As informações e o palpite para Fortaleza x Ceará

Menos de duas semanas após decidirem o título estadual, Fortaleza e Ceará voltam a ter seus caminhos cruzados nesta quarta-feira, 2 de junho. Dessa vez, o clássico vale pela rodada de ida do estágio de 16 avos de final da Copa do Brasil em sua versão 2021. Terá como palco o estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão. O pontapé inicial está marcado para 19h (horário de Brasília). O encontro de retorno, no mesmo local, foi agendado para 10 de junho.

Como funciona a Copa do Brasil

Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Agora, têm que suar mais cedo, já no terceiro estágio.

Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio adota o formato que vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.

O desempenho recente do Fortaleza

O Tricolor do Pici levou a melhor no Campeonato Cearense versão 2021. Ficou com o troféu pela terceira vez consecutiva ao empatar o jogo decisivo por 0 a 0. Levou vantagem por ter feito campanha melhor na segunda fase do torneio. A decisão foi disputada em 23 de maio. Foi ainda melhor no primeiro jogo após a conquista. No domingo, 30 de maio, começou sua campanha no Brasileirão com uma vitória, de virada, por 2 a 1, em cima do Atlético-MG em Belo Horizonte.

O Galo abriu o marcador aos 40 minutos da primeira etapa em cobrança de pênalti convertida por Hulk. Na segunda fase, a reação do Fortaleza começou com Yago Pikachu, que igualou o placar aos 15 minutos após receber assistência de Robson. A virada só foi concretizada aos 50 minutos. Novamente coube a Pikachu colocar a bola na rede. Dessa vez, o passe foi de David. O Tricolor, com a posse de bola durante 46% do tempo, criou mais chances para finalização (18 a 13) e acertou o alvo mais vezes (5 a 4).

O resultado ampliou a sequência invicta do Fortaleza para 15 confrontos. O Tricolor do Pici não perde desde 23 de março quando levou 1 a 0 do Santa Cruz na fase de grupos da Copa do Nordeste. Desde então, colheu 11 vitórias e quatro empates. Os resultados se tornaram mais significativos desde a checada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Com eles, em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate. Na Copa do Brasil, o clube fez sua estreia superando o Caxias, no estádio do rival, por 1 a 0. Depois, em casa, repetiu o marcador no Ypiranga, outro gaúcho.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


A forma atual do Ceará

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A derrota na final do Campeonato Cearense foi o recheio de uma sequência de três frustrações sofridas pelo Ceará. A primeira delas foi a derrota na decisão da Copa do Nordeste. O Vozão, diante do Bahia, fez 1 a 0 em Salvador. Porém, perdeu por 2 a 1 no Castelão e viu o título ficar nas mãos dos rivais na decisão por pênaltis. Após não conseguir superar o Fortaleza na decisão do estadual, ainda caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana.

Apesar de tantos fracassos em série, o técnico Guto Ferreira deixou mais do que claro a importância dada ao confronto desta quarta-feira ao colocar um time reserva para enfrentar o Grêmio no domingo, 30 de maio, na estreia do Ceará no Brasileirão 2021. Preservou seus maiores recursos para encarar o Fortaleza. Viveu o melhor dos cenários. Conseguiu preservar seus atletas e ainda colocou três pontos na conta. O Vozão fez 3 a 2 no Tricolor, que atravessando um surto de Covid-19 no elenco, teve baixas significativas.

Cleber, aos 37 minutos do primeiro tempo, marcou o primeiro do Ceará, que ampliou seis minutos depois com Rick Jhonatan. Aos 50 minutos, um pouco antes do intervalo, Vanderson descontou para os gremistas. Na etapa final, os gaúchos igualaram com Ricardinho aos quatro minutos. o tento da vitória foi assinalado por Jorginho aos 49 minutos em jogo que o Ceará teve menos posse de bola (35%), mas produziu o mesmo número de tentativas de finalização (12), contudo, foi bem mais eficiente. Acertou o alvo o dobro de vezes (6 a 3).

Provável escalação do Ceará

 

Ceará na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Ceará:

A cautela muito provavelmente será a marca da estratégia das duas equipes. Assim, o prognóstico na igualdade no clássico entre Fortaleza e Ceará é o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira pela rodada de ida da terceira fase, o estágio de 16 avos de final, da Copa do Brasil versão 2021.

Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Ceará:


Promoções

Bônus para Apostas

Dicas de aposta