De volta ao G4 do Brasileirão, o Grêmio tem o Coritiba, que está afundado na lanterna do torneio, em seu caminho neste domingo, 25 de junho. O confronto, que terá como cenário a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, compõe a agenda da décima segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023. O início está previsto para 16h (horário de Brasília).
O desempenho recente do Grêmio
O Grêmio também teve na quinta-feira, 22 de junho, a oportunidade de enfrentar o América-MG em casa. Chegou a levar um susto saindo em desvantagem na partida contra o Coelho. Entretanto, reagiu e acabou vencendo por 3 a 1. Resultado compatível com sua melhor atuação ao longo do confronto. Teve o controle da redonda por 63% do tempo, desenvolveu mais que o dobro de oportunidades para disparo (18 a 7) e foi especialmente superior no índice de tiros no alvo (9 a 2).
O time mineiro, que saiu em vantagem com o tento de Danilo Avelar aos 25 minutos, contudo, teve sua atuação comprometida pela expulsão de Éder aos 34 minutos. Além de contar com superioridade numérica na maior parte do jogo, o Grêmio ainda ganhou um presente aos 40 minutos. Um erro do arqueiro Matheus gerou um gol contra que devolveu a condição de igualdade ao placar aos 40 minutos.
Na fase final, mais tranquilo, o time gaúcho balançou a rede aos 16 minutos com Villasanti e aos 24 minutos através de Suárez. Os dois gols nasceram a partir de assistências de Reinaldo. Isso levou o Grêmio aos 20 pontos (seis vitórias, dos empates e três derrotas). Subiu para terceira posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Está sete pontos abaixo do Botafogo, líder, e uma cima do Atlético-MG, quinto colocado e primeiro time fora da região que oferece vaga direta na versão 2024 da Copa Libertadores da América. Como mandante, está invicto e mantém o mesmo padrão de pontuação. Também é o terceiro colocado no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou 14 (quatro vitórias e dois empates). Fez 12 gols e sofreu seis.
Grêmio na temporada atual
A forma atual do Coritiba
Poucos times estavam mais ansiosos para contar com o intervalo de aproximadamente dez dias em que a Série A do Campeonato Brasileiro ficou paralisada devido ao período que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para jogos entre seleções que o Coritiba. Afinal, o Coxa tem marcado passo na zona de rebaixamento do torneio e, finalmente, ofereceria ao técnico Antonio Carlos Zago que foi contratado em meio ao Brasileirão, a oportunidade para colocar a casa em ordem.
No entanto, o resultado na retomada da disputa foi desanimador. Na noite de quinta-feira, 22 de junho, mesmo contando com a possibilidade de atuar no Couto Pereira, o Coritiba foi derrotado, por 1 a 0, pelo Internacional. Viu, dessa forma, seu jejum de sucessos subir para 17 confrontos. Iniciada em 26 de fevereiro, ainda direção de António Oliveira, antecessor de Zago, a série apresenta dez derrotas e sete empates.
Contra o Colorado, o Coxa até fez uma atuação superior. Teve a redonda por 48% do tempo, desenvolveu o triplo de oportunidades para finalização (15 a 5), contudo, mostrou dificuldades na hora dos arremates. O Internacional liderou a estatística de disparos no alvo (4 a 3). Marcou o gol que lhe rendeu a vitória aos 21 minutos da etapa final por meio de uma cobrança de pênalti executada por Pedro Henrique.
Parado nos quatro pontos (quatro empates e sete derrotas), o Coritiba, único time que ainda não alcançou uma vitória sequer no Brasileirão 2023, está na vigésima – última – posição da tabela de classificação. Iniciou a jornada de número 12 com desvantagem de oito pontos na comparação com o Cuiabá, décimo sexto colocado e primeiro clube fora da região da degola. Como visitante, é o segundo pior do torneio. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou um (um empate e quatro derrotas). Fez cinco gols e sofreu 13.
Coritiba na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Grêmio x Coritiba
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Grêmio x Coritiba
A Série A do Campeonato Brasileiro em 2023 é transmitida pela TV Globo em canal aberto. Os jogos são mostrados através dos canais por assinatura da SporTV e Premier FC. Já pela internet/streaming você confere na GloboPlay. A exceção fica para os jogos em que o mando de campo é do Athletico Pranaense, que são mostrados pelo canal por assinatura TNT Sports e via CazéTV por streaming. Casas como Betfair e Betway anunciam transmissões ao vivo de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Grêmio x Coritiba
3Henrique |
9Rodrigo Pinho |
12Marcão |
17Matheus Bianqui |
22Marcos Vinicius |
26Victor Luis |
27Luan Polli |
35Gabriel Boschilia |
37Kaio César |
55Thiago Dombroski |
57Wesley Pomba |
97Ruan Assis |
Suspensos e lesionados para Grêmio x Coritiba
Rodrigo Ely Lesão no pé Alguns dias |
Alexander Aravena Lesões musculares Algumas semanas |
Agustín Marchesín Concussão Algumas semanas |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Grêmio x Coritiba
Estatísticas de Grêmio x Coritiba
O palpite Grêmio x Coritiba do SDA
Mesmo que o Coritiba venha mostrando alguma evolução na qualidade de jogo, conta com um elenco muito limitado tecnicamente. Isso faz com que o prognóstico na vitória do Grêmio seja o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro pela décima segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023. O SDA recomenda a coluna um como opção para o confronto deste domingo pelo Brasileirão.
Palpite Grêmio x Coritiba