Serie A

09/01/2021

21:00

Fortaleza
Gremio
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 09/01/2021 20:56.

As informações e o palpite para Fortaleza x Grêmio

Sob nova direção, o Fortaleza recebe o Grêmio neste sábado, 9 de janeiro. O encontro dos tricolores faz parte da programação da vigésima nona rodada da edição 2020 do Brasileirão. Terá como palco a Arena Castelão, em Fortaleza. O pontapé inicial está marcado para 21h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Fortaleza

Terminou na quarta-feira, 6 de janeiro, a passagem de Marcelo Chamusca pelo Fortaleza. O treinador, que abandonou o Cuiabá Esporte, na Série B em boa situação na luta pelo acesso para divisão de elite do Brasileirão, para assumir a vaga aberta com a saída de Rogério Ceni, não resistiu à derrota, por 1 a 0, para o Sport, em Recife.

O clube pernambucano marcou aos dez minutos da primeira fase na única finalização certa que produziu ao longo de todo o confronto. Gol de Thiago Neves. O Tricolor do Pici disparou 17 arremates contra a meta rubro-negra. Contuso, acertou somente um, não conseguiu sequer o empate, viu a ameaça de rebaixamento crescer e decidiu mudar de treinador. Acertou com Enderson Moreira, que teve boa passagem pelo rival Ceará, mas nessa temporada já dirigiu também, sem sucesso, Goiás e Cruzeiro.

Com 31 pontos (sete vitórias, dez empates e 11 derrotas), o Fortaleza ocupa a décima quinta posição na tabela de classificação do Brasileirão. Tem três pontos de vantagem na comparação com o Bahia, décimo sétimo colocado e primeiro time na zona de rebaixamento. Como mandante, o desempenho é um pouco melhor. Aparece na décima segunda posição no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 42 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 20 (cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas) tendo feito 12 gols e sofrido dez.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


A forma atual do Grêmio

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Grêmio abriu com vitória seu mês de dedicação exclusiva ao Brasileirão. Finalista da Copa do Brasil, mas com os jogos decisivos agendados apenas para fevereiro, o Tricolor Gaúcho poderá dedicar-se única exclusivamente à Série A do Campeonato Brasileiro nesse período. Na quarta-feira, 6 de janeiro, marcou 2 a 1 no Bahia.

A atuação, contudo, não foi das melhores. Contou com a precisão na finalização para garantir os três pontos. Os dois únicos arremates certos no duelo terminaram no fundo das redes. Vanderson, aos 16 minutos da primeira etapa, e Diego Souza, aos nove minutos do segundo tempo, marcaram. O adversário produziu bem mais. No entanto, não foi capaz de transformar o volume de jogo em gol.

Com 48 pontos (12 vitórias, 12 empates e três derrotas), o Grêmio figura na quinta colocação do Brasileirão. Um ponto abaixo de Atlético-MG e Flamengo, que fecham o G4, região que rende vaga direta para a fase de grupos da edição 2021 da Copa Libertadores da América. Ficar nesse bloco é o ‘plano B’ do Tricolor Gaúcho em caso de um fracasso na Copa do Brasil. Como visitante, entretanto, seu desempenho é inferior. Aparece na oitava colocação no ranking desse quesito na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 39 pontos que disputou como coluna dois conquistou 17 (três vitórias, oito empates e duas derrotas) tendo marcado 11 gols e sofrido dez.

O lateral-direito Victor Ferraz, recuperado de lesão, mas que havia sido preservado na partida contra o Bahia, deve retornar ao time no encontro deste sábado. O zagueiro David Braz e o volante Maicon também voltaram aos treinamentos após recuperação de contusão e podem ficar à disposição do técnico Renato Gaúcho. O provável time para a partida é Vanderlei; Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Grêmio:

Dono de uma equipe consistente, ainda que nem sempre atuem em melhor nível, o Grêmio tem o prognóstico em seu sucesso diante de um Fortaleza em transição como palpite indicado para a partida deste sábado pela vigésima nona rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Grêmio:


Promoções

Dicas de aposta