Serie A

03/02/2021

16:00

Gremio
Santos FC
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 03/02/2021 15:54.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 03/02/2021 15:54.

As informações e o palpite para Grêmio x Santos

Eliminado pelo Santos na Copa Libertadores da América, o Grêmio revê seu algoz nesta quarta-feira, 3 de fevereiro. O encontro, primeiro após o Peixe perder o título continental, faz parte da programação da trigésima quarta rodada do Brasileirão 2020. Será disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O pontapé inicial está marcado para 16h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. A princípio, os seis primeiros teriam lugar na Copa Libertadores da América 2021. Porém, com a definição dos finalistas da versão 2020 do torneio continental e da Copa do Brasil, esse bloco foi ampliado até o oitavo colocado. Dessa maneira, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana passou a ser considerada a partir do nono colocado até o décimo quarto. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Grêmio

Sem chances reais de brigar pelo título do Brasileirão, o torneio virou o ‘plano B’ para o Grêmio. Ou seja, um caminho alternativo para alcançar uma vaga na edição 2021 da Copa Libertadores da América. Embora, naturalmente, a forma que o Tricolor realmente deseja chegar lá é conquistando o título da Copa do Brasil 2020. Fará a final como o Palmeiras. O torneio dá como ‘bônus’ ao campeão um lugar na disputa continental.

Porém, não é possível contar com o ovo dentro da galinha e para evitar ficar de fora da Libertadores, o Grêmio tenta se inserir na zona de classificação via brasileiro. Vai fazendo isso com muita dificuldade. No domingo, 31 de janeiro, contra o Coritiba, que está afundado na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, não passou do empate por 1 a 1. Até poderia ter tido sorte melhor, uma vez que Jean Pyerre desperdiçou cobrança de pênalti, mas teve mesmo que se contentar em só colocar mais um pontinho na conta.

Dessa maneira, estendeu sua sequência sem vitórias para seis confrontos. Foram quatro empates e duas derrotas. Com 52 pontos (12 vitórias, 16 empates e cinco derrotas), ocupa a sétima posição na tabela de classificação. Está dentro de seu objetivo. Com a conquista da Libertadores por um Brasileiro, o número de clubes do Brasileirão que irão para a competição internacional cresceu para sete. O Tricolor tem sete pontos a mais do que o Athletico Paranaense, oitavo colocado.

Como mandante, seu desempenho é superior. Apresenta a quinta melhor campanha no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 48 pontos que disputou na condição de coluna um colheu 32 (nove vitórias, cinco empates e duas derrotas) tendo utilizado 29 gols e sofrido 18.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


A forma atual do Santos

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Santos também vinha utilizado o Brasileirão como ‘plano B’. O Peixe queria mesmo era faturar o título da Libertadores 2020. Assim, teria como campeão garantido o direito de disputar a versão 2021 da competição. Não deu. No sábado, perdeu a final para o Palmeiras, por 1 a 0. Assim, agora, a Série A do Campeonato Brasileiro virou seu ‘plano A’ e a vaga no torneio internacional a única meta que lhe resta.

Com 45 pontos (12 vitórias, nove empates e 11 derrotas), ocupa a décima primeira posição na tabela de classificação. Precisa ficar no G8, uma vez que com Palmeiras e Grêmio na final da Copa do Brasil, com esses dois clubes no pelotão de cima o bloco com direito a vagas na Libertadores se estenderá até aí. Nesse caso, tem a mesma pontuação de Athletico Paranaense (oitavo), Ceará (nono), Corinthians (décimo) e Atlético-GO (décimo primeiro) tornando a batalha acirrada. A definição das posições é feita apenas através dos critérios de desempate.

Santos e Corinthians, devido à final da Copa Libertadores, tiveram seu compromisso do final de semana adiado para 17 de fevereiro. Assim, contam com vantagem em relação aos rivais. No caso do Peixe, todavia, há outros problemas para serem administrados. O time perdeu dois jogadores fundamentais. O zagueiro Lucas Veríssimo e o meia Diego Pituca, que haviam sido negociados e tinham compromisso apenas até o final da Libertadores, não atuam mais.

Como visitante, o desempenho do Santos é até mais baixo. O clube figura na décima segunda posição do ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 48 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 18 (cinco vitórias, três empates e oito derrotas) tendo feito 13 gols e sofrido 22.

Provável escalação do Santos

 

Santos na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Grêmio x Santos:

Muito provavelmente diante de um Santos ainda abalado pela derrota na Libertadores e enfraquecido pelas baixas de Lucas Veríssimo e Pituca, o Grêmio tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela trigésima quarta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Grêmio x Santos:


Promoções

Dicas de aposta