Serie A

06/01/2021

20:30

Gremio
Bahia
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 06/01/2021 19:03.

As informações e o palpite para Grêmio x Bahia

O Grêmio abre nesta quarta-feira, 6 de janeiro, um mês de dedicação exclusiva ao Brasileirão 2020. Vai receber na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Bahia. O confronto faz parte da programação da vigésima oitava jornada da Série A do Campeonato Brasileiro. O pontapé inicial está marcado para 19h15 (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Grêmio

O Tricolor gaúcho conseguiu dar a volta por cima da vexatória eliminação da Copa Libertadores da América, na qual caiu sendo goleado por 4 a 1 pelo Santos. Deu a resposta ao garantir a vaga na final da Copa do Brasil derrubando o São Paulo. Vai disputar o troféu com o Palmeiras. As finais, todavia, estão agendadas apenas para fevereiro.

Até lá, terá tempo para se dedicar à missão de conquistar uma vaga na versão 2021 da Libertadores através do Brasileirão. Um ‘plano B’ para o caso de ela não chegar como bônus pela vitória na Copa do Brasil. Com 45 pontos (11 vitórias, 12 empates e três derrotas), o Grêmio é o quinto colocado na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Nessa situação, poderia disputar o torneio continental, mas teria que disputar as eliminatórias. Teria que ganhar ao menos mais um posto para ter direito a ir diretamente para fase de grupos. O quarto colocado é justamente seu maior rival, o Internacional, que tem dois pontos a mais.

O Grêmio, no entanto, tem um jogo atrasado. Como mandante, seu desempenho é superior e digno de G4. Tem a quarta melhor campanha no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 28 (oito vitórias, quatro empates e uma derrota) tendo marcado 24 gols e sofrido 12. Aos cuidados do departamento médico, Pedro Geromel, Orejuela, Victor Ferraz, David Braz e Maicon devem ficar de fora do duelo desta quarta-feira.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


A forma atual do Bahia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O técnico Dado Cavalcante elegeu o sistema defensivo como alvo de suas maiores preocupações. Foi o foco de seus treinamentos na preparação para enfrentar o Grêmio. Não sem razão. Com 48 gols sofridos o Bahia apresenta a defesa mais vazada do Brasileirão. O ataque até tem trabalhado. Assinalou 33 gols, mas não tem sido suficiente para compensar a facilidade com que sua rede é balançada.

Com 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e 15 derrotas), o Tricolor de Salvador é o décimo sexto colocado na tabela de classificação do Brasileirão. Primeiro posto fora da zona de rebaixamento. Tem, entretanto, a mesma pontuação do Vasco, décimo sétimo colocado, que fica para trás por levar desvantagem no número de vitórias (8 a 7), primeiro critério de desempate. O cruz-maltino, contudo, fez um jogo a menos.

Como visitante, o desempenho do Bahia é ainda inferior. O clube é o segundo pior no ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna dois colheu nove (duas vitórias, três empates e oito derrotas) tendo marcado 14 gols e sofrido 27. Saldanha, Elton e João Pedro, aos cuidados do departamento médico, ficam de fora do jogo. Gregore e Juninho, suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos, não podem enfrentar o Grêmio. Também fica de fora do jogo o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, mas por questões contratuais. Foi emprestado pelo clube gaúcho e não pode enfrentar o time que detém seus direitos econômicos. Daniel, Rodriguinho, Lucas Fonseca Zeca e Ramon voltam a ficar à disposição.

Provável escalação do Bahia

 

Bahia na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Grêmio x Bahia:

Dono de um elenco mais robusto e qualificado, o Grêmio tem o prognóstico em seu sucesso contra o Bahia o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira pela vigésima oitava rodada da versão 2020 do Brasileirão.

Prognóstico e palpite final para Grêmio x Bahia:


Promoções

Dicas de aposta