Serie A

06/12/2020

16:00

Gremio
Vasco da Gama
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 06/12/2020 15:57.

As informações e o palpite para Grêmio x Vasco

Em sua perseguição a um lugar no topo da classificação do Brasileirão 2020, o Grêmio tem o Vasco, ainda afundado na zona de rebaixamento, neste domingo, 6 de dezembro. O confronto faz parte da programação da vigésima quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Será realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a partir das 16h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Grêmio

Foi em seu estádio que o Grêmio na noite de quinta-feira, 3 de dezembro, completou o serviço contra o Guarani, do Paraguai. Depois de ter marcado 2 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, repetiu o marcador no duelo de retorno sem ter corrido qualquer risco. Terá o Santos como adversário na próxima etapa. O primeiro jogo está agendado para quarta-feira, 9 de dezembro, em Porto Alegre.

Isso deve afetar a escalação que o técnico Renato Gaúcho colocará em campo neste domingo. Mesmo que o treinador não venha utilizando na temporada atual a mesma estratégia das anteriores, quando colocada equipes inteiramente reservas no Brasileirão em jogos às vésperas de encontros pela Libertadores, ele tem atletas que dão claros sinais de desgaste e que deverão ficar de fora da partida.

O meia Jean Pierre, por exemplo, sequer aguentou completar o primeiro tempo do jogo contra o Guarani. Exame preliminar não indicou qualquer lesão grave, mas deve ser preservado para que melhore o condicionamento físico visando enfrentar o Santos. O atacante Luiz Fernando, que estava escalado para enfrentar os paraguaios, sentiu dores musculares antes da partida. Foi sacado e virou dúvida para enfrentar o Vasco.

Invicto há 15 jogos (12 vitórias e três empates), o Grêmio iniciou a disputa da vigésima quarta rodada da Série A do Brasileirão na sétima posição da tabela de classificação, a primeira fora da região que rende vaga para a Libertadores 2021. Tem 37 pontos (nove vitórias, dez empates e três derrotas), sete a menos que o São Paulo, líder. A pontuação, contudo, é a mesma de Internacional (quarto colocado), Palmeiras (quinto) e Santos (sexto), que levam vantagem apenas quando os critérios de desempate são levados em consideração.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


A forma atual do Vasco

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Vasco também entrou em campo na quinta-feira, 3 de dezembro, para encarar seu desafio pela jornada de volta da Copa Sul-Americana. Ao contrário do Grêmio, entretanto, não teve sucesso. Depois de empatar com o Defensa y Justicia, por 1 a 1, na Argentina, foi batido, por 1 a 0, em São Januário, ficando de fora da competição continental.

Foi o quinto jogo seguido do time sem vencer (três empates seguidos de duas derrotas). Na segunda-feira, 30 de novembro, pelo Brasileirão, também em São Januário, havia sido goleado por 4 a 1 pelo Ceará. Com 24 pontos (seis vitórias, seis empates e dez derrotas), o Vasco está na décima sétima posição na tabela de classificação. É o primeiro posto na zona de rebaixamento. Está um ponto abaixo do Sport, décimo sexto colocado.

Como visitante, o desempenho é melhor. O Vasco figura na décima primeira posição no ranking desse critério da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 33 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou 12 (três vitórias, três empates e cinco derrotas) tendo marcado 14 gols e sofrido 18. Para o duelo deste domingo, o técnico Ricardo Sá Pinto, que manteve no gol o jovem goleiro Lucão nas duas últimas partidas deixando de fora o experiente Fernando Miguel deve desfazer a troca. Afinal, o arqueiro falhou dos dois últimos jogos. O atacante German Cano, em quarentena, segue de fora.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Grêmio x Vasco:

Ainda que o Grêmio deve ter uma formação com vários reservas neste domingo, o futebol que o Vasco vem mostrando faz com que o prognóstico na vitória do Tricolor seja o palpite indicado para o encontro deste domingo pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Grêmio x Vasco:


Promoções

Dicas de aposta