Serie A

25/02/2021

21:30

Fluminense
Fortaleza
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 25/02/2021 21:24.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 25/02/2021 21:24.

As informações e o palpite para Fluminense x Fortaleza

Diante de um Fortaleza com sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro praticamente assegurada e com esperanças de conseguir um lugar na Copa Sul-Americana, o Fluminense aposta nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, suas últimas fichas na tentativa de conseguir uma vaga direta na edição 2021 da Copa Libertadores da América. O encontro envolvendo os tricolores faz parte da programação da trigésima oitava – última – jornada do Brasileirão 2020. Será realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. A princípio, os seis primeiros teriam lugar na Copa Libertadores da América 2021. Porém, com a definição dos finalistas da versão 2020 do torneio continental e da Copa do Brasil, esse bloco foi ampliado até o oitavo colocado. Dessa maneira, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana passou a ser considerada a partir do nono colocado até o décimo quarto. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Fluminense

O Fluminense viu suas esperanças chegarem quase ao fim quando o Santos marcou quase no final do duelo entre eles no domingo, 21 de fevereiro, pela penúltima rodada do Brasileirão deixando a partida empatada por 1 a 1. Dessa maneira, passou a torcer para uma vitória do Botafogo, já rebaixado para Segunda Divisão, contra o São Paulo, na segunda-feira, 22 de fevereiro, para voltar a ter chances de chegar ao quarto lugar da Série A do Campeonato Brasileiro, último posto que assegura uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021.

O improvável resultado aconteceu. O alvinegro bateu o time paulista por 1 a 0. Assim, com 61 pontos (17 vitórias, dez empates e dez derrotas), o Fluminense, quinto colocado na tabela de classificação, entra em campo com a chance de subir um posto. Porém, não depende somente de seu resultado. O sucesso é obrigatório para alcançar o quarto lugar. Porém, ainda precisa torcer para que o Flamengo, seu maior rival, não seja derrotado para o São Paulo em jogo a ser realizado no mesmo horário no Morumbi. O empate basta. Isso provocaria igualdade entre os tricolores na pontuação (64), mas com vantagem do Fluminense no número de vitórias (18 a 17), que é o primeiro critério de desempate.

Existe ainda um ‘plano B’. Nesse caso, a definição só será feita mais tarde. Nesse caso, o Fluminense teria que manter a quinta colocação do Brasileirão. Só o Grêmio, que tem 59 pontos e vai enfrentar o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, na jornada final, o ameaça. Depois, precisará torcer contra o Grêmio na final da Copa do Brasil. O vencedor da competição tem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores. Se o Palmeiras foi o ganhador, como também já tem esse direito como campeão da edição 2020 do torneio, o lugar seria destinado ao quinto colocado da Série A do Campeonato Brasileiro.

Para o confronto com o Fortaleza, o Tricolor Carioca terá que administrar as baixas do zagueiro Nino e do lateral-esquerdo Egídio. Estão suspensos. Além disso, o volante Martinelli, lesionado, também fica de fora.

Provável escalação do Fluminense

 

Fluminense na temporada atual


A forma atual do Fortaleza

O Fortaleza entra em campo com uma minúscula possibilidade de ser rebaixado para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Com 41 pontos (dez vitórias, 11 empates e 16 derrotas), ocupa a décima sexta posição na tabela de classificação do Brasileirão. É o primeiro posto fora da região da degola. Tem três pontos a mais do que o Vasco, o primeiro time no Z4, que vai enfrentar o Goiás, que já teve sua queda para Série B confirmada.

Dessa maneira, em caso de derrota da equipe cearense e sucesso dos vascaínos pode acontecer empate na pontuação e também no número de vitórias. Assim, a definição aconteceria no saldo de gols. O Fortaleza tem vantagem de 12 tentos que precisaria ser descontada. A igualdade nesse quesito pesa em favor do Vasco, que levaria a melhor no maior número de tentos assinalados, o quesito de desempate seguinte a ser considerado. Porém, tal condição é praticamente impossível de ser cumprida.

Tanto que nem o Fortaleza está considerando a possibilidade. Antes mesmo do duelo desta quinta-feira anunciou a renovação do contrato do técnico Enderson Moreira para temporada 2021. Isso apesar da derrota, em casa, por 4 a 0, para o Bahia na jornada anterior. A meta é tentar conseguir uma vaga na Copa Sul-americana 2021. Para isso, o Tricolor do Pici precisa ganhar duas posições na rodada final. Sport, décimo quarto colocado com 42 pontos, que vai jogar com o Athletico Paranaense, e Bahia, que vem a seguir com 41, que vai encarar o Santos, em Salvador, são os rivais que estão a seu alcance.

Provável escalação do Fortaleza

 

Fortaleza na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Fluminense x Fortaleza:

Invicto há oito jogos e mostrando um bom padrão de jogo, o Fluminense tem o prognóstico em seu sucesso contra o Fortaleza o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela última rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Fluminense x Fortaleza:


Promoções

Dicas de aposta