Municipal de Barcelos

Primeira Liga

06/03/2021

15:00

Gil Vicente
FC Porto
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 06/03/2021 14:58.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 06/03/2021 14:58.

As informações e o palpite para Gil Vicente x Porto

Acumulando frustrações, o Porto entra em campo neste sábado, 6 de março, para enfrentar o Gil Vicente. O duelo é o último antes da decisiva partida com a Juventus pela Champions League. Faz parte da programação da vigésima segunda rodada da versão 2020/2021 do Campeonato Português. Terá como palco o estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos. A previsão é de que a bola comece a rolar às 15h (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Liga da Conferência Europeia, que terá na próxima temporada sua primeira edição. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para a Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Gil Vicente

Enquanto o adversário divide suas atenções entre competições, o Gil Vicente vive clima de final de campeonato. Afinal, trava uma acirrada batalha pela sobrevivência na divisão de elite do futebol de Portugal. Status pelo qual lutou na Justiça por aproximadamente uma década para obter. Esta é a segunda temporada após o retorno.

Na anterior, ficou bem distante da região da degola. Dessa vez, tem frequentado o Z3 ou ficado em suas proximidades. Na jornada anterior, ao ser derrotado, fora de casa, por 1 a 0, pelo Tondela, não conseguiu alívio nessa situação dramática. Ficou estacionado nos 19 pontos (cinco vitórias, quatro empates e 12 derrotas). Suficiente apenas para ocupar a décima quinta posição. É o primeiro posto fora da região da degola.

No entanto, tem a mesma pontuação do Famalicão (décimo sexto colocado e primeiro time da zona do rebaixamento) e do Farense (décimo quarto colocado). As posições foram definidas apenas após a utilização dos critérios de desempate. A luta contra a degola envolve todos os times desde o Belenenses, décimo colocado com 22 pontos, até o Boavista, lanterna com 18. É uma das mais equilibradas batalhas dos últimos anos.

Como mandante, o Gil Vicente aparece na décima quinta posição do ranking desse quesito da Primeira Liga. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 11 (três vitórias, dois empates e cinco derrotas) tendo feito oito gols e sofrido dez. Ruben, expulso na partida contra o Tondela, suspenso, não pode atuar neste sábado. Mullen, lesionado, também fica de fora.

Provável escalação do Gil Vicente

 

Gil Vicente na temporada atual


A forma atual do Porto

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Porto colheu duas gigantescas frustações em suas últimas partidas. Ambas no estádio do Dragão. A primeira delas pelo Campeonato Português. Encarou o Sporting, líder, tendo a chance de reduzir a diferença entre eles. Falhou na missão. Não passou do empate sem gols. Dessa maneira, não apenas viu a frente do alviverde ficar na casa de dez pontos como perdeu a vice-liderança da Primeira Liga. Ao ficar nos 45 pontos (13 vitórias, seis empates e duas derrotas), foi superado pelo Braga, que foi a 46 ao bater o Nacional, por 2 a 1.

A segunda frustação foi justamente contra o Braga. Na quarta-feira, 3 de março, foi derrotado por 3 a 2 para o rival na partida de volta das semifinais da Taça de Portugal. Como o encontro em Braga havia ficado no empate, por 2 a 2, foi eliminado da disputa. Depois de ter ficado em desvantagem de três tentos, diminuiu com Otávio aos 30 minutos da primeira fase e cinco minutos depois passou a atuar com vantagem numérica. Borja foi expulso. Até chegou ao segundo gol, mas não passou disso.

Nesse cenário, a tábua de salvação de sua temporada virou a Champions League. Venceu a Juventus, por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de final. A partida de retorno será na próxima terça-feira, 9 de março, em Turim. Isso deve fazer com que o técnico Sérgio Conceição preserve alguns atletas do encontro deste sábado para que tenham melhor condicionamento físico no encontro na Itália. Como visitante, o Porto tem a segunda melhor campanha do Campeonato Português. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou 21 (seis vitórias, três empates e uma derrota) tendo marcado 22 gols e sofrido 11.

Provável escalação do Porto

 

Porto na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Gil Vicente x Porto:

Diante de um Porto abalado por resultados ruins recentes e mais preocupado com a Champions League, o Gil Vicente, focado na Primeira Liga, tem o prognóstico em sua vitória uma opção de palpite de risco para o confronto deste sábado pela vigésima segunda rodada da versão 2020/2021 do Campeonato Português.

Prognóstico e palpite final para Gil Vicente x Porto:


Promoções

Dicas de aposta