Ali Sami Yen Spor Kompleksi Turk Telekom Stadyumu

Super Lig

12/09/2020

14:00

Galatasaray
Gaziantep FK
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 12/09/2020 13:56.

As informações e o palpite para Galatasaray x Gaziantep

Em busca de voltar a ser protagonista, o gigante Galatasaray abre neste sábado, 12 de setembro, sua participação na edição 2020/2021 do Campeonato Turco. Vai receber em duelo pela jornada inaugural da SuperLig o Gaziantep no estádio Türk Telekom, em Istambul. O pontapé inicial está marcado para 14h (horário de Brasília).

Uma virada de mesa mudou o número de participantes da SuperLig. O torneio, que antes era disputado por 18 clubes, passou a ter 21. Justificativa? Nenhuma. O torneio foi disputado de ponta a ponta em 2019/2020. Apesar da paralisação que ocorreu em todos os países, teve todas suas jornadas concluídas. Mesmo assim, o clubes se juntaram, fizeram uma petição para abolir o rebaixamento e a Federação Turca aceitou. Promoveu, dessa maneira, a volta dos que não foram. Kayserispor, Ankaragucu e Yeni Malatyaspor, que haviam sido rebaixados por seu desempenho em campo, permaneceram. De quebra, incluiu Erzurumspor, Hatayspor e Karagumruk, que fizeram por merecer sua vaga nos gramados da Segunda Divisão. 

Então, em vez de 34 rodadas, o torneio terá 40 na versão 2020/2021 e um time folgando em cada jornada. Campeão e vice garantem vaga na Champions League. Terceiro e quarto colocados ficam com um lugar na Europa League. O rebaixamento, que antes atingia os três piores foi estendido para os quatro últimos. A intenção é manter o torneio com 20 clubes a partir da edição 2021/2022. Isso, naturalmente, se não acontecer uma nova virada de mesa.

O desempenho recente do Galatasaray

O Galatasaray não conseguiu defender na temporada 2019/2020 os dois títulos conquistados nas edições anteriores do torneio. Até manteve-se na disputa do troféu até março, quando houve a paralisação. No entanto, na retomada dos jogos, despencou. Fez uma reta final desastrosa em que sequer conseguiu, ao menos dentro do campo, ficar na zona de classificação para torneios europeus.

Com 56 pontos (15 vitórias, 11 empates e oito derrotas), ficou na sexta posição. Primeiro posto fora do pelotão de elite. Entretanto, acabou sendo beneficiado pela punição que a Uefa aplicou ao Trabzonspor, vice-campeão nacional. O clube, que deveria ter o direito de participar das eliminatórias para Champions League, foi suspenso por um ano de torneios internacionais por violar as regras do chamado ‘fair play financeiro’. O Besiktas, que iria para Europa League, foi ‘promovido’ e o Galatasaray acabou herdando o posto.

O veterano meio-campista e atacante Arda Turan, ex-Barcelona, é uma das novidades do elenco para temporada atual. Houve uma significativa renovação no plantel depois do fracasso. Também foram feitas dispensas. Entre elas, do lateral-direito brasileiro Mariano, agora no Atlético-MG. Dos que ficaram, o goleiro uruguaio Fernando Muslera será baixa para a partida de estreia. Está em processo de recuperação de fratura na perna. Na preparação para nova temporada, o clube fez três amistosos. Venceu a Istanbulspor (1 a 0) e Umraniyespor (2 a 0) e empatou com o Hatayspor (1 a 1).

Provável escalação do Galatasaray

 

Galatasaray na temporada atual


A forma atual do Gaziantep

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A trajetória do Gaziantep foi contrária ao do Galatasaray. O time teve justamente no período pós-paralisação seu melhor momento no Campeonato Turco 2019/2020. Terminou a disputa ostentando uma invencibilidade de oito partidas. Acumulou três vitórias e cinco empates que o deixaram na oitava posição na tabela de classificação.

Fechou sua participação com 46 pontos (11 vitórias, 13 empates e dez derrotas). Ou seja, mais perto da zona de classificação para torneios internacionais, que foi fechada pelo Galatasaray que teve dez pontos a mais, do que a imaginária região da degola, que caso o regulamento fosse cumprido teria como ponto de partida o Yeni Malatiaspor. Ele fez 14 pontos a menos.

O atacante Demir Muhammet, que estava emprestado pelo Basaksehir, voltou para o clube de origem. Os investimentos em reforços visaram atletas em fim de contrato. Assim, não foram feitos investimentos em pagamento de multas. Entre as novidades estão Zvonimir Kozulj (meia), que defendia o Pogon Szczecin, da Polônia, e Alexandru Maxim (meia), que estava no Mainz, da Alemanha.

O time realizou três amistosos preparatórios para versão 2020/2021 da SuperLig. Derrotou Eskisehispor (5 a 0) e Denizlispor (3 a 2) e perdeu para o Kayserispor (1 a 0).

Provável escalação do Gaziantep

 

Gaziantep na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Galatasaray x Gaziantep:

Dono de elenco bem mais qualificado, o Galatasaray tem o prognóstico em seu sucesso contra o Gaziantep o palpite indicado para o encontro deste sábado pela primeira rodada do Campeonato Turco 2020/2021.

Prognóstico e palpite final para Galatasaray x Gaziantep:


Promoções

Dicas de aposta