Cup

23/12/2020

21:30

Gremio
Sao Paulo
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 23/12/2020 21:25.

As informações e o palpite para Grêmio x São Paulo

Líder do Brasileirão, o São Paulo abre nesta quarta-feira, 23 de dezembro, a batalha com o Grêmio por uma vaga na final da Copa do Brasil 2020, torneio em que nunca foi campeão. O primeiro jogo das semifinais terá como palco a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A previsão é de que a bola comece a rolar às 21h30 (horário de Brasília). A partida de retorno está agendada para 30 de dezembro no Morumbi, em São Paulo.

A decisão será contra o vencedor do confronto envolvendo Palmeiras e América-MG. Avançará quem somar o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Não sendo suficiente, ao final do segundo encontro a definição acontecerá através de cobranças de pênalti.

O desempenho recente do Grêmio

O Grêmio rodou, rodou e voltou para o mesmo lugar. Assim como aconteceu nos últimos anos, o Tricolor gaúcho chega à reta final da temporada tendo a competição de mata-mata como seu principal alvo. Especialmente depois de ter passado por uma eliminação na Copa Libertadores da América que beirou o vexame. Foi goleado pelo Santos, por 4 a 1, na Vila Belmiro, após empate por 1 a 1 em sua arena.

No sábado 19 de dezembro, na partida que antecedeu o confronto desta quarta-feira, o técnico Renato Gaúcho preservou alguns jogadores do confronto com o Sport, em Recife, pela vigésima sexta rodada do Brasileirão pensando no duelo com o São Paulo. Pelas circunstâncias, o empate por 1 a 1 acabou sendo positivo, uma vez que o Leão saiu na frente e o Grêmio fez seu gol, aos 27 minutos da etapa final em cobrança de pênalti convertida por Pepe, quando estava em desvantagem numérica. O zagueiro Kanneman foi expulso aos sete minutos do segundo tempo.

Contudo, em termos de disputa de título, a igualdade não pode ser considerada boa. Com 42 pontos (dez vitórias, 12 empates e três derrotas), o Grêmio ocupa a quinta posição na tabela de classificação do Brasileirão. Está fora, inclusive, da região que rende vaga direta para a edição 2021 da Copa Libertadores da América. Esse bloco é fechado pelo Internacional, seu maior rival, quarto colocado com dois pontos a mais. Como mandante o time mostra mais força. É o quarto colocado no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 36 pontos que disputou como coluna um ganhou 25 (sete vitórias, quatro empates e uma derrota) tendo marcado 22 gols e sofrido 11.

Na Copa do Brasil, contou com o privilégio da estreia tardia. Só começou sua caminhada nas oitavas de final. O São Paulo será seu primeiro rival de Primeira Divisão. Antes, eliminou Juventude e Cuiabá Esporte, ambos da Série B do Brasileirão. O zagueiro David Braz, com dores musculares, é dúvida para a partida desta quarta-feira. Porém, mesmo que seja liberado deve ficar entre os reservas com Kanneman e Geromel formando a zaga titular. Paulo Miranda, recuperado de lesão, Paulo Miranda foi liberado. É outro que deve ser relacionado para o banco como opção para zaga e lateral-direita.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


A forma atual do São Paulo

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O São Paulo contou com vantagem na preparação para o duelo pela rodada de ida das semifinais da Copa do Brasil. Sua partida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão, devido a ajustes para transmissão do encontro pela TV, foi antecipada para quarta-feira, 16 de dezembro. No Morumbi, marcou 3 a 0 no Atlético-MG mantendo a liderança da disputa. Tem 53 pontos (15 vitórias, oito empates e três derrotas). São cinco a mais do que o Flamengo, vice-líder do torneio.

Dessa maneira, o técnico Fernando Diniz ganhou a semana livre de preparação para encarar o Grêmio. Tem, no entanto, uma dúvida importante para escalar o time. O atacante Luciano, contratado pelo São Paulo justamente junto ao time gaúcho, está em processo de recuperação de lesão muscular e ainda não tem presença garantida. Ele não participou dos dois últimos jogos nem dos treinamentos da semana. Terá que ser novamente avaliado. O exame determinará se poderá atuar.

Luciano é considerado essencial no esquema são-paulino uma vez que não apenas se movimenta muito no setor ofensivo com velocidade como auxilia na marcação na hora em que o time perde a bola. Não há no elenco outro atleta com suas características. Contra o Galo, Diniz mudou, inclusive, o sistema de jogo colocando um meio-campista (Tchê Tchê) em vez de um atacante.

Como visitante, o São Paulo apresenta a segunda melhor campanha do Brasileirão. Dos 39 pontos que disputou como coluna dois conquistou 22 (seis vitórias, quatro empates e três derrotas) tendo marcado 22 gols e sofrido 15. Assim como o Grêmio, o clube pode começar sua campanha na Copa do Brasil já nas oitavas de final. Entretanto, teve desafios mais duros. Superou Fortaleza e Flamengo para chegar às semifinais.

Provável escalação do São Paulo

 

São Paulo na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Grêmio x São Paulo:

Ainda que o São Paulo apresente um desempenho superior no Brasileirão, o Grêmio tem jogadores com capacidade de desequilibrar o jogo em maior número. Por isso, o prognóstico na vitória dos gaúchos é o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira na rodada de ida das semifinais da Copa do Brasil 2020.

Prognóstico e palpite final para Grêmio x São Paulo:


Promoções

Dicas de aposta