Serie A

23/08/2020

11:00

Flamengo
Botafogo RJ
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 23/08/2020 10:57.

As informações e o palpite para Flamengo x Botafogo

O clássico envolvendo Flamengo e Botafogo foi o encontro escolhido para abrir a extensa programação de jogos deste domingo, 23 de agosto, pela quinta rodada do Brasileirão 2020. A previsão é de que a bola comece a rolar às 11h (horário de Brasília) no Maracanã, Rio de Janeiro.

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Flamengo

Atual campeão nacional e considerado o maior favorito ao título da versão 2020 da Série A do Campeonato Brasileiro, o Flamengo pisará no gramado estranhamento inserido na zona de rebaixamento do torneio. Com quatro pontos ganhos (uma vitória, um empate e duas derrotas), iniciou a jornada cinco na décima primeira posição na tabela de classificação.

A pontuação, todavia, era a mesma de todos os times desde a décima primeira colocação, ocupada pelo Corinthians. A definição foi feita de acordo com os critérios de desempate. Ainda que momentânea, é fruto do processo de transição que passa o clube, longe de seus dias de futebol avassalador.

Na quarta-feira, 19 de agosto, contra o Grêmio, no Maracanã, escapou por pouco de uma nova derrota. Os gaúchos tiveram em boa parte da partida momentos de melhor futebol. Marcaram com Pepe, aos 45 minutos da fase inicial, e se encolheram. Isso acabou facilitando a vida do rubro-negro, que chegou à igualdade aos 44 minutos da etapa derradeira em cobrança de pênalti convertida por Gabriel Barbosa.

O lateral direito João Lucas, escolhido para substituir Rafinha, que trocou o Flamengo pelo Olympiakos, da Grécia, sofreu uma lesão e não atuará contra o Botafogo. Renê, lateral-esquerdo, foi improvisado no posto contra o Grêmio. Se o técnico quiser um especialista no setor, a única opção no elenco é Matheuzinho.

Provável escalação do Flamengo

 

Flamengo na temporada atual


A forma atual do Botafogo

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Depois de conseguir dois empates fora de casa em suas primeiras partidas na Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo derrubou na quarta-feira, 19 de agosto, no Engenhão, o Atlético-MG, que até então ostentava aproveitamento de 100% no torneio. Marcou 2 a 1 fazendo mais com muito menos.

Enquanto o Galo teve 74% de posse de bola e criou 31 oportunidades de finalização, o time carioca teve que ser mais preciso nos momentos em que conseguia retomar a pelota. Foram dez chances de arremate. Acertou cinco. As bolas acabaram na rede aos 27 minutos do primeiro tempo após intervenção de Luiz Fernando e aos 43 fase final com Caio Alexandre. Só foi sofrer o gol nos acréscimos do segundo tempo.

Com um jogo a menos, uma vez que sua partida na jornada inaugural contra o Bahia foi adiada para 29 de setembro, ao alcançar cinco pontos (uma vitória e dois empates), subiu para oitava posição na tabela de classificação do Brasileirão 2020.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Flamengo x Botafogo:

Enquanto o técnico Domènec Torrent ainda tem dificuldade para conhecer seu elenco cheio de estrelas, Paulo Autori mostra domínio diante de um plante muito mais limitado. Isso faz com que o prognóstico na igualdade seja boa opção de palpite para o encontro deste domingo pela quinta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Flamengo x Botafogo:


Dicas de aposta