As informações e o palpite para Itália x Suíça

Contando com a possibilidade de garantir a classificação para segunda etapa com uma jornada de antecipação, a Itália enfrenta a Suíça nesta quarta-feira, 16 de junho, em confronto pela segunda rodada do grupo A da fase final da Euro 2020. O encontro fecha a programação de três partidas agendadas para o dia. Terá como palco o estádio Olímpico, em Roma. O início do duelo está marcado para 16h (horário de Brasília). A chave tem ainda País de Gales e Turquia.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Itália

Coube aos italianos realizar a partida de abertura da disputa da edição que celebra os 60 anos de disputa da Eurocopa. Na sexta-feira, 11 de junho, também tendo o estádio Olímpico como cenário, não encontraram maiores dificuldades para superar a Turquia. Marcaram 3 a 0. Tiveram amplo domínio do confronto, ainda que tenham demorado a abrir o marcador. No primeiro tempo, dispararam 14 vezes contra a meta adversária, sendo três dos arremates no alvo. Porém, não tiveram sucesso. Os turcos, encolhidos, não foram capazes sequer de criar uma chance de finalização ao longo da primeira etapa. Tivesse o goleiro Donnaruma chegado atrasado para o jogo, não teria sido um problema.

Na etapa derradeira, a pressão foi mantida e a seleção da Turquia acabou se atrapalhando. O defensor Demiral, que atua na Juventus, acabou fazendo gol contra aos oito minutos, abrindo o caminho para a vitória da Itália. Ela foi consolidada com os tentos de Immobile, aos 21 minutos, e Insigne, aos 34 minutos. Na fase final, os turcos até tentaram reagir. Desenvolveram três jogadas que terminaram em arremate. No entanto, dois deles foram bloqueados pelos defensores italianos e um foi para fora. Assim, Donnaruma terminou o jogo sem fazer uma defesa sequer.

Uma nova vitória nesta quarta-feira garantiria aos italianos a classificação para as oitavas de final da Euro 2020 com uma jornada de antecipação. Na rodada final, a equipe terá como adversária a seleção de País de Gales. O encontro está agendado para 20 de junho. A Itália ganhou as nove últimas partidas que disputou. A série invicta é bem mais ampla. Conta com 28 jogos. Foram 23 vitórias e cinco empates desde outubro de 2018. Para o duelo desta quarta-feira, o técnico Roberto Mancini provavelmente não poderá contar com o defensor Alessandro Florenzi, que se recupera de lesão na panturrilha. Os convocados pelo treinador para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Gianluigi Donnarumma (Milan), Alex Meret (Napoli), Salvatore Sirigu (Torino).
  • Defensores: Francesco Acerbi (Lazio), Alessandro Bastoni (Inter), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Emerson Palmieri (Chelsea), Alessandro Florenzi (Paris Saint-Germain), Leonardo Spinazzola (Roma), Rafael Toloi (Atalanta).
  • Meio-campistas: Nicolò Barella (Inter), Bryan Cristante (Roma), Jorginho (Chelsea), Manuel Locatelli (Sassuolo), Lorenzo Pellegrini (Roma), Stefano Sensi (Inter), Marco Verratti (Paris Saint-Germain).
  • Atacantes: Andrea Belotti (Torino), Domenico Berardi (Sassuolo), Federico Bernardeschi (Juventus), Federico Chiesa (Juventus), Ciro Immobile (Lazio), Lorenzo Insigne (Napoli), Giacomo Raspadori (Sassuolo).

Provável escalação da Itália

 

Itália na temporada atual


A forma atual da Suíça

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Os suíços tiveram quebrada na partida contra País de Gales sua série de vitórias. Depois de seis sucessos, não deixaram o gramado do estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, de mãos vazias. No entanto, o empate, por 1 a 1, acabou sendo decepcionante. Não apenas pelo que se esperava da equipe, mas também analisando o que ocorreu nas quatro linhas. A seleção da Suíça foi superior ao longo da maior parte do confronto. Teve a posse de pelota por bem mais tempo (62%), criou o dobro de oportunidades para arremate (18 a 9) e manteve a mesma proporção nos tiros certos (4 a 2).

No primeiro tempo, o domínio foi ainda mais amplo. Foram 11 disparados contra somente duas finalizações dos galeses. Porém, a Suíça esbarrou na má qualidade de seus arremates. Só um deles foi na direção certa. Na fase final, logo aos quatro minutos, Embolo conseguiu fazer a rede balançar dando tranquilidade ao time, que continuou melhor, porém, diminuiu a intensidade. Isso permitiu que a equipe de País de Gales buscasse o empate. Alcançou seu tento aos 29 minutos através de Moore.

A seleção da Suíça até tentou pressionar no final. Chegou a fazer o segundo gol, que acabou anulado com a intervenção do árbitro de vídeo. Fará seu último jogo na primeira fase contra a Turquia no próximo dia 20. Os atletas convocados para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), Yvon Mvogo (PSV), Jonas Omlin (Montpellier);
  • Defensores: Manuel Akanji (Dortmund), Loris Benito (Bordeaux), Eray Cömert (Basel), Nico Elvedi (Mönchengladbach), Jordan Lotomba (Nice), Kevin Mbabu (Wolfsburg), Becir Omeragic (FC Zurique), Ricardo Rodríguez (Torino), Fabian Schär (Newcastle United), Silvan Widmer (Basel);
  • Meio-campistas: Christian Fassnacht (Young Boys), Edimilson Fernandes (Mainz), Remo Freuler (Atalanta), Admir Mehmedi (Wolfsburg), Xherdan Shaqiri (Liverpool), Djibril Sow (Eintracht Frankfurt), Ruben Vargas (Augsburg), Granit Xhaka (Arsenal), Denis Zakaria (Mönchengladbach), Steven Zuber (Eintracht Frankfurt);
  • Atacantes: Breel Embolo (Borussia Mönchengladbach), Mario Gavranović (Dínamo Zagreb) e Haris Seferović (Benfica).

Provável escalação da Suíça

 

Suíça na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Itália x Suíça:

Ainda que a Suíça não tenha feito uma partida ruim diante de País de Gales, a Itália mostrou um futebol bastante superior em sua partida de estreia. Dessa maneira, o prognóstico no sucesso dos italianos é o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira pela segunda rodada da fase de grupos da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Itália x Suíça:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021