Serie A

19/08/2020

20:30

Goias
Fortaleza
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 19/08/2020 20:29.

As informações e o palpite para Goiás x Fortaleza

Esperando contar com um ‘pacotão’ de dez reforços, o Goiás enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira, 19 de agosto, cumprindo compromisso pela quarta rodada do Brasileirão 2020. A partida terá como cenário o estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. O início está marcado para 20h30 (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.


O desempenho recente do Goiás

O técnico Ney Franco aguarda ansiosamente o sinal verde do departamento médico pela liberação dos dez atletas que tiveram exame positivo para Covid-19 na primeira bateria de testes realizadas no clube esmeraldino. Foi esse bloco de exames que fez com que o jogo de estreia do clube na temporada 2020 do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, em 9 de agosto, fosse adiada.

Nesse grupo estão o goleiro Tadeu, os zagueiros David Duarte e Lucão, o lateral-esquerdo Jefferson, os volantes Sandro, Gilberto e Ratinho, o meia Keko e os atacantes Mike e Kevin Quevedo. Eles já cumpriram o tempo previsto de quarentena e devem ficar à disposição para o confronto com o tricolor cearense. Assim, ficariam ‘apenas’ cinco desfalques de atletas que tiveram seus testes positivos realizados um pouco mais tarde.

Mesmo com todos esses problemas, o Goiás não passou vergonha nos dois jogos que realizou praticamente com um catadão. Foi derrotado, na segunda rodada, por 2 a 1, pelo Athletico Paranaense, em Curitiba, e no sábado, 15 de agosto, conquistou seu primeiro ponto no torneio ao empatar, por 1 a 1, com o Palmeiras, em São Paulo.

Há ainda duas dúvidas. O atacante Rafael Moura, o He-Man, outro que estava no grupo impedido de jogar devido ao Covid-19, agora apresenta outro problema. Usou medicamento listado na lista de proibidos pelo antidoping. Assim, há dúvidas se pode ou não ser aproveitado. O zagueiro Lucão, com dores musculares, ainda depende de nova avaliação.

Provável escalação do Goiás

 

Goiás na temporada atual


A forma atual do Fortaleza

Bateu o desespero no técnico Rogério Ceni. Foi o que se pode perceber na entrevista em que o treinador revelou ter cruzado mais de 300 bolas para que seus atacantes treinassem finalização em um só treino. O motivo para tal intensificação da prática é o fato de o time não ter marcado um gol sequer nas últimas cinco partidas que realizou.

As duas primeiras foram pela Copa do Nordeste. Contra o Sport, nas quartas de final, a falta de pontaria não teve maiores consequências uma vez que o tricolor venceu a decisão por pênaltis e avançou na disputa. Porém, o problema começou a ser visto com outros olhos após a derrota, por 1 a 0, nas semifinais, diante justamente de seu principal rival, o Ceará, que acabou levando o título da Lampions League 2020.

No Brasileirão, a situação se complicou com as derrotas para Athletico Paranaense (2 a 0, em casa) e São Paulo (1 a 0, fora). No domingo, 16 de agosto, ao menos a defesa não foi vazada, o que garantiu o primeiro ponto na igualdade sem gols com o Botafogo. No entanto, ainda é pouco. Na Série A, o Fortaleza finalizou 34 vezes. Contuso, apenas sete dessas bolas foram no alvo.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Goiás x Fortaleza:

Mesmo contando com o retorno de praticamente um time inteiro, é improvável que os atletas do Goiás estejam no melhor de sua forma física. Afinal, em quarentena, não podiam fazer os treinamentos necessários. O Fortaleza, pressionado, mostrou claramente maiores preocupações defensivas no último jogo. Assim, o prognóstico no empate parece ser boa opção de palpite para o encontro desta quarta-feira pela quarta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Goiás x Fortaleza:


Dicas de aposta