Serie A

20/02/2021

21:00

Fortaleza
Bahia
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 20/02/2021 20:57.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 20/02/2021 20:57.

As informações e o palpite para Fortaleza x Bahia

Em um campeonato no formato de pontos corridos, o que não tem faltado ao Brasileirão 2020 são jogos com jeito de final. O encontro envolvendo Fortaleza e Bahia deste sábado, 20 de fevereiro é um deles. Mas não com disputa do título. Vale a sobrevivência na divisão de elite do futebol nacional. Os tricolores terão seus caminhos cruzados na trigésima sétima – penúltima – rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O palco da disputa será a Arena Castelão, em Fortaleza. O pontapé inicial está previsto para 21h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. A princípio, os seis primeiros teriam lugar na Copa Libertadores da América 2021. Porém, com a definição dos finalistas da versão 2020 do torneio continental e da Copa do Brasil, esse bloco foi ampliado até o oitavo colocado. Dessa maneira, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana passou a ser considerada a partir do nono colocado até o décimo quarto. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Fortaleza

O Tricolor do Pici perdeu uma grande chance de garantir sua presença por mais uma temporada na Série A do Brasileirão na jornada anterior. Embalado por duas vitórias seguidas em casa ante a Coritiba (3 a 1), que acabou rebaixado para Segunda Divisão, e Vasco (3 a 0), um rival direto na luta contra a degola, enfrentou um Palmeiras desgastado pela viagem para o Qatar para a disputa do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

No entanto, em São Paulo, acabou batido pelo time paulista por 3 a 0 em jogo que foi definido em um intervalo de menos de 20 minutos ainda no primeiro tempo. Gustavo Scarpa abriu o marcador aos 20 minutos. Lucas Lima ampliou seis minutos depois e Breno completou o serviço aos 39 minutos. O Fortaleza praticamente não jogou. Criou somente cinco oportunidades de arremate ao longo do confronto, sendo uma delas certa.

Dessa maneira, ficou parado nos 41 pontos (dez vitórias, 11 empates e 14 derrotas). Ocupa a décima quinta posição na tabela de classificação. Tem quatro pontos a mais do que o Vasco, décimo sétimo colocado e primeiro time na zona de rebaixamento. Para assegurar seu lugar na divisão de elite não precisa fazer muitas contas nem depende de outros resultados. Uma vitória nos dois jogos que restam resolve seu problema. A partida final será contra o Fluminense no Maracanã.

Como mandante, o Fortaleza tem desempenho bastante superior. É o décimo colocado no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 54 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 30 (oito vitórias, seis empates e quatro derrotas) tendo marcado 20 gols e visto sua rede ser balançada em 11 ocasiões. Juninho, que não atuou contra o Palmeiras devido à suspensão, volta a ter condições de jogo. Luiz Henrique, que foi preservado por sentir dores do quadril, também deve ficar à disposição do técnico Enderson Moreira.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


A forma atual do Bahia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A situação do Bahia na tentativa de se preservar na Série A do Campeonato Brasileiro é mais delicada. Afinal, o Tricolor de Salvador está há quatro rodadas sem vencer. Perdeu, em casa, para o Fluminense (1 a 0) e pontuou nas igualdades ante a Vasco (0 a 0), Goiás (3 a 3) e Atlético-MG (1 a 1). Este último no encontro mais recente, no sábado, 13 de fevereiro, em Belo Horizonte.

Com 38 pontos (dez vitórias, oito empates e 18 derrotas), está na décima sexta posição na tabela de classificação do Brasileirão. É o primeiro posto fora da zona de rebaixamento. Até tem condições de evitar a queda já nesta rodada. Mas, para isso, precisaria ganhar seu jogo em Fortaleza, e torcer para que Vasco, décimo sétimo colocado com 38 pontos, e Goiás, décimo oitavo com 36, não vençam seus jogos. Seus perseguidores vão enfrentar, respectivamente, a Corinthians (fora) e Red Bull Bragantino (casa).

Desses resultados, o mais improvável talvez seja mesmo a vitória do Bahia. Como visitante, o time apresenta a segunda pior campanha da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 54 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou somente 12 (duas vitórias, seis empates e dez derrotas) tendo feito 17 gols e sofrido 33. Na última rodada, o Tricolor de Salvador vai receber o Santos.

O técnico Dado Cavalcante terá três opções novas para a escalação na comparação com o jogo contra o Atlético-MG. Liberados da quarentena, os volantes Ramon e Edson e o atacante Alesson voltaram a ficar à disposição para a partida deste sábado.

Provável escalação do Bahia

 

Bahia na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Bahia:

Com Goiás e Vasco, seus perseguidores, jogando apenas no domingo, é improvável que Fortaleza e Bahia corram grandes riscos na partida deste sábado. Por isso, o prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais adequado para o confronto da trigésima sétima rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Fortaleza x Bahia:


Promoções

Dicas de aposta