico Diego Alonso foi a solução de emergência para o momento em que o Uruguai decidiu substituir o lendário ‘maestro’ Oscar Tabárez em meio a um cenário de perigo de eliminação na seletiva da América do Sul para a Copa do Mundo do Catar. Apresentou resultados excelentes em curto prazo e levou a Celeste para o Mundial. No torneio, entretanto, fracassou.

Ao postar o Uruguai de maneira exageradamente defensiva, não superou sequer o estágio de grupos. Acabou sendo demitido. Apesar de isso ter acontecido em novembro, até agora a Federação Uruguai não foi capaz de se decidir por um substituto. Para o amistoso contra o Japão e a partida diante da Coreia do Sul no próximo dia 28, o comando da seleção foi entregue de forma interina nas mãos de Marcelo Broli, que deixou de lado uma série de jogadores experientes. Entre eles os atacantes Luis Suarez e Edinson Cavani e os defensores Diego Godin e José Maria Gimenez.

Ele chegou a chamar o meia De Arrascaeta. O atleta do Flamengo, contudo, teve que ser cortado devido à lesão. Os jogadores convocados foram:

Goleiros: Sergio Rochet (Nacional), Santiago Mele (Unión de Santa Fe) e Gastón Olveira (Olimpia);

Defensores: Sebastián Coates (Sporting de Portugal), Santiago Bueno (Girona) Ronald Araujo (Barcelona), Matías Viña (Bournemouth), José Luis Rodríguez (Vasco da Gama), Mathías Olivera (Napoli), Joaquín Piquerez (Palmeiras), Giovanni González (Mallorca);

Meias: Manuel Ugarte (Sporting de Portugal), Matías Vecino (Lazio), Felipe Carballo (Gremio), Federico Valverde (Real Madrid), Facundo Pellistri (Manchester United), Facundo Torres (Orlando City), Agustín Canobbio (Athletico Paranaense), Giorgian De Arrascaeta (Flamengo), Diego Rossi (Fenerbahce);

Atacantes: Darwin Núñez (Liverpool), Maximiliano Gómez (Trabzonspor), Matías Arezo (Peñarol).

Uruguai na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Japão x Uruguai

Suspensos e lesionados para Japão x Uruguai

Probabilidades no 1×2 para Japão x Uruguai

Palpite final para Japão x Uruguai

Em processo mais avançado de montagem de equipe, o Japão, em casa, tem o prognóstico na vitória diante do Uruguai o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro amistoso desta sexta-feira.

Prognóstico para Japão x Uruguai