Serie A

13/09/2020

16:00

Gremio
Fortaleza
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 13/09/2020 15:55.

As informações e o palpite para Grêmio x Fortaleza

Provavelmente usando uma equipe recheada de reservas, o Grêmio enfrenta o Fortaleza neste domingo, 13 de setembro, cumprindo o compromisso agendado pela décima rodada do Brasileirão 2020. O encontro terá como palco a Arena Grêmio, em Porto Alegre. O início está previsto para 16h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Grêmio

Ainda não há confirmação sobre a estratégia que o técnico Renato Gaúcho utilização em relação à escalação para o duelo deste domingo. Só haverá certeza em relação aos nomes escolhidos para encarar o Fortaleza pouco antes do duelo. No entanto, se o treinador seguir a mesma linha que vêm adotando nos últimos anos, os jogadores considerados titulares ficarão de fora do enfrentamento.

Isso porque o Tricolor fará na próxima quarta-feira, 16 de setembro, sua reestreia na Copa Libertadores da América. Vai enfrentar, em Santiago, o Universidad Católica. Assim, o duelo com o time chileno deverá ser considerado prioritário. A disputa do Campeonato Brasileiro sempre tem ficado como última colocada na lista de prioridades do clube gaúcho.

Um fator que pode dar mais força para essa decisão foi a vitória, por 2 a 0, em Salvador, sobre o Bahia. Com ela, o Grêmio alcançou os 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e uma derrota) subindo para décima posição na tabela de classificação. Distanciou-se, dessa maneira, da zona de rebaixamento, com que chegou a flertar no começou do torneio.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


A forma atual do Fortaleza

O Fortaleza teve seu compromisso pela nona jornada mais cedo. Entrou em campo na quarta-feira, 9 de setembro, e colocou três pontos na conta. Derrotou o Sport, por 1 a 0, na capital cearense. O gol foi assinalado por Wellington Paulista em cobrança de pênalti aos nove minutos da segunda etapa. O resultado refletiu o domínio que teve no confronto.

Embora não tenha feito uma partida espetacular. o Tricolor do Pici criou o triplo de oportunidades de finalização (12 a 4) na comparação com o rival e foi também muito melhor no quesito arremate certo (4 a 1). Dessa maneira, alcançou os 11 pontos (três vitórias, dois empates e quatro derrotas). Embora seja a mesma pontuação de seu rival deste domingo, está dois postos acima. É o oitavo colocado. Leva vantagem nos critérios de desempate não apenas em relação ao Grêmio quanto também em ao Fluminense, outro time com 11 pontos.

Como visitante, o desempenho do Fortaleza é um pouco inferior. O clube cearense é o décimo primeiro colocado no ranking desse quesito na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna dois voltou para casa com quatro (uma vitória, um empate e três derrotas) tendo marcado cinco gols e sofrido seis.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Grêmio x Fortaleza:

Dono de um padrão de jogo definido dentro das limitações de seu elenco, o Fortaleza tem diante de um Grêmio focado em outras disputas a chance de criar dificuldades. Assim, o prognóstico na igualdade acaba sendo boa opção de palpite para o encontro deste domingo pela décima rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Grêmio x Fortaleza:


Promoções

Dicas de aposta