Chile vence!
Aposte agora em Betfair

Prognóstico para Japão x Chile

Nosso palpite: Chile vence

Registre-se e aposte com as melhores cotações para o jogo

 

As informações e o palpite para Japão x Chile

Com a estreia da seleção chilena, campeã das duas últimas edições do torneio, e da equipe convidada do Japão, será concluída nesta segunda-feira, 17 de junho, a primeira rodada da Copa América 2019. A partida, que vale pelo grupo C, que tem ainda Uruguai e Equador, será realizada no estádio do Morumbi, em São Paulo, a partir das 20h (horário de Brasília).

Normalmente disputada por dez países, que compõem a Confederação Sul-Americana de Futebol, dessa vez a Copa América tem 12 participantes, uma vez que as seleções de Japão e Catar foram convidadas para o torneio. Dessa maneira, a primeira fase conta com quatro grupos de três times que vão se enfrentar em turno único. Ao final das três jornadas estabelecidas, os dois primeiros avançarão para as quartas de final.

Mais duas vagas serão concedidas para completar os emparelhamentos da fase eliminatória para os terceiros colocados na comparação entre as equipes ao final do estágio inicial.

O desempenho recente do Japão

Em sua segunda participação na Copa América – a primeira foi em 1999, a seleção do Japão não será representada por sua equipe principal. A Federação Japonesa resolveu utilizar o torneio como base de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

Assim, o técnico Hajime Moiyasu tem como base de sua convocação para a competição em solo brasileiro atletas da equipe sub23. Dos 23 chamados, apenas seis suberam a barreira de idade permitida para participação olímpica. Mesmo nesse grupo, somente três são chamados com alguma regularidade para seleção principal.

Os cartolas alegaram ter tomado essa decisão pela dificuldade que encontram com os clubes para liberação dos atletas. Embora a Copa América seja uma competição oficial e incluída no calendário da Fifa (Federação Internacional de Futebol), o que significa obrigatoriedade da cessão dos jogadores pelos times, isso só vale para as equipes sul-americanas. Como convidado, o Japão não poderia exigir o mesmo tratamento. Assim, para evitar conflitos, decidiu deixar de lados seus atletas mais importantes, que ficaram com o vice-campeonato da Copa da Ásia em janeiro deste ano.

A forma atual do Chile

Os chilenos disputarão o torneio sob forte pressão. Apesar de terem vencido as duas últimas edições da Copa América, não conseguiram se classificar para a Copa do Mundo da Rússia de 2018, o que provocou a mudança do comando técnico. O colombiano Reinaldo Rueda, responsável pelo ciclo de preparação para a Copa do Mundo do Catar, contudo, tem sido muito criticado em seu processo de renovação da seleção.

Ele foi alvo de protestos de torcedores ao anunciar a reação para Copa América de 2019. O clima fez até com que a federação local evitasse realizar o amistoso de despedida antes do embarque para o Brasil em Santiago. Optaram por enfrentar a frágil equipe do Haiti em La Serena. A seleção do Chile venceu por 2 a 1, mas de virada. A situação muito provavelmente geraria intensos protestos na capital, onde a torcida é considerada mais exigente.

Desde o final da participação nas eliminatórias para Copa da Rússia, Rueda comandou o time em 13 amistosos. Venceu cinco (Suécia, Sérvia, México, Honduras e Haiti); empatou quatro (Dinamarca, Polônia, Coreia do Sul e Estados Unidos); e perdeu quatro (Romênia, Peru, Costa Rica e México).

Prognóstico final para Japão x Chile

A utilização de uma equipe essencialmente formada por atletas sub-23 reduz significativamente as possibilidades de sucesso do Japão e faz com que o prognóstico na vitória do Chile seja o palpite mais indicado no confronto que fecha nesta segunda-feira a primeira rodada da fase de classificação da Copa América 2019.

Prognóstico Japão x Chile:

Cotação de 1,32* na plataforma de apostas esportivas de Betfair.

*A cotação estava disponível às 12h34 de 13/6/2019